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Plantas Medicinais

 

19/01/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as propriedades medicinais das plantas. Distinguir remédios alopáticos de fitoterápicos. Reconhecer a importância de não se automedicar.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

 


As plantas tão importantes para o planeta podem ser uma grande ajuda contra doenças que afetam os seres humanos. Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma planta que é utilizada como remédio.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1461/imagens/contextualizando.png
Peça aos alunos que pesquisem com os pais, avós, tios e vizinhos mais velhos, quais plantas conhecem que são usadas como medicamentos. Por qual nome é conhecida? Como fazer para reconhecê-la na natureza? Qual parte é utilizada? Esta pesquisa é interessante, pois vai trazer à tona o conhecimento do senso comum, que especialmente no caso das plantas medicinais é muito importante.
O conhecimento das propriedades medicinais dos vegetais acompanha a história da humanidade. Nos tempos antigos os conhecedores destas propriedades eram chamados de curandeiros, benzedores e xamãs. Hoje são conhecidos como cientistas, farmacêuticos e botânicos. Muitas plantas hoje estudadas por farmácias do mundo todo tiveram suas propriedades medicinais descobertas pelos índios e caboclos das mais variadas regiões do Brasil.
Como atividade, sugerimos a leitura pelos alunos do artigo “Aspectos históricos sobre plantas medicinais, seus constituintes activos e fitoterapia”, disponível no endereço a seguir: http://www.esalq.usp.br/siesalq/pm/aspectos_historicos.pdf. Para isto o professor, poderá imprimir previamente cópias do artigo para pequenos grupos de alunos, ou levá-los para o laboratório de informática para lerem diretamente no computador.
O produto da leitura poderá ser um resumo, ou se o professor preferir poderá instruir os alunos a teatralizarem um trecho do histórico das plantas medicinais.

AULA 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1461/imagens/nolaboratorio.gif
Com o resultado das pesquisas feitas pelos alunos junto à comunidade, leve-os ao laboratório e peça que eles pesquisem mais sobre as plantas levantadas junto aos seus pais e vizinhos. Agora deverão pesquisar pelo nome comum, buscando informações como nome científico, família botânica, onde ocorre, quais as condições climáticas que a planta necessita, maiores informações sobre seu uso terapêutico e curiosidades. Imagens também são importantes de serem pesquisadas.
Toda a pesquisa realizada poderá ser transferida para uma Wiki, formando um compêndio das plantas medicinais de sua região.
WIKI
A ferramenta wiki pode abrir possibilidades interessantes de ensino e aprendizagem. A wiki nada mais é que um espaço público onde é possível editar, escrever e salvar. Na prática, as ferramentas online criam páginas, que funcionam como avançados editores de textos na web, onde as pessoas podem alterar ou adicionar mais informações sobre aquele tema. Elas podem ser acessadas de qualquer computador conectado à internet compartilhadas, editadas e salvas.
Veja aqui algumas dicas de ferramentas para criar sua wiki:
PBWiki www.pbwiki.com
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1461/imagens/pbwiki.jpg

Com interface simples e leve, o PBWiki é uma das melhores e mais populares opções para wikis pessoais pela facilidade em criar, editar e linkar novas páginas.
Na página inicial, clique no botão “Create a wiki”. Abrirá uma nova página, onde pedirá que você entre com seus dados se já for cadastrado, ou que faça seu cadastro, caso seja a primeira vez que entra na wiki. Também pede que nomeie a wiki a ser criada e escolha entre as opções individual, educação e negócios.
Após a criação da wiki, abre-se uma nova página. Nela é possível configurar se a wiki será visualizada e editada por qualquer pessoa, ou apenas pelas pessoas convidadas por você.
Assim que você define estas possibilidades já é possível escrever em sua nova página wiki. A página que se abre possibilita escrever um comentário inicial, e no canto direito há botões que o remetem para o editor de texto da wiki. Escreva seu texto, salve e publique a wiki. Pronto! Agora é só convidar as pessoas que você deseja que compartilhe, adicione informações e alterações para sua wiki.

Se o professor desejar trabalhar com webquest, sugerimos a seguir o endereço onde está disponível a webquest entitulada Plantas Medicinais. http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2006-1/1-7/index.htm . Mas se for do interesse aplicar uma webquest que exija mais conhecimentos e pesquisa da parte dos alunos, sugerimos a utilização desta proposta:
http://wqplmedici.vilabol.uol.com.br/ 

O portal do Professor oferece algumas imagens de plantas medicinais, como o Urucum:  

Abutilon  e a Carambola:  Flor de carambola


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1461/imagens/curiosidades.png

Muitas plantas são conhecidas popularmente por suas propriedades alimentícias, como é o caso da carambola. Mas muitos desconhecem suas propriedades medicinais. No caso, a carambola é usada como diurético, combate febres e ameniza o diabetes. Ela é uma fruta apreciada no território nacional, porém, ela não é nativa do Brasil, e sim da Índia (Ásia tropical).


