Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ai que dor de cabeça!

 

20/01/2009

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Revisar a composição de compostos inorgânicos e a nomenclatura química, oportunizar conhecimentos para que haja o uso correto dos medicamentos. Compreender a simbologia e nomenclatura utilizada nas bulas de medicamentos.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos para debate; 1 aula de 50 minutos no laboratório de informática; 1 aula de 50 minutos para apresentação das atividades.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Compostos inorgânicos sobretudo saber identificar ácidos, sais, bases e óxidos.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1470/imagens/contextualizando.gif

Inicie esta aula perguntando que remédio tomar para combater a dor de cabeça. Provoque um debate sobre o tema. Discorra que são inúmeras as causas deste sintoma dentre elas destacam-se: a má alimentação, stress, insônia, excesso de álcool, dívidas, etc.
No dia a dia manuseamos diferentes tipos de medicamentos que podem conter sal, óxido, ácido ou base os quais podem ser classificados como compostos inorgânicos. Todavia, nem sempre conseguimos identificá-los devido à complexidade de suas fórmulas.
Assim, apresente algumas fórmulas para que possam entender a simbologia presente na química.
 

Aspirina Ácido acetilsalicílico Paracetamol

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1470/imagens/atividade1.jpg

Encaminhe os estudantes para que acessem a animação A química nos remédios onde um homem que está com dor de cabeça compra um remédio e começa a ver vários nomes estranhos. Lembra-se da época em que estava na escola e havia aprendido aqueles nomes. Então, resolve rever o assunto. 
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1470/imagens/aquimica.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1470/imagens/atividade1.jpg

Peça aos estudantes que:
• Se organizem em equipes de três para desenvolver a atividade abaixo;
• Tragam embalagens de remédios para dor de cabeça e analisem a composição química.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1470/imagens/atividade1.jpg 

Solicite aos estudantes que leiam bulas e elaborem uma "Lista de Medicamentos" contendo nome de remédios com seus respectivos componentes químicos, conforme o exemplo abaixo:

 

LISTA DE MEDICAMENTOS

NOME DO MEDICAMENTO  COMPOSIÇÃO QUÍMICA
   
   
   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1470/imagens/atividade1.jpg
 

Oriente os estudantes para que acessem o link: <http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php>, criem a Web Quest “Compostos Inorgânicos” e identifiquem os ácidos, bases, sais e óxidos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1470/imagens/webquest1.JPG 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1470/imagens/ativjuncom.jpg

Os estudantes devem elaborar cartazes para sensibilizar e envolver a comunidade acerca da necessidade de consultar os médicos antes de ingerir qualquer tipo de medicamentos, dado que o excesso de consumo pode provocar efeitos nocivos no organismo e levar a morte.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1470/imagens/ativinterdisciplianar.jpg

O professor de matemática poderá solicitar aos estudantes que pesquisem o preço dos medicamentos, construam uma planilha de custos, para trabalhar a dosagem mais indicada ao tratamento de resfriados, seja para adultos ou crianças.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1470/imagens/curiosidade.png
Os estudantes poderão consultar o arquivo anexo para que, saibam quem inventou a “Aspirina”. Basta que acessem o endereço: < http://guiadoscuriosos.ig.com.br/ >

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1470/imagens/verificando.jpg

Esta ação será implementada de forma a avaliar todo o percurso desenvolvido ao longo do processo educativo. Os estudantes deverão pesquisar medicamentos, elaborar relatórios nominando-os de acordo com a finalidade medicamentosa. O professor dividirá os trabalhos para cada 5 estudantes de forma que, cada equipe pesquise medicamentos para uma única finalidade, como na tabela abaixo: 

Equipe 1: dor de cabeça
Equipe 2: dor de estômago
Equipe 3: dor de barriga
Equipe 4: dor de dente
Equipe 5: dor nas costas

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aspirina Imagem
Ácido acetilsalicílico Imagem
Paracetamol Imagem
A química nos remédios Animação/simulação
Recursos Complementares
http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CFQ/Fundamentos_Qumica/Fundamentos2.htm; http://www.bulas.med.br/ (neste endereço os estudantes poderão procurar bulas); Livro: Fundamentos da Química, volume único; Ricardo Feltre. 2. ed.rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
Avaliação
O ato de avaliar deve se prestar a promover as pessoas. Desta forma, acreditamos que todas as produções dos estudantes devem estar inseridas neste contexto, sobretudo que os aprendentes sejam objeto de maior observação ao longo do desenvolvimento das atividades. Sugerimos que o professor faça a leitura do texto da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP acessando o endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.