Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincando de Futsal

 

14/12/2009

Autor y Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a condução, domínio da bola e o passe do futsal e reconhecer a importância destes fundamentos para empregá-los no jogo propriamente dito;

Reconhecer o valor da cooperação no futsal, tendo em vista a questão da condução, domínio da bola e do passe através das atividades;

Estimular a competição como forma de cooperação, motivação e não de exclusão.

 

Duração das atividades
3 aulas de 50 min./total:150 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necesário nenhum conhecimento.

Estratégias e recursos da aula

FUTSAL

O futsal é um esporte genuinamente brasileiro que se espalhou pelo mundo e encontra cada vez mais adeptos entre homens e mulheres.

O futsal está crescendo pelo mundo e não é à toa. Ele é similar ao futebol de campo e precisa de menos espaço e de menos jogadores. Estas são algumas das vantagens que fazem com que seja bem mais fácil montar um time e manter uma regularidade de treinamento. Além disso, é um esporte que fortalece a saúde, propicia o ganho de força física, resistência cardiovascular e muscular, e ainda desenvolve panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen.


No futsal, o jogador precisa de muita habilidade porque o espaço reduzido da quadra exige dribles curtos e rápidos e, conseqüentemente, o perfeito domínio da bola. Mais uma distinção fundamental: o futsal exige passadas curtas que dependem de maior explosão muscular, enquanto as passadas longas típicas do futebol de campo precisam de mais resistência. Portanto o treinamento destes atletas são diferenciados.

Percebe-se que embora o objetivo do futsal e do futebol de campo seja o mesmo, existem algumas diferenças. Em comum, atletas das duas modalidades, profissionais ou amadores, precisam de treinamento aeróbio e anaeróbio, uma boa alimentação e suplementação.
 

Atividade I

Espaço: quadra de esporte, pátio ou um espaço que possa desenvolver a prática do futsal.

Materiais: 10 bolas de futsal, bolas de borracha, bolas de iniciação futsal, cones, pneus e coletes.

Dividir os alunos em duplas e dois a dois, devem controlar a bola, sem deixar cair no solo, utilizando os pés, o peito, a cabeça e as coxas.

Contar em voz alta o número de toques e a dupla que alcançar a maior contagem é a vencedora. Quem deixar a bola cair no solo fica esperando a próxima rodada.

undefined

 

Atividade II

Espaço: quadra de esporte, pátio ou um espaço que possa desenvolver a prática do futsal.

Materiais: 10 bolas de futsal, bolas de borracha, bolas de iniciação futsal, cones, pneus e coletes.

Futebol de dois

Os alunos serão divididos em duplas. Com um aluno de cada lado da quadra e separados cerca de cinco metros um do outro. Um aluno ficará parado e com as pernas afastadas e o objetivo é passar a bola entre as pernas do "aluno gol" e marcar pontos. Os alunos alternaram quem chuta e quem fica de "aluno gol".

undefined

Atividade III

Circuito para futsal:

Estações:

1 - Passar a bola por dentro de um pneu

2 - ziguezague em 4 pneus e afastados 1 metro

3 - Quatro embaixadinhas

4 - Jogar a bola para o alto com os pés e cabecear

5 - Dar duas voltas em um pneu

Obs.: cronometrar o tempo na linha de largada da estação 1 até a linha de chegada estação 5 para ter o parâmetro de como está o desenvolvimento do aluno.

undefined

Atividade IV

Dividir a turma em quatro times e organizar um jogo normal de futsal e utilizando as seguintes regras:

Tempo de cinco minutos ou dois gols para a troca dos times. O time que entra tem a vantagem do empate e o time que alcançar duas vitórias é trocado por outro time de fora para que todos possam jogar o mesmo número de v ezes.

Atividade V

Torneio de Embaixada

Planta do pé reta. Quarenta e cinco graus de obliqüidade do calcanhar em relação ao solo. Movimentos suaves e contínuos para cima. Desta forma o professor instruíra sobre a arte de manter uma bola no ar, vulga embaixadinha.

undefined

Com apenas um dos pés os alunos deverão manter a bola no alto. Todos efetuam duas vezes, eliminando o resultado mais baixo de cada um. Classificam-se os 10 melhores resultados e, para a final, os cinco melhores resultados.

 www.nacopa.com.br/.../kaka-faz-embaixadinhas-com-duas-bolas/

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar se os alunos reconhcem condução, domínio da bola e o passe do futsal como fundamentos do jogo de modo a propiciar o futuro desenvolvimento tático;

Reconhecer o valor da cooperação no futsal, manifestada pela questão da condução, domínio da bola e do passe com os demais companheiros de equipe;

Estimular a competição como forma de cooperação, motivação e não de exclusão;

Verificar se reconheceram as técnicas desenvolvidas nas aulas como forma de tornar o jogo mais participativo.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33,33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Leilane, Colégio Anísio Cotrim , Bahia - dijo:
    lanypaes@hotmail.com

    19/08/2013

    Duas estrelas

    Gostei mto! só que pensando em uma escola pública, não vamos ter esse monte de bolas para desenvolver as aulas... seria interessante pensar em algumas práticas que considerem a realidade precária das escolas públicas....


  • fabio, uni9 , São Paulo - dijo:
    fabio.eggo@gmail.com

    10/04/2013

    Quatro estrelas

    São otimas atividades ludicas, para o aprendizado da crinça, mas pode tambem ser usado como aula extruturada, com intervenção do professor para melhor perfeição.


  • samara, promovendo a paz , Pernambuco - dijo:
    samaragta2012@hotmail.com

    27/10/2012

    Cinco estrelas

    muito legal eu agora posso fazer meu trabalho de educação física. continue colocando esses assuntos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.