30/09/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Kátia Zanvettor Ferreira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Com estas aulas os alunos poderão aprender o porquê a maioria dos nomes das ruas é de pessoas ou datas. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos históricos e geográficos sobre Brasil, por meio de:
- Leitura, interpretação e produção de textos;
- Pesquisa em diferentes fontes;
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
Motivação:
Antes do desenvolvimento das aulas:
Um dia antes do desenvolvimento destas aulas o professor deverá pedir que os alunos levem à escola o nome completo da rua ou avenida que moram, anotado no caderno e que reflitam sobre a importância que há para que cada rua tenha um nome.
No dia do desenvolvimento das aulas: No dia destas aulas o professor deverá se dirigir com os alunos ao Laboratório de Informática ou à Sala de Vídeo da escola para assistirem a um vídeo (Fig. 1).
Figura 1 – Imagem do vídeo
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=2KjxXpn3l98
O vídeo “Os nomes das ruas” tem a duração de três minutos e vinte e nove segundos. Em seguida, outras atividades poderão ser desenvolvidas para dar andamento ao tema propostos para estas aulas.
Atividade 1
Neste momento, o professor deverá pedir que cada aluno vá até à lousa e escreva o nome da rua (Fig. 2) que moram e que digam o que pensaram acerca do questionamento feito sobre a importância de que cada rua tenha um nome!
Feito isso, o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem o que significa o nome da rua em que mora. Depois de dar um tempo para que cada aluno fale o que sabe, os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos (de quatro a cinco integrantes) para juntos, realizar uma pesquisa sobre o significado do nome da rua.
Os grupos deverão pesquisar os nomes das ruas de cada um de seus integrantes, por exemplo, se no grupo há quatro alunos, o nome da rua que cada um mora deverá ser pesquisado!
Figura 2 – Imagem de uma placa de rua
Disponível em: http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2008/07/augusta.jpg
Acesso em: 30. Set. 2010.
É importante que o professor ofereça aos alunos diferentes fontes como livros, atlas, mapas, e acesso a internet para que os alunos possam efetuar as pesquisas sobre o significado das ruas. Para as pesquisas na internet, sugerimos que o site de busca “Google”, cujo link encontra-se abaixo seja utilizado.
Link do site de busca Google: http://www.google.com.br/
Após a realização das pesquisas, cada grupo deverá elaborar um pequeno texto sobre as informações pesquisadas, ou seja, sobre o significado do nome das ruas pesquisadas. Se o nome da rua for o nome de uma pessoa, por exemplo, o grupo deverá trazer a informação de quem foi esta pessoa, qual sua importância para o Brasil ou para a cidade local, entre outras informações consideradas necessárias, se for uma data, por exemplo, o grupo deverá pesquisar o que é comemorado nesta data e etc. Depois do término das pesquisas, e da construção do texto cada grupo deverá socializar com o professor e com os demais grupos o resultado de suas pesquisas, bem como o texto elaborado sobre os nomes de cada uma das ruas pesquisadas.
Atividade 2
Com o objetivo de finalizar o tema estudado nestas aulas, sugerimos que os alunos acessem o site abaixo para ler uma reportagem (Fig. 3) muito interessante sobre o tema dos nomes de ruas.
http://www.itaim.com.br/guiomar/g20000908.htm
Figura 3 – Imagem da reportagem do site acima
Os alunos poderão estar em grupos (os formados anteriormente), e após a leitura, poderão discutir o que viram na reportagem.
Sugerimos que os alunos contem para seus familiares e vizinhos o significado do nome da rua que moram, para que o tema estudado seja divulgado, valorizando assim suas pesquisas e o aspecto histórico e social que existe por trás disso...
Sugerimos que o professor acesse com os alunos o site abaixo para que possam confeccionar placas com os nomes das ruas que moram ou mesmo com seus nomes!
Observação: O professor poderá utilizar este site para elaborar o cartaz com o nome da rua da escola (sugestão apresentada na Motivação desta aula).
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sempre focalizando na avaliação as seguintes competências:
- Leitura, interpretação e produção de textos;
- Pesquisa em diferentes fontes;
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/08/2012
Cinco estrelasAmei, hoje não vejo mais sendo usado esse tipo de aula.Professores acham que é desperdicio de tempo. Adorei.