20/01/2010
Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade |
O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles pensam a cerca do artesanato e de seu papel na sociedade, para enriquecer a discussão, o professor pode interromper em determinado momento o debate e apresentar o recurso “Aprendendo com o artesanato” disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=3930 e depois retomar a discussão com os conceitos levantados no áudio. (A partir de 11 min. 20s.)
Roteiro de discussão:
1 Eles conhecem algum tipo de artesanato similar aos exemplos do áudio.
2 Qual artesanato é produzido na região da escola
3 O que os alunos acham de realizar uma exposição com os artesanatos similar ao projeto indicado no áudio.
Depois de apresentar o áudio e finalizar a discussão, peça para que os alunos interajam entre eles para formar uma idéia geral sobre o assunto, chegando a um consenso sobre de que maneira o artesanato pode mudar a vida de uma comunidade ou servir como porta de entrada no mercado de trabalho.
A partir dessa ideia central, peça para que cada aluno faça um pequeno texto que será publicado em um blog, para isso será utilizada a ferramenta Blogger do Google. Caso o aluno tenha dificuldade para criar o blog utilize o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Retomando as discussões da aula anterior, agora o professor apresentará o Instituto Inhotim, usando como base o site do instituto: http://www.inhotim.org.br/p/v/199
Atenção professor! Prepare uma apresentação focando o projeto Educativo Inhotim, que visa aproximar o instituto com a prática social. Dê ênfase também para as exposições e os projetos de apoio à arte contemporânea que se desenvolve lá. Em Recursos Complementares indicamos a reportagem exibida no programa Ação em 12 de dezembro de 2009.
Com base nessas discussões, proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre o artesanato de sua região. O intuito é que seja feito um resgate cultural e que os alunos possam ter a experiência de produzir artesanato, entendendo que o artesanato é parte integrante da cultura local. O produto final da pesquisa será um artefato produzido pelos alunos, divididos em grupos de 5 a 6 alunos. As técnicas e materiais serão definidos pela demanda do projeto.
Atenção professor! Mesmo nos centros urbanos o resgate cultural do artesanato é uma maneira de manter a identidade dos povos responsáveis por essas manifestações. Portanto, esse resgate pode ser de culturas indígenas, culturas caiçaras, tropeiros, bandeirantes, etc. Os artefatos utilizados por esses povos são excelentes exemplos de materiais que podem ser estudados e recriados pela turma.
É possível que a parte de pesquisa e produção se estenda por duas ou três aulas, então o professor deve programar as datas conforme as demandas dos projetos de cada grupo.
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influê ncia do conteúdo na prática social, o que mudou no seu ponto de vista com relação ao artesanato e às antigas culturas locais.
Depois de terminadas a pesquisa e a produção dos artefatos, o professor deve organizar uma exposição. Seria interessante integrar as outras turmas que estiverem trabalhando o mesmo conteúdo e articular uma exposição no pátio ou nos corredores do colégio, se isso não for possível, o professor pode organizar a exposição na sala de aula, aberta a outras turmas (conforme a disponibilidade dessas turmas também).
Os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com a pesquisa e a produção do artesanato, bem como os conceitos apreendidos com os debates promovidos e suas experiências com a própria exposição: como cada um se sentiu vendo seu trabalho exposto para a comunidade escolar, como foi participar do resgate cultural da sua comunidade, etc.
Nome | Tipo |
---|---|
Aprendendo com o artesanato | Áudio |
O professor deverá avaliar:
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante, apresentar realidades possíveis para o aluno, desperta a curiosidade e a criatividade como um todo. São elementos do cotidiano que serão utilizados e o que ele vai se interessar em saber, no caso, a pesquisa paralela, seja em casa, na comunidade e demais meios.