Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Arte denúncia - os noticiários sensacionalistas da TV

 

14/12/2009

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Refletir sobre o sensacionalismo televisivo e seu reflexo no cotidiano do habitante das cidades;
• Denunciar por meio de desenhos e pinturas imagens que nos chocam nos noticiários televisivos;
• Realizar um trabalho de pintura coletiva projetando uma cidade esteticamente harmônica e sociavelmente ideal.

Duração das atividades
• 6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Definição de sensacionalismo
• Textos críticos sobre o sensacionalismo na TV;
• Seguem sugestões:
1. Texto Crítico: O sensacionalismo da TV aberta! http://blogcanalcerto.wordpress.com/2009/06/18/texto-critico-o-sensacionalismo-da-tv-aberta/

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

• Projetar para os alunos algumas reportagens consideradas sensacionalistas que possivelmente eles já tenha acompanhado em TV
• Segue sugestões de links: (TV e Sensacionalismo) Disponível em: http://mais.uol.com.br/view/rjrfdzqfaq11/tv-e-sensacionalismo-0402336EDC911326?types=A&

• Análise sobre a divulgação de algumas abordagens sensacionalistas nas TVs brasileiras: http://www.youtube.com/watch?v=caHnSvXBIuc

• Sobre tiroteiros no Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zAt-JNjiXGo 
• Após as projeções discutir com os alunos sobre a repercussão destas reportagens no cotidiano dos habitantes das cidades;
• Levantar algumas questões para serem refletidas e discutidas:
1. Porque as reportagens televisivas, em sua maioria, enfocam tragédias humanas?
2. Estaríamos cercados somente de ações negativas, de violência, desrespeito ao ser humano e ao meio ambiente?
3. Como poderíamos, pela Arte, chamar a atenção das pessoas sobre este assunto, mostrando a estas que existe um outro lado da notícia?

Aula 2


• Providenciar para esta aula, papel canson ou cartolina no tamanho de 10 x 14cm, lápis nº 2 ou HB;
• Solicitar aos alunos a elaboração de desenhos de cenas de violência a partir das assistidas na aula anterior ou de outros noticiários assistidos na TV;
• Acompanhar o processo de composição dos alunos orientando-os e aproveitando o momento da criação para relembrar alguns detalhes de cenas assistidas e discutidas na aula anterior.

Aula 3


• Providenciar para esta aula, pincéis, aquarela, areia fina de diferentes tonalidades, cola, potes com água e papel toalha;
• Pedir para que os alunos pintem o desenho elaborado na aula anterior com os materiais providenciados;
• Orientar os alunos quanto ao uso da areia como elemento pictórico: Misturar em um copo descartável a areia com um pouco de cola e algumas gotas de água de modo que esta têmpera deslize sobre o papel a ser pintado;
• Segue exemplos desta produção:

Trabalho de alunos do Ensino Fundamental - Fonte - Acervo particular

Aula 4


• Pensar com os alunos sobre a possibilidade da criação de um espaço urbano que por meio de cores e formas harmoniosas se tivesse uma representação de cidade onde não se presenciasse a violência e que fosse agradável aos olhos do seu leitor;
• Distribuir para cada aluno uma folha de papel canson ou cartolina tamanho A4 e, solicitar que com lápis HB ou nº 2, elaborem um espaço urbano imaginário referendando a proposta acima;
• Acompanhar o processo de criação dos alunos orientando-os no sentido de ocuparem a maior parte possível do papel;

Aula 5


• Preparar para esta aula: aquarela, pincéis, potes com água e papel toalha;
• Solicitar aos alunos que apliquem a aquarela nos desenhos elaborados na aula anterior, atentando para a suavidade das tonalidades a serem aplicadas;
• Caso haja necessidade, após a secagem das aquarelas ressaltar alguns detalhes com lápis de cor.

Aula 6


• Expor os trabalhos no s corredores da escola de modo que os primeiros sejam dispostos frente aos segundos;
• Os trabalhos aquarelados deverão formar uma composição coletiva harmoniosa de modo a insinuarem um percurso urbano;
• Seguem exemplos abaixo

Trabalho de alunos do Ensino Fundamental - Fonte - acervo particular

• Apreciar os trabalhos com os alunos e retomar as discussões que levaram a produção dos primeiros e as dos segundos;
• Perguntar sobre qual trabalho se sentiram melhor produzindo-os e porque?;

Avaliação

• A avaliação neste trabalho priorizará o percurso reflexivo da pesquisa e da produção dos alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.