Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


E pintaram a escola

 

20/01/2009

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Substâncias, misturas, elementos químicos e Reação química.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos para debate, 1 aula de 50 minutos no laboratório de informática, 1 aula de 50 minutos para apresentação das atividades.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Elementos químicos e compostos inorgânicos.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1471/imagens/contexto.png

O Conselho Escolar resolveu fazer a pintura da escola. A questão é: que tipo de material químico deve conter a tinta para que a pintura tenha maior durabilidade? Ao iniciar esta aula pergunte aos estudantes se já tiveram a oportunidade de pintar uma parede, um quadro, um carro, uma bicicleta, mesa ou qualquer outro objeto. Pode ocorrer que alguns respondam que sim outros, que não tenham vivenciado tal experiência. A utilização de tintas para diferentes situações requer conhecimentos básicos de reação dos produtos químicos bem como conhecimentos quanto a manipulação dos pigmentos que formam as cores além de saber trabalhar com unidades de medidas ou seja com a quantidade necessária a ser utilizada por metro quadrado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1471/imagens/latadetinta.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:GreenPaintBucketRome.jpg

Quanto a tonalidade, maior parte das tintas já vem pronta quando muito necessitam de apenas uma mistura tendo em vista a grande variedade de tons disponíveis no mercado. Para se obter a cor desejada geralmente são utilizados corantes que são substâncias que adicionadas a outras ao reagir entre si provocam a alteração da cor desta. Dependendo da finalidade os corantes podem ser aplicados a uma tintura, a tinta, ao composto químico e ou a um primento. (Wikipédia,2009). Para se obter corantes utiliza-se a Antraquinona, um composto de fórmula igua a C14H8O2 que é obtido pela hidrólise do Antraceno.  Apresente aos estudantes, a molécula do antraceno na forma tridimensional.

 Antraceno
 

Na atualidade tem sido preparado pela condensação do anidrido ftálica com o benzeno. Este preparado sólido rosáceo, sublimável, nitração ou sulfonação, é o responsável por fornecer intermediários para a síntese dos corantes antraquinônicos. Com a introdução de radicais OH2, NH2 e NR2 obtem-se poderosos corantes, ou os corantes antraquinônicos. A antraquinona é produzida por grande parte de todo antraceno este que serve para a aplicação de corantes, inseticidas, conservantes dentre outros.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1471/imagens/atividade1.jpg

Solicite aos estudantes que pesquisem nas casas comerciais e ou nas embalagens a constituição química presente nos diferentes tipos de tintas e que criem o Blog “Tipos de Tintas” no endereço: <https://www.blogger.com>

.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1471/imagens/blog.JPG

Mas, eu faço para criar um Blog?
O blog não é recente, mas rapidamente proliferou na internet, pela sua facilidade de uso, de acesso e postagem. Veja como é fácil acessar este recurso:No sistema de busca, por exemplo Yahoo, UOL, Google.. , procure por blogger: O servidor oferece um passo a passo para criação da página e orienta sobre as suas possibilidades de uso e inserção de imagens, sons, vídeos, apresentações, etc. O usuário poderá ainda fazer um tour pelo site. Professor, você pode criar uma conta para sua escola e fazer várias páginas com este login e senha, de tal forma que poderá acompanhar as postagens dos grupos de pesquisa, assim como colocar os links de todos os blogs em todas as páginas, desta forma, os alunos da sua escola estarão interligados em suas páginas, acompanhando os trabalhos dos demais grupos e interagindo, sugerindo recursos adicionais, complementando as pesquisas dos colegas, discutindo conceitos, etc. O vídeo está disponível para download, apresenta opções de acesso ao áudio com imagens, o texto completo, um glossário de termos específicos, sugestões de links para pesquisa que podem ser explorados pelo professor no laboratório de informática com os estudantes, ajuda explicando todos os recursos disponíveis. Professor! É imprescindível que acompanhe seus alunos na montagem do blog, oriente sobre as questões de direitos autorais, incentivando-os a ler a lei; conscientize que tudo que for postado será lido por muitas pessoas na rede de tal forma, sejam analisadas bem as palavras e conceitos utilizados. A construção de um blog é um exercício de cidadania, na medida em que o estudante se expressa suas opiniões com ética, liberdade e responsabilidade. (Rosangela Menta,2008).
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1471/imagens/atividadecomplementar.gif
Elaborar um dicionário contendo palavras indicadas abaixo bem como os nomes das substâncias químicas presentes na composição das tintas, corantes, pigmentos e ou compostos químicos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1471/imagens/dicionario.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1471/imagens/labquimica.png

