Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Procurando no Jornal.

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Adequar a sua linguagem corporal e oral a seu propósito comunicativo.


- Elaborar e representar um sketch (pequena cena de teatro).

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Trabalho de Grupo

Dramatização (sketch de improviso)

Gravura

http://adevidacomedia.files.wordpress.com/2009/05/jornal.jpeg


Primeira atividade:


O professor inicia dividindo a turma em trios.


Para cada grupo, o professor entrega uma folha da parte de Anúncios do Jornal.


Cada grupo deve escolher um anúncio de um emprego que gostaria de ter, recortar e colar numa folha de papel.


Depois deve imaginar e escrever 5 características do patrão que anunciou e mais 5 que eles acham que o empregado que ele procura deve possuir.


Exemplo:

Alegre ou triste.

Organizado ou desorganizado.

Tímido ou extrovertido.

Calmo ou irritado.

Seguro ou inseguro.

Educado ou desatencioso.

Etc. .


Isto feito, o professor dá 5 minutos para os alunos conversarem rapidamente e montarem uma pequena cena para simular a entrevista de emprego.


Deve ser explicado que o improviso não tem ensaio, é um exercício de rapidez e presença de espírito.


Após os 5 minutos as duplas devem se apresentar.


Ao final de cada apresentação será feita a avaliação oral do trabalho.

Questões a serem avaliadas:


- Respeitaram as características dos personagens?


- O que poderia melhorar?


Segunda Atividade:


O professor distribui uma folha de Jornal com anúncio de Imóveis.


As mesmas etapas do exercício anterior devem ser seguidas.


O professor deve apenas se lembrar de explicar as abreviaturas: sl, apto., qts. etc. .

Sugestões de atividades:


 Recortar uma notícia de jornal e pedir que cada grupo dê um título numa tira de papel.


Expor os títulos e escolher com os alunos o melhor, justificando o porquê (mais conciso, criativo, etc).

Recursos Complementares

Ler um jornal on-line

http://odia.terra.com.br/portal/

Avaliação
Será realizada durante todo o processo, levando em consideração a cooperação, o respeito ao tempo das atividades, a participação, etc.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.