Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Inhotim, o paraíso das artes no Brasil

 

20/01/2010

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer esse complexo museológico e sua importância no cenário das artes brasileiro; 
  • Analisar os projetos culturais desenvolvidos pelo Instituto Inhotim;
  • Propor uma discussão sobre cidadania e um resgate cultural.
Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceitos básicos sobre cidadania.
Estratégias e recursos da aula

Objetivos específicos:

  • Apresentar o Instituto Inhotim como um exemplo a ser seguido;
  • Despertar interesse em ações sociais que envolvem artesanato.

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles pensam a cerca do artesanato e de seu papel na sociedade, para enriquecer a discussão, o professor pode interromper em determinado momento o debate e apresentar o recurso “Aprendendo com o artesanato” disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=3930  e depois retomar a discussão com os conceitos levantados no áudio. (A partir de 11 min. 20s.)

Aprendendo com o artesanato

Roteiro de discussão:

1 Eles conhecem algum tipo de artesanato similar aos exemplos do áudio.

2 Qual artesanato é produzido na região da escola

3 O que os alunos acham de realizar uma exposição com os artesanatos similar ao projeto indicado no áudio.

Instrumentalização:

Aula 01: Transformação social

Depois de apresentar o áudio e finalizar a discussão, peça para que os alunos interajam entre eles para formar uma idéia geral sobre o assunto, chegando a um consenso sobre de que maneira o artesanato pode mudar a vida de uma comunidade ou servir como porta de entrada no mercado de trabalho.

A partir dessa ideia central, peça para que cada aluno faça um pequeno texto que será publicado em um blog, para isso será utilizada a ferramenta Blogger do Google. Caso o aluno tenha dificuldade para criar o blog utilize o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

Aula 02: Inhotim

Retomando as discussões da aula anterior, agora o professor apresentará o Instituto Inhotim, usando como base o site do instituto: http://www.inhotim.org.br/p/v/199

Atenção professor! Prepare uma apresentação focando o projeto Educativo Inhotim, que visa aproximar o instituto com a prática social. Dê ênfase também para as exposições e os projetos de apoio à arte contemporânea que se desenvolve lá. Em Recursos Complementares indicamos a reportagem exibida no programa Ação em 12 de dezembro de 2009.

Com base nessas discussões, proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre o artesanato de sua região. O intuito é que seja feito um resgate cultural e que os alunos possam ter a experiência de produzir artesanato, entendendo que o artesanato é parte integrante da cultura local. O produto final da pesquisa será um artefato produzido pelos alunos, divididos em grupos de 5 a 6 alunos. As técnicas e materiais serão definidos pela demanda do projeto.

Atenção professor! Mesmo nos centros urbanos o resgate cultural do artesanato é uma maneira de manter a identidade dos povos responsáveis por essas manifestações. Portanto, esse resgate pode ser de culturas indígenas, culturas caiçaras, tropeiros, bandeirantes, etc. Os artefatos utilizados por esses povos são excelentes exemplos de materiais que podem ser estudados e recriados pela turma.

É possível que a parte de pesquisa e produção se estenda por duas ou três aulas, então o professor deve programar as datas conforme as demandas dos projetos de cada grupo.

Catarse

Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influê ncia do conteúdo na prática social, o que mudou no seu ponto de vista com relação ao artesanato e às antigas culturas locais.

Prática social final do conteúdo

Depois de terminadas a pesquisa e a produção dos artefatos, o professor deve organizar uma exposição. Seria interessante integrar as outras turmas que estiverem trabalhando o mesmo conteúdo e articular uma exposição no pátio ou nos corredores do colégio, se isso não for possível, o professor pode organizar a exposição na sala de aula, aberta a outras turmas (conforme a disponibilidade dessas turmas também).

Os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com a pesquisa e a produção do artesanato, bem como os conceitos apreendidos com os debates promovidos e suas experiências com a própria exposição: como cada um se sentiu vendo seu trabalho exposto para a comunidade escolar, como foi participar do resgate cultural da sua comunidade, etc.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aprendendo com o artesanato Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar:

  • Participação do aluno durante as discussões 
  • Participação e envolvimento com o grupo de trabalho na formulação do projeto e na pesquisa
  • Envolvimento com as atividades de criação no grupo
  • Responsabilidade com o trabalho 
  • Capricho, criatividade e inovação na criação do postal
  • Respeito às datas de entrega
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ana Maria, Forquilhão , Santa Catarina - dijo:
    infinitodaarte@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante, apresentar realidades possíveis para o aluno, desperta a curiosidade e a criatividade como um todo. São elementos do cotidiano que serão utilizados e o que ele vai se interessar em saber, no caso, a pesquisa paralela, seja em casa, na comunidade e demais meios.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.