20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
O Conselho Escolar resolveu fazer a pintura da escola. A questão é: que tipo de material químico deve conter a tinta para que a pintura tenha maior durabilidade? Ao iniciar esta aula pergunte aos estudantes se já tiveram a oportunidade de pintar uma parede, um quadro, um carro, uma bicicleta, mesa ou qualquer outro objeto. Pode ocorrer que alguns respondam que sim outros, que não tenham vivenciado tal experiência. A utilização de tintas para diferentes situações requer conhecimentos básicos de reação dos produtos químicos bem como conhecimentos quanto a manipulação dos pigmentos que formam as cores além de saber trabalhar com unidades de medidas ou seja com a quantidade necessária a ser utilizada por metro quadrado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:GreenPaintBucketRome.jpg
Quanto a tonalidade, maior parte das tintas já vem pronta quando muito necessitam de apenas uma mistura tendo em vista a grande variedade de tons disponíveis no mercado. Para se obter a cor desejada geralmente são utilizados corantes que são substâncias que adicionadas a outras ao reagir entre si provocam a alteração da cor desta. Dependendo da finalidade os corantes podem ser aplicados a uma tintura, a tinta, ao composto químico e ou a um primento. (Wikipédia,2009). Para se obter corantes utiliza-se a Antraquinona, um composto de fórmula igua a C14H8O2 que é obtido pela hidrólise do Antraceno. Apresente aos estudantes, a molécula do antraceno na forma tridimensional.
Na atualidade tem sido preparado pela condensação do anidrido ftálica com o benzeno. Este preparado sólido rosáceo, sublimável, nitração ou sulfonação, é o responsável por fornecer intermediários para a síntese dos corantes antraquinônicos. Com a introdução de radicais OH2, NH2 e NR2 obtem-se poderosos corantes, ou os corantes antraquinônicos. A antraquinona é produzida por grande parte de todo antraceno este que serve para a aplicação de corantes, inseticidas, conservantes dentre outros.
Solicite aos estudantes que pesquisem nas casas comerciais e ou nas embalagens a constituição química presente nos diferentes tipos de tintas e que criem o Blog “Tipos de Tintas” no endereço: <https://www.blogger.com>
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Mas, eu faço para criar um Blog?
O blog não é recente, mas rapidamente proliferou na internet, pela sua facilidade de uso, de acesso e postagem. Veja como é fácil acessar este recurso:No sistema de busca, por exemplo Yahoo, UOL, Google.. , procure por blogger: O servidor oferece um passo a passo para criação da página e orienta sobre as suas possibilidades de uso e inserção de imagens, sons, vídeos, apresentações, etc. O usuário poderá ainda fazer um tour pelo site. Professor, você pode criar uma conta para sua escola e fazer várias páginas com este login e senha, de tal forma que poderá acompanhar as postagens dos grupos de pesquisa, assim como colocar os links de todos os blogs em todas as páginas, desta forma, os alunos da sua escola estarão interligados em suas páginas, acompanhando os trabalhos dos demais grupos e interagindo, sugerindo recursos adicionais, complementando as pesquisas dos colegas, discutindo conceitos, etc. O vídeo está disponível para download, apresenta opções de acesso ao áudio com imagens, o texto completo, um glossário de termos específicos, sugestões de links para pesquisa que podem ser explorados pelo professor no laboratório de informática com os estudantes, ajuda explicando todos os recursos disponíveis. Professor! É imprescindível que acompanhe seus alunos na montagem do blog, oriente sobre as questões de direitos autorais, incentivando-os a ler a lei; conscientize que tudo que for postado será lido por muitas pessoas na rede de tal forma, sejam analisadas bem as palavras e conceitos utilizados. A construção de um blog é um exercício de cidadania, na medida em que o estudante se expressa suas opiniões com ética, liberdade e responsabilidade. (Rosangela Menta,2008).
Elaborar um dicionário contendo palavras indicadas abaixo bem como os nomes das substâncias químicas presentes na composição das tintas, corantes, pigmentos e ou compostos químicos.
Solicite aos estudantes que desenvolvam a prática "Tintas para que exercitem a suas percepções em relação à manipulação de substâncias químicas e às propriedades específicas de alguns materiais, assim como diferenças entre transformações química e física.
Estudos apontam que as antraquinonas apresentam propriedades na qual podem curar o câncer de mama e testículo. Atividade prática junto á comunidade Você pode levar os estudantes a organizarem um campeonato de pintura para valorizar a criatividade dos grafiteiros. Pode ainda solicitar que produzam material para orientar e sensibilizar a comunidade para a necessidade de conservarem os bens públicos.
Caso o professor deseje pode apresentar o "Guia de experimento" que possibilita aos estudantes terem novos conhecimentos no sentido de entender como as cores se comportam nos seus diversos aspectos e estudar alguns conceitos relacionados com a parte de Óptica em Física. Pode ainda Identificar qual a cor que absorve mais calor, preta ou branca.
O disco de Newton (Pião colorido) | Experimentos para a descoberta da realidade |
Experimentos para a descoberta da realidade - problema 001 |
Para verificar o quanto os estudantes apropriaram do conteúdo trabalhado pode-se propor um concurso de pintura de telas com o manuseio de diferentes substâncias químicas (corantes, pigmentos, conservantes, etc.). O material químico utilizado, bem como a técnica de produção deverá estar evidenciada em cartão anexo.
Nome | Tipo |
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Tintas | Experimento prático |
Antraceno | Imagem |
Experimentos para a descoberta da realidade - problema 001 | Experimento prático |
O disco de Newton (Pião colorido) | Experimento prático |
Experimentos para a descoberta da realidade | Experimento prático |
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasPode ser trabalhado em Português também, se os alunos já produziram algum tipo de pintura seja ela qual for - uma casca de ovo de galinha para a Páscoa, por exemplo - , e o quanto eles gostaram disso ou não. As impressões dos alunos seriam registradas numa produção textual.
24/03/2010
Quatro estrelasPrático e fácil. Em português da para trabalhar a pesquisa de Quimica e seus compomentes. Fazer relatos do uso desse produto e seus cidados.