19/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
AULA 1
s meios de comunicação divulgam dados que indicam o aumento do desmatamento no território nacional. Esta prática iniciou com a chegada dos portugueses no Brasil. Desde então, este ato foi uma constante. Depois da Mata Atlântica, foi a vez da Floresta Amazônica sofrer as conseqüências da derrubada ilegal de árvores. Professor inicie sua aula posicionando historicamente a questão do desmatamento. Questione seus alunos sobre as razões de tal prática acontecer desde o passado até o momento presente. Que setores da sociedade se beneficiam com o desmatamento? Quais as consequências desta prática para o ambiente e sociedade?
O Portal do Professor disponibiliza o vídeo Motosserra, no endereço abaixo:
Motoserra
Este recurso mostra a situação de Maringá, uma cidade bastante arborizada, mas neste vídeo, o enfoque é dado nas árvores cortadas por motosserras. Os vídeos abaixo também são sugestões para ilustrar esta aula.
http://www.youtube.com/watch?v=lOEXCinWgFE , http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/desmatamento-zero/videos e
http://www.truveo.com/SAME-MISTAKE-AMAZ%C3%94NIA/id/3336337269
A ação contrária ao desmatamento é o reflorestamento. Muitas vezes o reflorestamento é feito com poucas espécies e nem sempre são nativas do local. Instrua os alunos a pesquisarem sobre os dados de desmatamento no Brasil e de como é feito o reflorestamento. As questões a seguir podem nortear a pesquisa:
- Por que a ação de reflorestamento é importante?
- Qual a maneira mais adequada de se fazer o reflorestamento?
- Por que plantar espécies introduzidas não é tão bom para o meio ambiente?
Um recurso interessante é a animação "Estoque de Árvores", disponível no Portal do Professor abaixo:
O sítio Escola BR traz uma webquest muito interessante para trabalhar com os alunos o tema do reflorestamento. Ela pode ser encontrada no endereço: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=1934&id_pagina=1
AULA 2
Peça aos alunos para pesquisar e refletirem no maior número de atitudes e posturas que podemos tomar para diminuir o desmatamento.
Estas atitudes embasadas pela pesquisa anteriormente pedida poderão ser apresentadas de diversas maneiras (por slides, em um panfleto, por teatralização em pequenos esquetes, entre outros). Aqui sugerimos que o professor encaminhe aos alunos a confecção de uma imagem estilo cartoon ou a construção de uma história em quadrinhos, que tem como objetivo passar a mensagem de combate ao desmatamento.
Abaixo um exemplo.
Sem teto versão Floresta Atlântica.
Imagem: Andrea Castagini
AULA 3
Quantas árvores são necessárias para fazer um livro?
Muitas vezes não nos damos conta que desperdiçamos papel. Esquecemos que a proporção de papel jogado fora é diretamente proporcional ao número de árvores derrubadas. É importante esclarecer aos alunos quanto ao uso correto dos papéis e sua relação com a preservação das florestas.
Uma das maneiras de evitar o desperdício de papel e o corte de árvores é a reciclagem. Além de reduzir o desmatamento, a reciclagem poupa energia elétrica, reduz o consumo de água e a poluição dos rios.
Para fabricar 50 quilos de papel, uma árvore é cortada.
No Brasil, a média de consumo de papel por pessoa é de 51 kg por ano. Ou seja, em média somos responsáveis pelo corte de uma árvore por ano.
Vamos calcular quantas árvores são necessárias para manter os livros e cadernos da turma toda?
Para esta atividade é necessário o uso de uma balança. Primeiro deve-se medir o peso de todos os livros e cadernos de todos os colegas na sala de aula. E agora, quantas árvores foram necessárias para formar todo o material pesado? E quantas árvores seriam necessárias para manter todas as turmas de sua escola?
Pegando a média de consumo por pessoa no Brasil, calcule quantas árvores precisam ser derrubadas para manter o consumo de papel em sua cidade.
Você sabia: a reciclagem além dos benefícios já mencionados gera empregos e renda.
Uma medida interessante é a reciclagem do papel. A imagem abaixo mostra os componentes envolvidos nesta atividade e como pode reduzir os danos ao ambiente.
http://www.clicarvore.com.br/site/index.php Clique árvore. Faça sua parte, e clique!
Nome | Tipo |
---|---|
Estoque de árvores | Animação/simulação |
Motoserra | Vídeo |
Quatro estrelas 13 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/08/2012
Quatro estrelasotimo eu adore muito
18/05/2012
Cinco estrelasotimo me ajudo muinto
22/09/2010
Cinco estrelasSua aula está otima! Parabéns
28/05/2010
Cinco estrelasEssa aula foi de grande ajuda, uma novidade... Parabéns
19/05/2010
Cinco estrelasgostei muinto das aulas isso me ajudou muinto no meu trabalho.
08/04/2010
Cinco estrelasUma aula diferencianda, usou muitos recursos e contou com a participação ativa dos alunos. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela elaboração!
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela sua aula.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessora Andrea, achei suas aulas super interessantes e criativas! Vou espelhar-me nelas para incrementar as minhas, pode ser? Parabens, obrigada por sua contribuiçao!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da iniciativa. O mundo está precisando de pessoas assim que estimulem a conscientização em relação ao nosso meio ambiente, afinal somos os principais responsáveis por proteger nosso planeta, e trabalhar essa questão desde cedo com nossos alunos, utilizando os recursos tecnológicos como ferramentas auxiliadoras do processo de aprendizagem é fundamental.Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelaseu achei muito bom
24/03/2010
Cinco estrelasmuito educativo
24/03/2010
Cinco estrelasA aula abordou muito bem este tema, que se faz presente em nosso meio e que é pouco discutido nas salas de aula, excelente para minha futura formação como professor.