01/12/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Kátia Zanvettor Ferreira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre os aspectos históricos do Natal, em especial, como ele surgiu e como é comemorado em alguns países. Em termos cognitivos serão trabalhadas as seguintes competências:
- Conhecimentos históricos;
- Leitura e Interpretação de textos;
- Língua escrita (elaboração de uma redação);
- Linguagem Oral;
- Pesquisa em diferentes fontes;
- Organização de trabalhos em grupos.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Para iniciar as discussões acerca do tema destas aulas, o professor deverá mostrar aos alunos as imagens a seguir (Figs.1 e 2) e perguntar o que eles sabem sobre estas e o que significam.
Figura 1 – Imagem de uma árvore de Natal
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/natal/imagens/natal-31.gif Acesso em: 29. Nov. 2009.
Figura 2 – Imagem de um Papai Noel
Disponível em: http://supimpantementelokas.zip.net/images/papai_noel.jpg Acesso em: 29. Nov. 2009.
Após ouvir os conhecimentos que os alunos têm sobre estas duas figuras, sobre o que elas representam para eles, o professor deverá fazer uma pergunta, com o objetivo de deixá-los instigados em saber a resposta, a qual segue abaixo:
“Vocês sabem como surgiu a comemoração do Natal? Será que em todos os lugares do mundo o Natal é comemorado da mesma forma que comemoramos aqui no Brasil?”
O professor ouvirá as respostas dos alunos, e dirá a eles que após o desenvolvimento das próximas atividades responderão esta mesma pergunta embasados nos resultados de pesquisas que farão.
Em seguida, os alunos deverão se dirigir ao Laboratório de Informática para efetuar pesquisas em diferentes fontes, inclusive Internet, para então responder as questões feitas pelo professor.
Atividade 1
Sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos, duplas ou trios, para efetuar as pesquisas sobre o tema Natal.
O professor deverá, além de indicar alguns sites para pesquisa, entregar aos alunos outras fontes de consulta e pesquisa, tais como: jornais, revistas, livros, folhetos entre outros materiais que abordar o assunto do Natal.
Os temas para a pesquisa são:
- Como surgiu o natal?
- Como é a comemoração do Natal em diferentes países?
Segue abaixo, alguns links de sites sugeridos para o desenvolvimento das pesquisas (Fig. 3):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal#Hist.C3.B3ria
http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Natal/natal.htm
http://www.mundosites.net/datascomemorativas/arvoredenatal.htm
http://www.friweb.com.br/noticias/noticia1535-s%C3%ADmbolos+do+natal.html
Figura 3 – Imagem do site “Arte Educação”
Após o desenvolvimento das pesquisas, e debatê-las com o professor e os demais alunos, as perguntas feitas no início destas aula deverão ser retomadas e discutidas com os alunos. Além disso, os alunos deverão, ainda em grupos elaborar uma reportagem sobre o "Natal no mundo". Esta reportagem poderá ser filmada e em outra oportunidade transmitida aos demais alunos da escola. Cada grupo, poderá ficar responsável por falar de um país, como é feita a comemoração do Natal, como é a frase "Feliz Natal" na língua falada pelo país que fica ram responsáveis, entre outras informações que considerarem relevantes.
Atividade 2
Com o objetivo de finalizar estas aulas, cada aluno deverá escrever, individualmente, uma redação sobre o Natal. Esta redação poderá ser no estilo “Carta” e deverá conter informações sobre os assuntos pesquisados.
Sugerimos que a proposta da redação seja a de que cada aluno escreverá uma carta para um amigo ou parente em que contam tudo o que aprenderam, na escola, sobre o Natal em diferentes lugares do mundo, em especial sobre a história do Natal.
A competência da escrita de redação, é extremamente importante e deve ser trabalhada com os alunos desde as primeiras séries do Ensino Fundamental Inicial!
Os links abaixo se referem a livros de Literatura Infantil que abordam o tema do Natal:
http://educacaoliteraturaecultura.blogspot.com/2009/11/livro-infantil-o-menino-natal-e-o-pai.html
http://www.contos.poesias.nom.br/umnatalsemtelevisao/umnatalsemtelevisao.htm
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado do Natal em diferentes partes do mundo. O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
Conhecimentos históricos;
- Leitura e Interpretação de textos;
- Língua escrita (elaboração de uma redação);
- Linguagem Oral (apresentação das pesqquisas);
- Pesquisa em diferentes fontes;
- Organização de trabalhos em grupos.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/12/2013
Cinco estrelasEssa aula é muito interessante, me ajudou bastante, deu idéias novas, etc.
03/11/2011
Cinco estrelasParabéns prof.Lívia Bardy. A aula é ilustrativa,instrutiva e motivadora. Mil Bjs