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Eletroímã

 

19/01/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Como funciona um eletroímã; * Solenóide.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; (Duas) 02 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* Imã; * Força Magnética.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática;
• Desenvolvimento de um experimento.
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento.

Motivação
Neste momento o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado e perguntar se eles sabem como que os portões elétricos (residenciais ou prediais) são abertos apertando apenas um botão.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1459/imagens/untitled.jpg 

Figura 1 - Portão elétrico

Imagem disponível em: http://www.imoveisregionais.com.br/imoveis/328/fotos/Portão%20eletrônico.jpg. Acesso em: 14 jan. 2009

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que o funcionamento de um portão elétrico ficará mais claro após a realização da experiência que será realizada nestas aulas.


ATIVIDADE 1:

Após as discussões apontadas acima, e estando os alunos organizados em duplas ou trios, o professor deverá apresentar o Recurso (que traz um experimento ) aos alunos.
 

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1459/imagens/eletroima.JPG

Figura 2 – Representação do experimento: um prego enrolado por um fio conduzindo corrente produz um campo magnético que interfere numa bússola

 

A idéia deste experimento é enrolar um pedaço de fio condutor em um prego e ligar uma pilha para que passe corrente pelo fio. Nesta configuração geométrica do fio condutor (Fig. 2), a corrente elétrica gera um campo magnético no sentido perpendicular a uma seção reta do prego, fazendo com que apareçam polaridades norte e sul definidos - ficando a ponta do prego com uma polaridade e a cabeça do prego com outra, como se fosse um ímã natural.

 Para a realização deste experimento serão necessários os  materiais apresentados na Tabela 1 abaixo.


Tabela 1 – Lista de Materiais

Item
Observações
Um pedaço de fio condutor Aproximadamente 10 cm de fio elétrico comum. Pode ser encontrado em casa de materiais elétricos ou eletrônicos ou então retirados de enrolamentos elétricos de aparelhos elétricos ou eletrônicos fora de uso.
Pilha 1 pilha comum de 1,5 Volts será suficiente.
Prego de aço Do tamanho e expessura suficientes para enrolar 10 cm de fio.
Bússola Verifique o funcionamento da bússola antes de usá-la.
Material de teste Moedas, clipes de papel, pregos pequenos etc.
Porta pilhas e fios de Conexão (jacaré) Estes equipamentos são opcionais. O funcionamento do experimento não será prejudicado na falta destes.

 

No processo de montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:

  • Coloquem a bússola sobre uma mesa plana e longe da influência de campos magnéticos que não o terrestre, como por exemplo, altofalantes.
  • Agora para fazerem o solenóide, vocês deverão enrolar o fio condutor no prego (Fig. 3) ou em qualquer outro objeto maciçamente feito de aço, como por exemplo, um arame. É necessário deixar livre as pontas do fio condutor, com medidas de aproximadamente 2 cm de comprimento com as extremidades descascadas, para a conexão com a pilha.
  • Liguem os pólos do eletroímã à pilha. Aproximem o eletroímã da lateral da bússola e façam movimentos circulares em torno dela para observarem o movimento da agulha.
  • Aproximem o eletroímã de pequenos objetos metálicos com pesos e tamanhos diferentes para observarem a intensidade da força de atração.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1459/imagens/electromagnet-nail.jpg

Figura 3 - Solenóide feito com um prego, fio e pilha.

Imagem disponível em: static.hsw.com.br/gif/electromagnet-nail.gif. Acesso em: 14 jan. 2009

 

É importante que o professor caminhe pela sala e que ajude os alunos sempre que necessário, os incentivando a ajudarem uns aos outros.

Assim que os alunos concluirem a montagem do experimento, sugerimos ao professor a realização das seguintes atividades com os alunos:

1) Para detectarmos se o campo magnético foi criado, podemos utilizar uma bússola como aparelho de teste. Portanto, se o campo magnético for criado, ao se aproximar o prego da bússola, sua agulha defletirá de sua posição de repouso. Para se verificar a polaridade deste campo magnético, basta que se façam testes de repulsão e atração. Pode-se então verificar que cada lado do eletroímã tem uma polaridade distinta, ou seja, um lado será o norte e o outro lado o sul. Poderemos ver que é possível criarmos um ímã com as mesmas características de um ímã natural, fazendo uso da eletricidade.

2) Outro teste que poderá ser feito é o da intensidade do campo. Como visto na atividade anterior, a intensidade do campo magnético aumenta quando um núcleo ferromagnético é colocado dentro do solenóide, devido ao alinhamento de seus dipolos. Para testar a intensidade do campo magnético, primeiro iremos aproximar o eletroímã da bússola e de pequenos objetos metálicos, como clipes de papel, moedas, pregos pequenos etc. Depois retiraremos o núcleo ferromagnético (prego) sem desenrolar o fio que está sobre ele, mantendo-se o formato de solenóide. Aproximamos novamente o solenóide da bússola e dos objetos metálicos a fim e comparar a intensidade do campo magnético. Será fácil notar que a intensidade do campo magnético do solenóide com o núcleo de ferro (eletroímã) é mais forte do que o campo magnético do solenóide sem o núcleo. O eletroímã consegue por vezes levantar objetos que o solenóide não consegue, e também consegue interferir com a agulha da bússola de uma distância maior do que a do solenóide.


Ao término destas atividades, retome a pergunta inicial da aula (a dos portões elétricos) e favoreça que eles cheguem a conclusão de que: esses portões abrem devido há um eletroímã colocado dentro da trava de fechamento do portão; quando é apertado o botão para abri-lo, é liberada uma corrente que passa pelo eletroímã, o qual cria um campo magnético que atrai a trava e abre o portão.

CURIOSIDADES:
O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “Quando o imã é aquecido ou resfriado aumenta ou diminui sua capacidade magnética para atrair metais. E quais metais ele atrai?”

É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta e favoreça a compreenção dos alunos a idéia de que os materiais atraídos pelos ímãs são classificados como ferromagnéticos. Notadamente, têm essa característica o Ferro, o Níquel, o Cobalto e alguns de seus compostos. Para um ímã manter suas propriedades magnéticas, ele precisa que seus ímãs elementares (átomos ou moléculas) possuam uma organização suficiente para que o campo de cada ímã elementar se some ao do seu vizinho e assim sucessivamente e tenhamos um campo magnético resultante apreciável. Quando aquecemos demais o material ele perde suas propriedades magnéticas, devido ao grande aumento de agitação molecular causado pelo aquecimento, o que desarranja e muda seu estado de organização dos ímãs elementares. O resfriamento tende a diminuir a energia térmica das partículas e por isso favorecer relativamente à organização do campo magnético resultante do ímã, representado na figura 4.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1459/imagens/ima2.jpg

Figura 4 – Imã e seu campo magnético
Imagem disponível em: http://www.iped.com.br/sie/uploads/8353.jpg. Acesso em: 14 jan. 2009
 

 

Recursos complementares

Teoria e experimentos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1102
http://educacao.uol.com.br/fisica/forca-magnetica-carga-em-movimento.jhtm

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Eletroimã Experimento prático
Avaliação
Avalie a participação e envolvimento dos alunos nas discussões e exploração do recurso.
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