24/12/2009
Denise Leipziger
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
-Aumentar seu repertório e hipóteses sobre a língua.
- Codificar e decodificar símbolos estabelecendo correspondência com o alfabeto.
- Entender a inclusão social como um ato favorável ao conhecimento.
-Laboratório de informática (se possível).
-Trabalho de duplas
-Debate
Para introduzir o tema da aula, o professor utilizará um pequeno vídeo mudo, com uma pessoa se comunicando pela linguagem de sinais.
http://www.youtube.com/watch?v=nVpKOpld1og
O professor pede aos alunos que contem como se sentiram, assistindo ao filme, imaginem qual o tema do vídeo, digam se conhecem algum deficiente auditivo e se sabem como funciona a linguagem de sinais.
Depois disso feito, o professor deve dar por escrito a explicação abaixo ou pedir que eles escrevam no Word.
(...)..". Existem sinais para palavras inteiras e até para sentenças. Isto facilita e agiliza a comunicação.Também é muito comum observar sinais iguais para objetos ou palavras diferentes, mas isto não dificulta o aprendizado desta língua.
Existem pessoas treinadas para realizar o trabalho de INTÉRPRETES da Libras. Informação do link:
http://www.jonas.com.br/informacao.php?lg=pt&info=Sinais
De posse desta informação, os alunos são convidados a conhecer o Alfabeto de Sinais Brasileiro e os sinais utilizados para representar os números:
Links no Youtube :
http://www.youtube.com/watch?v=w72R_LVWiSs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=QVdzAXHsKvk&feature=related
Depois do vídeo, o professor divide a turma em duplas, distribui uma folha com os símbolos e estipula um tempo para que experimentem fazer seu nome e se comuniquem livremente entre eles.
http://educacaoeaprendizagem.com.br/blogs/petsantosmsb/files/2009/09/lisud.jpg
Lembre a eles como são importantes os gestos e a expressividade do rosto para se fazer entender melhor.
Para finalizar a aula, o professor pergunta aos alunos o que acharam da aula e o que aprenderam com ela (Avaliação Oral).
Debate
Sugestões de outras atividades:
- Inventar um código secreto estabelecendo correspondências entre símbolos escolhidos e o alfabeto e escrever uma mensagem que será decifrada por um colega.
- Sentir a vibração de uma música no chão com os pés descalços, sentir um celular vibrando, a vibração da voz na garganta, tentar fazer uma leitura labial de uma frase dita por um colega.
- Visitar uma Escola de Deficientes Auditivos ou convidar alguém para ser entrevistado sobre o tema
O professor apresenta um último vídeo para debate sobre um Projeto de inclusão do deficiente auditivo nas aulas abertas.
Link :
Será realizada ao longo do processo (cooperação, prazo de cumprimento das tarefas, trato do material comum etc)
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/08/2014
Cinco estrelasMuito bom!!! deveria existir mais coisas assim, aliás TINHA... NÉ que ter mais aulas assim , assim o Brasil vai para frente, ''PERFEITO'', estão de parabéns abraços.