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O PESO DA MOCHILA!

 

16/12/2009

Autor y Coautor(es)
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ROSANGELA MENTA MELLO

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

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Maura Gislaine Barros

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

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Eziquiel Menta

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Rosângela Menta Mello

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender que ao carregar muito peso na mochila podemos desencadear um problema de coluna futuro.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Coluna vertebral.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

"Sinta só o peso". Não seria preciso segurar uma mochila de crianças que estão indo para a escola para observarmos quanto peso estão carregando, alguns livros, cadernos e materiais de uso diário pesam aproximadamente uns cinco ou seis quilos, sendo inadequado para muitos.

PROBLEMATIZAÇÃO

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FMU.BR Disponível em: http://fmu.br/site/graduacao/fisioterapia/img/crianca_mochila_pesada.gif acesso em: 06/12/2009.

Você sabe qual o peso da sua "MOCHILA"?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

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RINCAOSURF.COM.BR Disponível em: http://rincaosurf.com.br/imagens/0509200920200.jpg acesso em: 08/12/2009.

Dores na coluna é um problema facilmente encontrado entre as pessoas, dados da OMS (Organização MUndial de Saúde) apontam que 85% das pessoas têm, tiveram ou terão um dia dor nas costas.

Sabia que esta dor pode estar relacionada ao peso da mochila usada na infância? 

Você sabe que é o peso da sua mochila?

E o peso ideal que sua mochila deve ter, você sabe?

ATIVIDADE 1

Primeiro o professor deverá explicar que o peso ideal da mochila de cada aluno dever ter 10% do peso do corpo ou seja uma criança que pesa em média dez quilos poderá carregar uma mochila com aproximadamente um quilo!

1. Após a explicação acima leve para sala de aula uma balança onde primeiramente realizará a pesagem dos alunos e em seguida da mochila.

2. Converse com os alunos sobre o peso que cada um está carregando na mochila, repasse a cada aluno o peso que cada um carrega, não esquecendo de dizer quando o alunos estiver carregando peso acima do indicado.

3. Questione seus alunos sobre o que cada um traz em sua mochila, é realmente necessário para a sala de aula tudo o que está ali? Caso exista alguém que está trazendo peso demais verifique tudo o que está em sua mochila e a necessidade de cada objeto para a aula.

4. No caso de haver peso demais e não existir a possibilidade de descarte de material, combine com os alunos uma forma deste material permanecer na escola.

O excesso de peso nas mochilas é um problema sério que, além de dores nas costas, tem consequências irreversíveis em longo prazo para crianças, como escoliose idiopática infantil, que mesmo sendo congênita pode ser agravada por estes maus hábitos, além de cifose, hiperlordose da coluna lombar, da artorose precoce e má postura.

Apresente algumas imagens aos alunos para que possam compreender do que se está falando. Sempre que for apresentar um problema mostre como seria a coluna com e sem a deformidade, para facilitar o entendimento e visualização por parte do aluno.

ESCOLIOSE

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WGATE.COM.BR Disponível em: http ://www.wgate.com.br/conteudo /medicinaesaude/fisioterapia/neuro/protocolo_tratamento_jacana/images/protoc22.jpg acesso em: 06/12/2009.

CIFOSE

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BORBAODONTOLOGIA.COM Disponível em: http://www.borbao dontologia.com/imagens /cifose.jpg acesso em: 06/12/2009.

HIPERLORDOSE

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PORTALSAOFRANCISCO.COM.BR Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/lordose-lombar/imagens/hiperlordose.gif acesso em: 08/12/2009.

ATIVIDADE 2

a) Vamos comparar o corpo humano com de um animal.Você sabe quanto peso pode carregar o ser humano e quanto peso pode carregar um animal? Vamos pesquisar? Escolha um animal de sua preferência e faça a comparação, registrando num papel A4, o desenho e o peso, para montarmos um varal didático.

Abdomen-head-thorax

Ficha Técnica

Estrutura curricular

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde

Objetivo

Auxiliar a compreensão sobre a estrutura corporal dos insetos em comparação com a do homem

Descrição

A imagem compara as semelhanças entre a estrutura corporal dos insetos e a do homem, destacando cabeça, tórax e abdômen

Autor

Boutet, Emmanuel

Abdomen-head-thorax

b) Após a organização do varal didático, vamos comparar o corpo do homem e da mulher. Quanto peso cada um pode carregar? Observe nas animações abaixo que existe uma diferença na estrutura do corpo masculino em relação ao feminino. Vamos pesquisar? Esta atividade poderá ser afixada junto com a atividade A, no varal didático.

PROFESSOR: aproveite para revisar com os alunos as partes do corpo humano.

Corpo humano feminino

Corpo humano feminino

Ficha Técnica

Estrutura curricular

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde

Objetivo

Identificar as partes do corpo humano

Descrição

Apresenta o corpo humano feminino em partes: cabeça, tronco e membros

Autor

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)

Corpo humano masculino

Corpo humano masculino

Ficha Técnica

Estrutura curricular

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde

Objetivo

Identificar as partes do corpo humano

Descrição

Apresenta o corpo humano masculino em partes: cabeça, tronco e membros

Autor

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)

CATARSE

A mochila carregada nas costas deve ser do tamanho da criança para ajustar-se bem à coluna e sem folga. A mochila solta pode puxar o corpo para trás e forçar os músculos, além de fazer a criança curvar os ombros para facilitar o equilíbrio. O fundo da mochila deve ficar apoiado na curva lombar da coluna. Nunca deve ficar a mais de 10 cm abaixo da região da cintura. A estrutura do corpo humano é diferente da estrutura de outros animais, ou seja, cada ser possui uma capacidade de carga nas costas.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

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FMU.BR Disponível em: http://fmu.br/site/graduacao/fisioterapia/img/mochila_certo.gif acesso em: 08/12/2009.

1. Mostre a imagem acima aos alunos e peça para que (após as devidas orientações passadas pelo professor) indiquem qual é a posição correta para se carregar uma mochila.

2. Com ajuda e participação de todos pedir para que observem as mochilas uns dos outros e reconhecendo o que é necessário ou não estar dentro da mochila.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Corpo humano feminino Animação/simulação
Corpo humano masculino Animação/simulação
Abdomen-head-thorax Imagem
Recursos Complementares
Avaliação

Através da participação nos momento de teoria e realização das atividades práticas vamos observar:

  • Compreendeu os conceitos apresentados
  • Foi capaz de relacionar os conceitos com o seu cotidiano
  • Demonstrou capacidade de argumentação na apresentação de seu trabalho
  • Mudou sua postura no uso da mochila escolar e está colaborando com os colegas
Opinión de quien visitó

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