Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Torre de Hanói – estratégia e aprendizagem

 

07/12/2009

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patrícia Carvalho Pacheco.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão desenvolver a coordenação motora, estabelecer uma relação entre ordem crescente e decrescente, entre maior e menor. De uma maneira lúdica as crianças poderão criar diferentes estratégias para resolver o jogo proposto ampliando o seu raciocínio lógico matemático.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as alguns conceitos básicos como: maior e menor, direita e esquerda, bem como formas geométricas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos

Torre de Hanói 1

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Hanoi

Laboratório de Informática:
Para esta aula, sugerimos que você professor/a faça uma roda de conversa com a turma e consulte-a sobre quem já conhece o jogo Torre de Hanói. Problematize o nome do jogo descobrindo o que imaginam sobre o mesmo e como pode ser jogado. Com a turma organizada em duplas solicite que consultem a internet e descubram a origem do jogo. Sugerimos para consulta o sítio abaixo:

Torre de Hanói1

http://www.jogos.antigos.nom.br/hanoi.asp


 Professor/a após a consulta da turma sobre a origem do jogo Torre de Hanói, converse com a mesma sobre as descobertas feitas. Solicite para a próxima aula, que cada aluno/a leve para a escola tampas com tamanhos diferentes, de embalagens como: maionese, chocolate em pó, refrigerante, dentre outras.

Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos


Nesta aula, sugerimos que você professor/a já tenha organizado placas de madeira ou outro material resistente, em quantidade suficiente ao número de alunos/as. Faça três furos em cada placa e encaixe lápis de escrever sem estar apontado para servir de pinos, sendo três pinos para cada placa. De posse das tampinhas dos/as alunos/as faça furos no centro de cada uma, de forma que possam passar pelo lápis encaixado na placa. Assim, organize o jogo Torre de Hanói com três pinos inicialmente.
Veja a ilustração abaixo:

Torre de Hanói 2.1

Fonte: Jogo Torre de Hanói. Atividade realizada em 2007 com alunos/as do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Luciana Soares Muniz. Acervo da autora.


Professor/a com o jogo confeccionado, possibilite um momento para que cada aluno/a explore e descubra como jogar. Observe as estratégias utilizadas por cada criança para depois explorar no coletivo.

Torre de Hanói 3.1

Fonte: Jogo Torre de Hanói. Atividade realizada em 2007 com alunos/as do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Luciana Soares Muniz. Acervo da autora.

Após este momento, faça uma grande roda e converse com a turma sobre as descobertas feitas. Aproveite para explicar para a turma as regras do jogo. O desafio é passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como referência para iniciar, de maneira que um disco nunca fique sobre outro disco menor, em nenhuma situação. A quantidade mínima de discos é três. Possibilite, depois da conversa, mais um momento para que todos/as joguem, para experimentar as regras.

Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos


Para esta aula, você professor/a poderá criar um momento para que cada criança registre a forma como pensou para jogar. Propomos para esta atividade, um registro escrito com auxílio de desenho. Veja como um/a aluno/a fez o registro do jogo:

Escrita Torre de Hanói

Font e: Registro do jogo Torre de Hanói. Atividade realizada em 2007 por uma aluna do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Luciana Soares Muniz. Acervo da autora.


Professor/a com os registros feitos, faça um varal na sala de aula, para que todos/as possam ler e conhecer as estratégias utilizadas pelos /as colegas.


Aula 4 – Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a leve sua turma para o Laboratório de Informática e organize-os/as em duplas. Explique para a turma que irão jogar o jogo Torre de Hanói a partir de um Software. Neste jogo, as crianças terão oportunidade de incluir novos pinos e de jogar com um número maior que três pinos, aumentando assim, o nível de dificuldade. Para isso, acesse o sítio abaixo:

Torre de Hanói 5.1

Fonte: http://www.somatematica.com.br/jogos/hanoi/


Professor/a depois que a turma explorou o jogo, faça um momento de produção coletiva das regras do jogo em um cartaz, com o objetivo de fixá-lo nos corredores da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso às informações do jogo. Aproveite o momento para confeccionar um cartaz com a história jogo, contando suas curiosidades e fixe-o junto com o cartaz das regras. As crianças poderão fazer ilustrações do jogo, de acordo com seu entendimento do mesmo.

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno/a. Assim, professor/a, você terá maior subsídio para perceber as dificuldades e até as facilidades encontradas pela turma no decorrer do trabalho e propor novas situações ou mesmo, reestruturar o trabalho.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • CAETANA ALVES DA SILVA , Esc.Est.Balbina Mestrinho , Amazonas - dijo:
    caetanaalves@hotmail.com

    06/07/2011

    Cinco estrelas

    Esta idéia da torre de hanói é muito boa eu já fiz na escola onde trabalho, como eu trabalhava com matemática e artes ficou facil, nas aulas de artes, os proprios alunos construiram,pedimos pedaços de madeira em uma serraria,descobrimos um ra-paz que colocava som em carro, ele furava os bu-racos circulares na madeira e jogava os circulos, falamos com ele, ele nos deu os circulos, fizemos várias torres, foi maravilhoso, inesquecível, todos os alunos gostaram,os jogos ficaram disponíveis na esco


  • Núbia Silvia Guimaraes Paiva, Universidade Federal de Uberlândia , Minas Gerais - dijo:
    nubiasgp@hotmail.com

    13/08/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Lú, é muito bom ver esse trabalho sendo compartilhado pelo Brasil afora!!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.