Solicite aos estudantes que desenvolvam a prática "Tintas para que exercitem a suas percepções em relação à manipulação de substâncias químicas e às propriedades específicas de alguns materiais, assim como diferenças entre transformações química e física.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1471/imagens/curiosidade.png

Estudos apontam que as antraquinonas apresentam propriedades na qual podem curar o câncer de mama e testículo. Atividade prática junto á comunidade Você pode levar os estudantes a organizarem um campeonato de pintura para valorizar a criatividade dos grafiteiros. Pode ainda solicitar que produzam material para orientar e sensibilizar a comunidade para a necessidade de conservarem os bens públicos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1471/imagens/ativinterdisciplianar.jpg 

  • O professor da disciplina de Matemática pode trabalhar o cálculo de volume, porcentagem, conversão de unidades de medidas presentes nas latas de tintas e embalagens dos diferentes tipos de tintas.
  • Na Língua Portuguesa pode ser trabalhado a produção de textos acerca das obras de pintura.
  • Em Artes é importante trabalhar os pintores e sua arte, as escolas de arte, o barroco, o modernismo, dentre outras escolas, ainda a constituição das cores.
  • Na disciplina de História pode-se rever a arte e sua influência na vida, na economia, na cultura de um país em nosso caso desde o descobrimento do Brasil.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1471/imagens/sugestoes.gif

Caso o professor deseje pode apresentar o "Guia de experimento"  que possibilita aos estudantes terem novos conhecimentos no sentido de entender como as cores se comportam nos seus diversos aspectos e estudar alguns conceitos relacionados com a parte de Óptica em Física. Pode ainda Identificar qual a cor que absorve mais calor, preta ou branca.

O disco de Newton (Pião colorido)
Experimentos para a descoberta da realidade
Experimentos para a descoberta da realidade - problema 001

 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1471/imagens/verificando.jpg

Para verificar o quanto os estudantes apropriaram do conteúdo trabalhado pode-se propor um concurso de pintura de telas com o manuseio de diferentes substâncias químicas (corantes, pigmentos, conservantes, etc.). O material químico utilizado, bem como a técnica de produção deverá estar evidenciada em cartão anexo.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tintas Experimento prático
Antraceno Imagem
Experimentos para a descoberta da realidade - problema 001 Experimento prático
O disco de Newton (Pião colorido) Experimento prático
Experimentos para a descoberta da realidade Experimento prático
Recursos Complementares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antraceno;http://pt.wikipedia.org/wiki/Tintas;Fundamentos da Química, volume único / Ricardo Feltre. 2. ed.rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
Avaliação
A avaliação poderá ser feita a partir das produções dos estudantes (elaboração da relação de elementos químicos, apresentação das atividades) para as atividades sugeridas na aula.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maira, ESC MUN ENS FUN CAMILO ALVES , Rio Grande do Sul - dijo:
    mairadilli@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Pode ser trabalhado em Português também, se os alunos já produziram algum tipo de pintura seja ela qual for - uma casca de ovo de galinha para a Páscoa, por exemplo - , e o quanto eles gostaram disso ou não. As impressões dos alunos seriam registradas numa produção textual.


  • Ermida Maria Scandolara, Escola Estadual Antonio Schiebel Ensino Fundamental , Paraná - dijo:
    midinha211@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Prático e fácil. Em português da para trabalhar a pesquisa de Quimica e seus compomentes. Fazer relatos do uso desse produto e seus cidados.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.