LEMBRETE: POR QUE NÃO FAZER UMA HORTA MEDICINAL NA ESCOLA?
Professor, um dos objetivos da aula é combater a automedicação.
Lembre os alunos que os remédios comprados na farmácia têm muitas vezes seu princípio ativo retirado das plantas. Mas enfatize, assim como não devemos tomar remédios alopáticos sem prescrição médica, também não devemos nos automedicar com plantas medicinais. Isto porque nem sempre diagnosticamos os sintomas que sentimos ou que outra pessoa diz sentir de maneira apropriada – os médicos passaram cinco anos estudando para fazer adequadamente isto – e também, não conhecemos a quantidade ideal da planta para determinada enfermidade.
Além disso, ao ingerir plantas medicinais por conta própria, corremos riscos, pois não sabemos se nosso organismo reagirá conforme pesquisado. Pode ser até que haja uma reação alérgica.
Portanto, não é conveniente incentivar o cultivo de uma horta medicinal na escola, a não ser que a escola disponha de um profissional para a prescrição de remédios a partir de plantas.
 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Abutilon Imagem
Flor de carambola Imagem
Avaliação
A avaliação se dará sobre a produção dos alunos na confecção da Wiki.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/8 - 37,5%
  • Quatro estrelas 5/8 - 62,5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

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Opiniones

  • anne, sem instintuição , Bahia - dijo:
    anneideias12@hotmail.com

    19/10/2012

    Quatro estrelas

    eu gostei muito,é interessante o modo em que as plantas medicinais agem no nosso corpo e como podemos aprender sobre elas.


  • TANIA MARIA CAVALCANTE MAIA, PARANA ESTADO EFM , Ceará - dijo:
    taniacavalcantemaia@hotmail.com

    09/11/2010

    Quatro estrelas

    Achamos a aula muito interessante possibilitando a interação e socialização entre os saberes do professor e dos alunos. O aluno também tem a oportunidade de ampliiar seus conhecimentos através da pesquisa na web.


  • Ana Paula dde Araujo Rocha, Escola Estadual de Educação Profissional , Ceará - dijo:
    paula.roch@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula.É um tema bastante interessante e que concerrteza vai atrair a atenção dos educandos.


  • MARIA UMBELINA SANTOS DE SOUZA CABRAL, EB MUN PROFª DALCY AVILA DE SOUZA , Santa Catarina - dijo:
    umbelina@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula e vou procurar adaptar para ser implantado em nossa escola. Beijo umbelina


  • Joselma Rodrigues Brito, Cef.02 de Ceilândia , Distrito Federal - dijo:
    josybino@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão da professora Andrea, talvez para minha aula eu faça algumas adaptações para a realidade dos meus alunos. Mas ao que se refere a aula de ciências e o uso do laboratório de informática, certamente tornará a aula mais agradável e produtiva.


  • Maria Rita, ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ RODRIGUES DA SILVA , Tocantins - dijo:
    mrbplegal@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom o plano de aula, é claro que deve ser adaptado para o nosso alunado mais está muito bom mesmo. Discordo um pouco sobre a utilização das plantas medicinais, penso que devemos sim incentivar o seu uso lembrando sempre dos riscos que são oferecidos. Afinal nossos avós e antepassados já utilizavam, e esta herança é passada naturalmente para os filhos, independente da escola.


  • Lenark Vieira Dantas, Escola Municipal Dr Jarques Lúcio da Silva , Paraíba - dijo:
    lenarkbiologo@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua aula. Com certeza aplicarei nas minhas turmas, pois a natureza proporciona ao homem uma infinidade de plantas com valores medicinais. E a flora brasileira é uma rica fonte de ervas que podem auxiliar no tratamento e prevenção de vários males. Se nossos ancestrais contavam apenas com o conhecimento e experiência , nós, hoje, dispomos de pesquisas científicas que comprovam as propriedades medicinais de várias plantas, atestando, em alguns casos, sua eficiência.


  • Sergio roberto de Souza Buco, SANTA CLARA C E E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    srsbucco@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito dez esta proposta de vocês. Agora mesmo inscrevi-me no Portal Dia a Dia Educação com uma sobre Plantas Medicinais na Escola, chamada "Herbário vivo". Olha, gostei muito e avaliso o que vocês escreveram, pois sou adepto da fitoterapia e já trabalho com meus educandos na CFR de Candói/PR sobre o tema. Obrigado!


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