Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


BASTA DE VIOLÊNCIA!

 

04/02/2010

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

imagem do usuário

Eziquiel Menta

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Rosângela Menta Mello

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar que a violência não leva a lugar nenhum.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Violência no Esporte.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Todos esperam ansiosos pelo apito inicial, a partida inicia, muitos só querem torcer e vibrar junto com seu time; outros querem brigar e levar o nome da torcida, do time, do Estado, para as páginas policiais.

Vamos refletir?

  • Quem já presenciou uma cena de violência?
  • Quem já assistiu na TV ou ouviu uma reportagem sobre o uso da violência nos esportes?
  • Que sentimentos possuímos neste momento?
  • Quantas pessoas são envolvidas além do agressor e do agredido?
  • Quais são nossos direitos pessoais?
  • O que a legislação brasileira prevê em casos de violência?
  • Quando a violência ocorre no esporte, o que poderá ocorrer com a torcida organizada? E se esta violência estiver associada a um movimento comunitário? A um movimento de manifestação de estudantes?
  • Como a sociologia explica a violência?
  • A história da humanidade está permeada pela violência, analisando os mais diversos fatos históricos podemos chegar a que conclusões sobre o seu efeito?
  • O quê fazer para acabar com a violência dentro e fora dos estádio?

PROBLEMATIZAÇÃO

Diante das questões levantadas e discutidas com a turma, sugerimos a você Professor que em parceria com seus alunos elejam os temas do cotidiano de sua comunidade para incorporar esta discussão tão importante, que envolve valores humanos que estão sendo construídos em nossa vida.

Selecione imagens, vídeos, sons, de preferência que os estudantes tenham algum conhecimento ou seja de sua comunidade para a discussão. Sugerimos:

undefined

GLOBO.COM Disponível em: http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,33359348-EX,00.jpg acesso em: 08/12/2009.

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Parece convencional, mas seguir regra é legal!

Legal porque?

- Se ouve pessoas que pensaram na regra e a colocaram em prática, certamente isto tem o seu valor e significado que é procedente.

- Sem regras todos podem querer definir a sua regra como a melhor regra, sem discutir e colaborar e, portanto, cada um se considerará o dono do mundo.

- Só podemos realmente seguir ajustes ou mudar algo quando nós entendemos,  executamos e quando estiver implantado dentro do que se pretendia: tudo tem seu tempo de "decantação".

- As regras também fazem as coisas darem certo.

Vamos assistir a animação:

Piquenique legal

Piquenique legal

Objetivo: Fazer com que os alunos entendam sobre a importância das leis e regras na vida em sociedade

Descrição: Esta historinha introduz de forma divertida as noções de regras e de leis, utilizando o exemplo do jogo de futebol. A animação faz parte de um conjunto de histórias que explicam para a criança a importância das leis para se conviver em sociedade

Autor: Plenarinho

Link para a ficha técnica: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fi chaTecnica.html?id=184 94

Roteiro de discussão:

1 A animação se refere a que tema?

2 O que ocorreu na histórica?

3  Qual foi o tema da discussão?

4 Quem tinha razão?

5 De que lado você ficaria?

6 Qual foi a moral da história?

Na escola, durante processos de socialização, a criança tem a oportunidade de desenvolver a sua identidade e autonomia. Interagindo com o colegas se dá a interação de laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos. Isso poderá contribuir para o reconhecimento do outro e para a constatação das diferenças entre as pessoas; diferenças essas que podem ser aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.

Cidadania em construção [Esporte na escola]

Link para a ficha técnica: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18383

Objetivo

Mostrar a importância que o esporte tem para desenvolver a cidadania e a interação entre as pessoas.

Descrição

Programa da série Esporte na Escola que aborda os deveres e direitos garantidos pela Constituição Federal do Brasil, dentre estes, o direito ao esporte, pois a prática esportiva é uma questão de cidadania. Informa os benefícios que o esporte traz às crianças, como: noção de coletividade, aceitar e conviver com as diferenças, além de participar em comunidade. Entrevista com o atleta de vôlei Paulão que discorre sobre a importância do esporte para o desenvolvimento humano. É apresentada uma atividade para crianças que desenvolve o domínio do corpo, lateralidade e tempo de reação, além de trabalhar a questão de cidadania.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO:

1. O que é cidadania?

2. Em uma partida de futebol nós como torcedores o que devemos fazer para exercer a cidadania?

3. A Constituição garante a todos o direito ao Esporte, em relação a violência dentro dos estádios o que deveria ser feito?

4. Quem deveria ser penalizado pela violência que vem ocorrendo nos estádios?

O esporte é uma forma de entretenimento entre as pessoas, mas os últimos acontecimentos nos mostram que a cada dia esse entretenimento está se transformando numa forma de agressão ao próximo.

Apresente aos alunos o vídeo a seguir:

YOUTUBE.COM Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Y4SCeNqUn8s acesso em 09/12/2009.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO:

1. Até que ponto um torcedor furioso é capaz de chegar?

2. Quais atitudes as autoridades poderiam tomar para acabar com esse tipo de violência?

3. Será que a punição deveria ser tomada contra o time para quem sabe assim afetar a torcida?

3. De onde surge tanta violência?

A violência no esporte é uma das faces da violência cotidiana na sociedade. O esporte que, em tese, deveria ser a sublimação da violência passou a ser a própria forma de manifestação desse fenômeno da violência. Os estádios passaram a ser mais conhecidos como espaço de violência, que palco de acontecimentos esportivos. Como reverter tal quadro?

ATIVIDADE 1

Com base no texto acima peça para que os alunos redijam um texto sobre "O que fazer para acabar com a violência que está cada dia mais tomando conta do futebol e na vida do brasileiro".

Após a produção de textos, converse com os alunos sobre o que cada um escreveu, peça para que cada um defenda seu ponto de vista. Sugerimos que o texto seja motivo de uma discussão em um blog da turma.

CATARSE

Novas leis. Será necessário? Mais ousadia? Mais criatividade? O que se quer da polícia? O que se espera da família? Da mídia? Dos clubes? Da escola? Da federação? Da própria sociedade?

O que se quer é o fim do medo. É poder torcer, vibar, inconformar-se, sem ser punido pela cruel lógica de não ser da mesma torcida do agressor potencial. O que se quer é poder sair do estádio, rindo ou sofrendo conforme conforme o resultado, sem a agonia de fugir da violência anônima, vestida de "gang" uniformizada.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Após a realização das atividades propostas, dividir a turma em grupos para que estes confeccionem cartazes e folders para que possam ser fixados e distribuídos aos alunos.

O tema principal será: BASTA DE TANTA VIOLÊNCIA NO FUTEBOL!

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Piquenique legal Animação/simulação
Cidadania em construção [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

EDUCACAOFISICA.ORG Disponível em: http://educacaofisica.org/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=273&Itemid=27 acesso em: 09/12/2009. Artigo de Manuel Alves Filho.

Avaliação

Através da participação individual e em grupo na realização das atividades propostas e pela criatividade na produção da atividade final.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.