Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Outras formas de se comunicar. A linguagem dos sinais.

 

24/12/2009

Autor y Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Aumentar seu repertório e hipóteses sobre a língua.


- Codificar e decodificar símbolos estabelecendo correspondência com o alfabeto.


- Entender a inclusão social como um ato favorável ao conhecimento.

Duração das atividades
Uma aula de 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

-Laboratório de informática (se possível).

-Trabalho de duplas

-Debate


Para introduzir o tema da aula, o professor utilizará um pequeno vídeo mudo, com uma pessoa se comunicando pela linguagem de sinais.

http://www.youtube.com/watch?v=nVpKOpld1og


 O  professor pede aos alunos que contem como se sentiram, assistindo ao filme, imaginem qual o tema do vídeo, digam se conhecem algum deficiente auditivo e se sabem como funciona a linguagem de sinais.


Depois disso feito, o professor deve dar por escrito a explicação abaixo ou pedir que eles escrevam no Word.

(...)..". Existem sinais para palavras inteiras e até para sentenças. Isto facilita e agiliza a comunicação.Também é muito comum observar sinais iguais para objetos ou palavras diferentes, mas isto não dificulta o aprendizado desta língua.
Existem pessoas treinadas para realizar o trabalho de INTÉRPRETES da Libras. Informação do link:

http://www.jonas.com.br/informacao.php?lg=pt&info=Sinais


De posse desta informação, os alunos são convidados a conhecer o Alfabeto de Sinais Brasileiro e os sinais utilizados para representar os números:


Links  no Youtube : 

http://www.youtube.com/watch?v=w72R_LVWiSs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=QVdzAXHsKvk&feature=related


Depois do vídeo, o professor divide a turma em duplas, distribui uma folha com os símbolos e estipula um tempo para que experimentem fazer seu nome e se comuniquem livremente entre eles.

http://educacaoeaprendizagem.com.br/blogs/petsantosmsb/files/2009/09/lisud.jpg

Lembre a eles como são importantes os gestos e a expressividade do rosto para se fazer entender melhor.


Para finalizar a aula, o professor pergunta aos alunos o que acharam da aula e o que aprenderam com ela (Avaliação Oral).


Debate

Sugestões de outras atividades:


- Inventar um código secreto estabelecendo correspondências entre símbolos escolhidos e o alfabeto e escrever uma mensagem que será decifrada por um colega.


- Sentir a vibração de uma música no chão com os pés descalços, sentir um celular vibrando, a vibração da voz na garganta, tentar fazer uma leitura labial de uma frase dita por um colega.


- Visitar uma Escola de Deficientes Auditivos ou convidar alguém para ser entrevistado sobre o tema

Recursos Complementares

O professor apresenta um último vídeo para debate sobre um Projeto de inclusão do deficiente auditivo nas aulas abertas.


Link :

http://www.youtube.com/watch?v=rY5MieTDYJA

Avaliação

Será realizada ao longo do processo (cooperação, prazo de cumprimento das tarefas, trato do material comum etc)

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.