Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


África – que país é esse, tão longe e tão perto de nós?

 

06/12/2009

Autor y Coautor(es)
Mª Emília Rodrigues
imagem do usuário

SANTOS - SP PREF MUN DE SANTOS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber o quanto a cultura africana está presente no cotidiano do brasileiro.

  • Identificar as contribuições africanas no vocabulário, costumes, religiosidade, música, gastronomia, vestuário, artesanato e danças na formação do povo brasileiro.

  • Conhecer personalidades negras ou afro-descentes que tiveram importância na história do Brasil em variados seguimentos e diferentes épocas.

  • Comparar como o negro foi retratado por meio das artes por diferentes artistas em várias épocas.

  • Diferenciar racismo e preconceito.

  • Valorizar e respeitar as diversas etnias e suas diferenças culturais.

  • Desenvolver novos conceitos e procedimentos a partir da reflexão sobre outra cultura.

Duração das atividades
1 mês
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conversa informal com os alunos sobre o que eles sabem sobre o tema.

  • Questionar quais os heróis ou personagens negros que eles conhecem.

  • A maior parte população brasileira é de negros?

  • Perguntar se eles acham que existe igualdade entra negros e brancos na mídia (televisão, cinema)

  • Questionar se eles já sofreram ou presenciaram algum ato de preconceito ou racismo.

Estratégias e recursos da aula
  • Audições de músicas referentes ao tema: Lavagem Cerebral (Gabriel Pensador), Todo camburão tem um pouco de navio negreiro (Rappa), Kizomba - Festa da Raça (Samba Enredo Da Unidos de Villa Isabel/ 1988), Pérola Negra (Daniela Mercury), Tonga da Mironga do Kabuletê(Vinícius de Moraes/Toquinho).

  • Pesquisa e exibição de filmes e vídeos: série Heróis de Todo o Mundo (projeto A Cor da Cultura/TV Futura), O Coroinha (Zumbi dos Palmares), Kiricu e a Feiticeira, Cultura Negra – Resistência e Identidade, Dos Grilhões ao Quilombo.

  • Leitura diária de diversificados gêneros textuais: livros, contos, provérbios, revistas e poesias relativas ao tema: Lendas Africanas (Denise Carreira), Um passeio pela África (Alberto da Costa e Silva), Meninas Negras (Madu costa), Meus Contos Africanos (Nelson Mandela), Ifá - o adivinho (Reginaldo Prandi), Bruna e a Galinha D’Angola (Gercilda de Almeida), O Menino Marrom (Ziraldo), As tranças deBintou (Sylviane A. Diouf), A Botija de Ouro (Joel Rufino), Minha Família é Colorida (Georgina Martins), Navio Negreiro (Castro Alves)

  • Observação de obras de arte de artistas que retrataram os negros: Debret, Carybé, Portinari, Picasso,Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral. por meio de apresentações em Power point.

Atividades:

  • Observação do mapa mundi para observação dos continentes onde estão localizados o Brasil e a África;

  • Desenhar os mapas do Brasil e da África;

  • Diariamenteo professor realizará a leitura de algum tipo de texto alusivo ao tema.

  • No Laboratório de Informática: Divididos em duplas escolher uma personalidade negra da série Heróis de Todo o Mundo, assistir o vídeo e elaborar no editor de textos uma dissertação sobre o que assistiu;

  • Pesquisar o papel das máscaras na cultura africana (divididos em grupos). Escolher uma máscara africana, pintá-la e decorá-la;

  • Pesquisar provérbios africanos;

  • Escolher uma das músicas ou gêneros textuais apresentados e transformá-los em ilustrações, esculturas ou história em quadrinhos;

  • Pesquisar a origem do dia da Consciência Negra;

  • Elaborar uma produção de texto em sala de aula sobre Zumbi dos Palmares;

  • Confecção coletiva de um livro de receitas típicas de origem africana;

  • Construção coletiva de um dicionário de palavras afro-brasileiras;

  • Escolher um artista e realizar a releitura de sua obra;

  • Confecção de um instrumento musical de origem africana com sucata;

  • Pesquisar sobre o samba e realizar a composição ou a paródia de um samba conhecido;

  • Apresentar uma dança de origem africana;

  • Pesquisar sobre o jogo “Mancala” (originário da África) e confeccionar um tabuleiro para executar o jogo;

  • Elaboração de um mural para exposição dos trabalhos na escola;

  • Construção de um blog para apresentação do desenvolvimento das atividades e seu produto final.

Recursos Complementares

Computador com acesso à internet;

Biblioteca;

Aparelho de Som;

DVD;

Data show;

Reproduções de obras de artes;

Registro fotográfico.

Avaliação

A avaliação será contínua, durante todas as etapas do desenvolvimento do projeto, considerando a participação coletiva e individual na realização das atividades e autoavaliação com os seguintes questionamentos:

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 1/5 - 20%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Lecilda Araujo, supervisao , Minas Gerais - dijo:
    dadivafiel@gmail.com

    16/11/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito, tinha uma ideia diferente sobre o tema. Mas ao conhecer esta sugestao de aula, mudei minha forma de ver a cultura afro-brasileira e quao importante é que nossos alunos também a conheça.


  • Laise, Escola , Bahia - dijo:
    llai17@yahoo.com.br

    04/11/2012

    Duas estrelas

    Ótimas sugestões para trabalhar em sala de aula, mas não entendo por que o título da aula é África que "país" é esse... Chamar a África de país mesmo que somente no título da aula é propagar uma visão reducionista do imenso continente que é tratado comumente como país.


  • ariedson, GUMERCINDO RODRIGUES PEREIRA , Pará - dijo:
    edycarmo@hotmail.com

    19/11/2011

    Cinco estrelas

    excelente!


  • Ademir Felix de Jesus, Assessor de Promoção da Igualdade Racial - Gestor Publico de PIR , Paraná - dijo:
    ademirfelixjesus@hotmail.com

    12/08/2011

    Cinco estrelas

    Olha este seu trabalho é de suma importância para os professores verem e trabalharem também desta forma com os seus alunos. Parabéns e continue!!


  • Pai Marcelo de Logunede, Casa de Culto Afro Brasileiro Ilê Asé Sobo Oba Aryra , São Paulo - dijo:
    fomodelogunede@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otimo, gostei muito do seu trabalho, continue assim.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.