Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo meu espaço escolar

 

06/12/2009

Autor y Coautor(es)
Simone Lucas de Oliveira Aguiar
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Propiciar aos alunos entendimento e esclarecimento quanto à definição de espaço geográfico; tornar possível que os alunos elaborem representações do espaço onde estão inseridos; progredir, por meio de ilustrações e de outras atividades, no domínio das características espaciais da escola; criar possibilidades para que cada aluno seja capaz de demonstrar confiança em sua própria capacidade de desenvolver as tarefas propostas pelo professor; promover o desenvolvimento pessoal, mediante atividade prazerosa de reconhecimento do espaço geográfico escolar de maneira lúdica, numa perspectiva da autonomia e da cooperação para uma aprendizagem conjunta; incentivar os alunos a construírem trajetos que são feitos de um espaço a outro dentro da escola, partindo de seus entendimentos sobre orientação (o que está à direita, à esquerda etc.); incentivar a utilização de micro-computadores, internet e outras ferramentas afim de que os alunos (as) se sintam incluídos, também, na esfera do mundo digital.

Duração das atividades
Três aulas de cinqüenta minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos prévios de cada aluno (a); noção de representação geográfica simbólica; conceito de espaço geográfico, de lugar geográfico; trajetos espaciais; localização; noção de distância.
Estratégias e recursos da aula

       Esta sugestão de aula está dividida em três importantes momentos. Inicialmente o professor fará uma aula expositiva relacionada aos conceitos de espaço geográfico, lugar geográfico, noções de distância, localização. Entendo que a abordagem utilizada pelo (a) professor (a) deve destacar que o espaço escolar estudado e observado está inserido em uma totalidade, ou seja, que não se trata de um espaço isolado. Para este primeiro momento, o professor (a) pode mostrar para os alunos fotos da escola para que eles possam se localizar e identificar de maneira espacial os lugares que os cercam.      

       Ao longo desta exposição o (a) professor (a) pode fazer os seguintes questionamentos: qual espaço da nossa escola é este? O que vocês estão vendo que caracteriza corretamente tal espaço? Qual o lugar onde vocês mais gostam de estar? O que estes espaços têm em comum? O que os diferencia? Qual a sala de aula que está mais distante da nossa? Qual o trajeto que devemos fazer para chegar à biblioteca da nossa escola? E assim por diante.
     Este momento ajudará os (as) alunos (as) a perceberem aspectos importantes que caracterizam os espaços da escola, quais os pontos que eles (as) utilizam como referência, qual a noção que têm sobre orientação e localização geográfica. É importante que o professor (a) deixe o educando se expressar livremente de maneira autônoma.

     Sugiro, colegas professores (as), que vejam este vídeo:

Percepção de paisagem

    É um recurso interessante pois evidencia a importância de se valorizar as considerações dos (as) alunos (as). A maneira como cada um percebe o espaço tem um valor muito significativo para a contrução de um saber coletivo efetivo. Espera-se, também que este vídeo possa contribuir para que vocês, educadores, preparem uma aula mais dinâmica sobre o espaço escolar e outros temas relacionados.

   Em um segundo momento, sugiro que se faça um passeio com os (as) alunos (as) pelos espaços que eles (as) mais destacaram e, também, por outros que não foram tão evidenciados. Pretende-se com esta atividade que os (as) alunos (as) observem detalhes dos diferentes espaços que até então passavam despercebidos e que eles percebam as diferentes orientações que podem seguir para irem de um lugar a outro dentro da escola.

   O professor deve observar atentamente as falas dos (as) alunos (as) e deve intervir de maneira adequada quando achar necessário. Quanto mais livre e espontânea for esta atividade, mais os (as) alunos (as) produzirão.

   Em um terceiro momento, em sala de aula, sugiro ao (a) professor (a) que peça para os (as) alunos (as) desenharem o trajeto que fizeram dentro da escola e para indicarem (no desenho) de qual ponto de referência eles (as) partiram para começarem a desenhar: a própria sala de aula, a lanchonete da escola, o parque, o pátio etc. O objetivo desta atividade é verificar que tipo de representação os (as) alunos (as) apresentam, se é uma representação simplificada ou não. Pretende-se, também, caracterizar o desenho como sendo um importante instrumento de representação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Percepção de paisagem Vídeo
Avaliação
Para a avaliação o (a) professor (a) deve considerar o envolvimento do (a) aluno (a) em todas as atividades propostas. Participação na identificação das fotografias, no debate de percepção dos diferentes espaços da escola; no trajeto de obervação do espaço geográfico escolar e na elaboração dos desenhos.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.