06/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual |
Perceber o quanto a cultura africana está presente no cotidiano do brasileiro.
Identificar as contribuições africanas no vocabulário, costumes, religiosidade, música, gastronomia, vestuário, artesanato e danças na formação do povo brasileiro.
Conhecer personalidades negras ou afro-descentes que tiveram importância na história do Brasil em variados seguimentos e diferentes épocas.
Comparar como o negro foi retratado por meio das artes por diferentes artistas em várias épocas.
Diferenciar racismo e preconceito.
Valorizar e respeitar as diversas etnias e suas diferenças culturais.
Desenvolver novos conceitos e procedimentos a partir da reflexão sobre outra cultura.
Conversa informal com os alunos sobre o que eles sabem sobre o tema.
Questionar quais os heróis ou personagens negros que eles conhecem.
A maior parte população brasileira é de negros?
Perguntar se eles acham que existe igualdade entra negros e brancos na mídia (televisão, cinema)
Questionar se eles já sofreram ou presenciaram algum ato de preconceito ou racismo.
Audições de músicas referentes ao tema: Lavagem Cerebral (Gabriel Pensador), Todo camburão tem um pouco de navio negreiro (Rappa), Kizomba - Festa da Raça (Samba Enredo Da Unidos de Villa Isabel/ 1988), Pérola Negra (Daniela Mercury), Tonga da Mironga do Kabuletê(Vinícius de Moraes/Toquinho).
Pesquisa e exibição de filmes e vídeos: série Heróis de Todo o Mundo (projeto A Cor da Cultura/TV Futura), O Coroinha (Zumbi dos Palmares), Kiricu e a Feiticeira, Cultura Negra – Resistência e Identidade, Dos Grilhões ao Quilombo.
Leitura diária de diversificados gêneros textuais: livros, contos, provérbios, revistas e poesias relativas ao tema: Lendas Africanas (Denise Carreira), Um passeio pela África (Alberto da Costa e Silva), Meninas Negras (Madu costa), Meus Contos Africanos (Nelson Mandela), Ifá - o adivinho (Reginaldo Prandi), Bruna e a Galinha D’Angola (Gercilda de Almeida), O Menino Marrom (Ziraldo), As tranças deBintou (Sylviane A. Diouf), A Botija de Ouro (Joel Rufino), Minha Família é Colorida (Georgina Martins), Navio Negreiro (Castro Alves)
Observação de obras de arte de artistas que retrataram os negros: Debret, Carybé, Portinari, Picasso,Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral. por meio de apresentações em Power point.
Atividades:
Observação do mapa mundi para observação dos continentes onde estão localizados o Brasil e a África;
Desenhar os mapas do Brasil e da África;
Diariamenteo professor realizará a leitura de algum tipo de texto alusivo ao tema.
No Laboratório de Informática: Divididos em duplas escolher uma personalidade negra da série Heróis de Todo o Mundo, assistir o vídeo e elaborar no editor de textos uma dissertação sobre o que assistiu;
Pesquisar o papel das máscaras na cultura africana (divididos em grupos). Escolher uma máscara africana, pintá-la e decorá-la;
Pesquisar provérbios africanos;
Escolher uma das músicas ou gêneros textuais apresentados e transformá-los em ilustrações, esculturas ou história em quadrinhos;
Pesquisar a origem do dia da Consciência Negra;
Elaborar uma produção de texto em sala de aula sobre Zumbi dos Palmares;
Confecção coletiva de um livro de receitas típicas de origem africana;
Construção coletiva de um dicionário de palavras afro-brasileiras;
Escolher um artista e realizar a releitura de sua obra;
Confecção de um instrumento musical de origem africana com sucata;
Pesquisar sobre o samba e realizar a composição ou a paródia de um samba conhecido;
Apresentar uma dança de origem africana;
Pesquisar sobre o jogo “Mancala” (originário da África) e confeccionar um tabuleiro para executar o jogo;
Elaboração de um mural para exposição dos trabalhos na escola;
Construção de um blog para apresentação do desenvolvimento das atividades e seu produto final.
Computador com acesso à internet;
Biblioteca;
Aparelho de Som;
DVD;
Data show;
Reproduções de obras de artes;
Registro fotográfico.
A avaliação será contínua, durante todas as etapas do desenvolvimento do projeto, considerando a participação coletiva e individual na realização das atividades e autoavaliação com os seguintes questionamentos:
Participei ativamente de todas as atividades?
Me interessei pelo tema do projeto?
Encontrei dificuldades para a realização das tarefas? Quais?
Interagi positivamente com os colegas nas atividades em grupo?
Esclareci minhas dúvidas questionando a professora?
O produto final do projeto foi satisfatório para mim?
Referências Bibliográficas:
www.jogosantigos.nom.br/mancala.asp
MORAN, José Manuel, MASSETO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 7ª edição. São Paulo, 2003.
PEDRO, Gerson. Negro Retrato do Brasil. vol. IV ; ANID2008.
Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília, SECAD, 2006.
LDB – Lei 10.639/11.645.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/11/2013
Quatro estrelasGostei muito, tinha uma ideia diferente sobre o tema. Mas ao conhecer esta sugestao de aula, mudei minha forma de ver a cultura afro-brasileira e quao importante é que nossos alunos também a conheça.
04/11/2012
Duas estrelasÓtimas sugestões para trabalhar em sala de aula, mas não entendo por que o título da aula é África que "país" é esse... Chamar a África de país mesmo que somente no título da aula é propagar uma visão reducionista do imenso continente que é tratado comumente como país.
19/11/2011
Cinco estrelasexcelente!
12/08/2011
Cinco estrelasOlha este seu trabalho é de suma importância para os professores verem e trabalharem também desta forma com os seus alunos. Parabéns e continue!!
24/03/2010
Cinco estrelasOtimo, gostei muito do seu trabalho, continue assim.