19/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula 01: Professor inicie a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos em relação à mitologia, os deuses, as lendas, artistas que retrataram essa temática, etc.
Para aguçar a imaginação dos alunos questione sobre as lendas gregas do surgimento da terra, do sol e da humanidade.
Para isso o professor pode utilizar os áudios: Conto "Nos tempos em que o sol morava na terra" narrado por José Alaércio Zamuner.
Para contextualizar o áudio o professor pode utilizar os textos: “História da criação segundo a mitologia Grega” – disponível em: http://br.geocities.com/nonagiria/mito9.htm
A Criação dos Animais e do Homem: http://www.templodeapolo.net/Mitologia/mitologia_grega/cosmogonia/mitologia_grega_cosmogonia_homem.html
Agora apresente algumas obras:
Primavera – Sandro Botticelli – 1482 – 203x314 cm
Pallas e o Centauro - Sandro Botticelli – 1482 – 205x147,5 cm
Ticiano – Baco e Ariadna – 175cm x 190cm
Agora questione seus alunos o que essas obras tem em comum, fale sobre cada artista, suas características, temática abordada, cores, formas, composição, etc.
Em seguida, comece a falar sobre o período do Renascimento, principais artistas e obras, e sua importância na história da arte.
Atenção professor! Como o conteúdo do período abordado é muito extenso separe mais uma ou duas aulas para explanação do conteúdo.
Aula 02: Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre o Renascimento é hora de conhecer um pouco mais afundo alguns artistas.
O professor deverá escolher alguns artistas do período e sortear entre os alunos. Cada aluno irá pesquisar sobre o artista escolhido e apresentar no formato de seminário.
A pesquisa deverá conter:
- biografia do artista
- principais obras
- importância do artista para o período
- análise de uma obra
A apresentação deve durar entre 10 a 15 minutos (esse tempo pode variar de acordo com o tamanho da turma) e os alunos deverão entregar um texto escrito.
Atenção professor! Defina com a turma os dias e horários das apresentações, e os critérios a serem avaliados. Acompanhe a pesquisa dos alunos, indique referências, fale da importância das fontes e como fazer citações. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que podem ser utilizados durante a pesquisa.
Sugestão de avaliação:
Nome | Tipo |
---|---|
A estética da manifestação oral: parte 3 [Categorias Literárias] | Áudio |
A estética da manifestação oral: parte 5 [Categorias Literárias] | Áudio |
A estética da manifestação oral: parte 4 [Categorias Literárias] | Áudio |
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/06/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima abordagem. É a proposta original do autor.