19/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Aula 01: O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos em relação à Idade Média, especificamente nas artes, quais as principais características das obras, as temáticas abordadas, a arquitetura, a pintura, etc.
O professor pode utilizar como texto de apoio o “Capítulo IV: A luz e a cor na Idade Média”, disponível no livro A história da Beleza de Humberto Eco.
Caso o professor não tenha acesso ao livro indicamos o texto: Arte da Idade Média, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_medieval
Caso seja necessário o professor pode utilizar o simulador Cores para revisar os conceitos de cores primárias, secundárias, complementares, cor luz e cor pigmento.
Agora apresente aos seus alunos as seguintes obras:
Imagem 1: Abertura do poço do abismo e saída dos gafanhotos, Beato de Liébana, século VIII.
Imagem 2: Cristo lavando os pés dos Apóstulos, C. 1000
Apresente para turma os comentários sobre as obras:
Imagem 1: “As pinturas na Idade Média são plenas de luz, de uma luminosidade, aliás, particular, gerada pela combinação de cores puras; vermelho, azul, ouro, prata, branco e verde, sem esfumaturas. A Idade Média joga com cores elementares, com zonas cromáticas definidas e hostis à esfumatura, com a combinação de tintas que geram luz pelo acordo do conjunto e que não têm como característica uma luz que envolva em claro-escuros ou que leve a cor para além dos limites da figura.” ECO, 2004, p. 100.
Imagem 2: “Esta obra é reproduzida de um livro dos evangelhos que foi ilustrado (ou “iluminado”) na Alemanha mais de um século depois, por volta do ano 1000. Representa incidente relatado no Evangelho de São João (XIII, 8-9), quando o Cristo, após a última ceia, lavou os pés dos discípulos.”
Esta cena não foi retrata e sim idealizada, o pintor levou em consideração apenas as palavras do Evangelho, qualquer detalhe a mais poderia tirar a magnitude do ato, abordou apenas os personagens principais em um fundo dourado, plano e luminoso”. Gombrich, p. 106.
Professor apresente para a turma qual foi o incidente relatado no Evangelho de São João (XIII, 8-9).
Agora questione seus alunos sobre as cores, disposição dos objetos, temáticas, proporções, luz e composição.
Aula 02: Hora da pesquisa.
Atenção professor! Para realizar essa atividade reserve o laboratório de informática de sua escola, caso não seja possível, reserve livros, revistas, enfim todo e qualquer material relacionado a Idade Média. Verifique em Recursos Complementares alguns livros e sites que podem auxiliar os alunos durante a pesquisa.
Divida a turma em cinco grupos e entregue as seguintes missões:
1) Na Idade Média a riqueza era medida pelo vestuário, pelas armaduras e armas. Algumas pinturas retratam senhores com ouro, jóia, roupas na cor púrpura . A cor púrpura é uma cor preciosa, utilizada apenas pela nobreza, por ser de difícil obtenção e, conseqüentemente cara. Já os pobres são retratados com cores pálidas e roupas modestas. Pesquise uma obra com essas características e as identifique.
2) Os ornamentos servem para embelezar, principalmente os que se baseiam na luz e na cor, por exemplo, o branco dos mármores, a luz que reflete dos metais. Pesquise uma obra com essas características e as identifique.
3) Os vitrais das catedrais góticas apresentam a vivacidade de uma cor simples somada a vivacidade da luz que os penetra. Pesquise uma obra com essas características e as identifique.
4) Durante a baixa Idade Médias as cores também estão presentes no cotidiano, as combinações mais utilizadas são: amarelo pálido e azul, laranja e branco, laranja e rosa, rosa e branco, preto e branco. Pesquise uma obra com essas características e as identifique.
5) O simbolismo das cores na Idade Média: o azul escuro e o verde tinham pouco valor, pois não apresentavam-se vivos e brilhantes, sua aparência é pálida. No século XII o azul torna-se uma cor da nobreza, é utilizado em abundância nos vitrais das catedrais. Em alguns momentos da história o negro é a cor dos reis e cavaleiros misteriosos. O vermelho significa coragem e nobreza, é a cor dos carrascos e prostitutas. O amarelo é a cor da covardia, dos marginalizados e rejeitados; destinada aos loucos, mulçumanos e judeus; é a cor do ouro e do sol. Pesquise uma obra com essas características e as identifique.
Após distribuir as missões oriente seus alunos quanto à pesquisa, dê dicas de referências e questione o grupo sobre as suas escolhas.
Ao término da aula os grupos terão que apresentar para a turma qual a missão recebida, a obra escolhida e o motivo.
Cada aluno deverá entregar um texto falando sobre o trabalho: a missão, a escolha da obra, fazer uma analise sobre a obra, e os pontos positivos e negativos vivenciados durante a atividade.
Sugestão de avaliação:
Nome | Tipo |
---|---|
Cores | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/02/2014
Cinco estrelasmuito bom
01/08/2013
Cinco estrelasAvaliei o metodo, e apliquei na sala de aula. Com certeza meus alunos chegaram ao objetivo esperado.
12/02/2011
Cinco estrelasmuito bom, lhe agradeço muito por esta aula.
07/07/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula,os alunos acham que as aulas de artes é para brincar, vamos acabar com este mito.Voce conseguiu uma aula maravilhosa. PARABENS!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa sua aula, sei o quanto é difícil trabalhar Artes por causa do interesse dos alunos, sei que vc consguiu atingir seus abjetivos .Parabéns!