Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A luz e a cor na Idade Média

 

19/01/2009

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar aos alunos como alguns artistas aplicavam a luz e a cor na Idade Média, período conhecido como “idade das trevas”.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Cores primárias e secundárias, cores quentes e frias, cor luz e cor pigmento.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos em relação à Idade Média, especificamente nas artes, quais as principais características das obras, as temáticas abordadas, a arquitetura, a pintura, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1485/imagens/sugestoes.gif O professor pode utilizar como texto de apoio o “Capítulo IV: A luz e a cor na Idade Média”, disponível no livro A história da Beleza de Humberto Eco.


Caso o professor não tenha acesso ao livro indicamos o texto: Arte da Idade Média, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_medieval

Caso seja necessário o professor pode utilizar o simulador Cores para revisar os conceitos de cores primárias, secundárias, complementares, cor luz e cor pigmento.


Agora apresente aos seus alunos as seguintes obras:


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1485/imagens/abertura_do_poco_do_abismo_reduzido.jpg
Imagem 1: Abertura do poço do abismo e saída dos gafanhotos, Beato de Liébana, século VIII.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1485/imagens/cristo_lavando_o_pe_dos_apostulos_reduzido.jpg

Imagem 2: Cristo lavando os pés dos Apóstulos, C. 1000

 

Apresente para turma os comentários sobre as obras:

Imagem 1: “As pinturas na Idade Média são plenas de luz, de uma luminosidade, aliás, particular, gerada pela combinação de cores puras; vermelho, azul, ouro, prata, branco e verde, sem esfumaturas. A Idade Média joga com cores elementares, com zonas cromáticas definidas e hostis à esfumatura, com a combinação de tintas que geram luz pelo acordo do conjunto e que não têm como característica uma luz que envolva em claro-escuros ou que leve a cor para além dos limites da figura.” ECO, 2004, p. 100.

Imagem 2: “Esta obra é reproduzida de um livro dos evangelhos que foi ilustrado (ou “iluminado”) na Alemanha mais de um século depois, por volta do ano 1000. Representa incidente relatado no Evangelho de São João (XIII, 8-9), quando o Cristo, após a última ceia, lavou os pés dos discípulos.”
Esta cena não foi retrata e sim idealizada, o pintor levou em consideração apenas as palavras do Evangelho, qualquer detalhe a mais poderia tirar a magnitude do ato, abordou apenas os personagens principais em um fundo dourado, plano e luminoso”. Gombrich, p. 106.

Professor apresente para a turma qual foi o incidente relatado no Evangelho de São João (XIII, 8-9).

Agora questione seus alunos sobre as cores, disposição dos objetos, temáticas, proporções, luz e composição.

 

Aula 02: Hora da pesquisa.

Atenção professor! Para realizar essa atividade reserve o laboratório de informática de sua escola, caso não seja possível, reserve livros, revistas, enfim todo e qualquer material relacionado a Idade Média. Verifique em Recursos Complementares alguns livros e sites que podem auxiliar os alunos durante a pesquisa.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1485/imagens/ROTEIROS.gif

Divida a turma em cinco grupos e entregue as seguintes missões:
1) Na Idade Média a riqueza era medida pelo vestuário, pelas armaduras e armas. Algumas pinturas retratam senhores com ouro, jóia, roupas na cor púrpura . A cor púrpura é uma cor preciosa, utilizada apenas pela nobreza, por ser de difícil obtenção e, conseqüentemente cara. Já os pobres são retratados com cores pálidas e roupas modestas. Pesquise uma obra com essas características e as identifique.

2) Os ornamentos servem para embelezar, principalmente os que se baseiam na luz e na cor, por exemplo, o branco dos mármores, a luz que reflete dos metais. Pesquise uma obra com essas características e as identifique.

3) Os vitrais das catedrais góticas apresentam a vivacidade de uma cor simples somada a vivacidade da luz que os penetra. Pesquise uma obra com essas características e as identifique.

4) Durante a baixa Idade Médias as cores também estão presentes no cotidiano, as combinações mais utilizadas são: amarelo pálido e azul, laranja e branco, laranja e rosa, rosa e branco, preto e branco. Pesquise uma obra com essas características e as identifique.

5) O simbolismo das cores na Idade Média: o azul escuro e o verde tinham pouco valor, pois não apresentavam-se vivos e brilhantes, sua aparência é pálida. No século XII o azul torna-se uma cor da nobreza, é utilizado em abundância nos vitrais das catedrais. Em alguns momentos da história o negro é a cor dos reis e cavaleiros misteriosos. O vermelho significa coragem e nobreza, é a cor dos carrascos e prostitutas. O amarelo é a cor da covardia, dos marginalizados e rejeitados; destinada aos loucos, mulçumanos e judeus; é a cor do ouro e do sol. Pesquise uma obra com essas características e as identifique.

Após distribuir as missões oriente seus alunos quanto à pesquisa, dê dicas de referências e questione o grupo sobre as suas escolhas.
Ao término da aula os grupos terão que apresentar para a turma qual a missão recebida, a obra escolhida e o motivo.
Cada aluno deverá entregar um texto falando sobre o trabalho: a missão, a escolha da obra, fazer uma analise sobre a obra, e os pontos positivos e negativos vivenciados durante a atividade.

 Sugestão de avaliação:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1485/imagens/ava_05.jpg

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cores Animação/simulação
Recursos Complementares
ECO, H. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004. GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. OSTROWER, F. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1983. JANSON. H. W. História Geral da Arte. O mundo antigo e a Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 2001. http://www.ocaiw.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Pintura_da_Idade_Média http://www.suapesquisa.com/idademedia/
Avaliação
Professor defina com a turma os critérios da avaliação, para que todos saibam as competências e habilidades que deverão ser desenvolvidas. Incentive a pesquisa, a discussão do tema, o respeito à opinião dos colegas, o desenvolvimento do senso crítico, etc. Em Estratégias da aula sugerimos alguns critérios de avaliação que podem ser definidos junto com a turma.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ismenia, Arquiteto Rogerio Fróes , Ceará - dijo:
    ismenia_artes@hotmail.com

    06/02/2014

    Cinco estrelas

    muito bom


  • Drielly Agata do Prado Mentros , GLORIA AZEDIA BONETTI PROFA , São Paulo - dijo:
    drielly.agata.doprado@gmail.com

    01/08/2013

    Cinco estrelas

    Avaliei o metodo, e apliquei na sala de aula. Com certeza meus alunos chegaram ao objetivo esperado.


  • josé, colégio impacto , Distrito Federal - dijo:
    puraarte1@hotmail.com

    12/02/2011

    Cinco estrelas

    muito bom, lhe agradeço muito por esta aula.


  • Iraci Dias de Queiroz Barreto, Escola Municipal Léis Gomes e Oliveira , Rio Grande do Norte - dijo:
    iracidiasq@hotmail.com

    07/07/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula,os alunos acham que as aulas de artes é para brincar, vamos acabar com este mito.Voce conseguiu uma aula maravilhosa. PARABENS!


  • ida samuel de souza, Escola Municipal "Francesco Battista GiobbI' , Mato Grosso do Sul - dijo:
    idasamuelsouza@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa sua aula, sei o quanto é difícil trabalhar Artes por causa do interesse dos alunos, sei que vc consguiu atingir seus abjetivos .Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.