29/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Motivação/introdução
Um pêndulo pode ser descrito como qualquer corpo capaz de oscilar, normalmente é composto por uma massa e um fio inextensível, ele pode ser simples, ou composto. Os pêndulos são utilizados desde a antiguidade como instrumento pra estudo de fenômenos físicos.
Na Sala de aula (20 min.)
Nesta aula estudaremos o pendulo simples e vamos descobrir como determinar a aceleração da gravidade utilizando um pendulo construído com materiais simples e de fácil aquisição.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bb/Pendulo.png
Um pêndulo simples é composto por uma massa que oscila, conectada a um fio inextensível, até hoje são utilizados em relógios, chamados relógios de pendulo, em que a oscilação serve como parâmetro para marcação do tempo. O período de um pên dulo independe da massa do corpo suspenso, algebricamente, o período do pendulo é dados por:
T = 2. π .L/g ½
Sendo “L” o comprimento do fio.
Através dessa característica dos pêndulos, é possível utilizar o pendulo para a medição da aceleração da gravidade local.
Atividade em sala de aula( 20 min.)
Nesta aula vamos realizar uma atividade utilizando pêndulos, vamos determinar a aceleração da gravidade local utilizando um pendulo simples e a equação para o período do pendulo simples.
Peça aos alunos para organizarem em equipes com três participantes para realizar a atividade.
O pêndulo pode ser construído utilizando um pedaço de linha de costura amarrado a uma borracha.
O fio pode ser preso em uma mesa, peça para os alunos soltarem o fio aproximadamente a 5 graus da posição de equilíbrio do pendulo, um transferidor pode ser utilizado para marcar essa posição.
Imagem produzida pelo autor
Anote o comprimento do fio, e peça para os alunos marcarem o tempo, utilizando um cromômero ou relógio, de 10 oscilações do pendulo feito com a borracha, para obter uma média do período e diminuir possíveis erros devido a medições.
Com a informação do comprimento do fio, do tempo da oscilação do pendulo, podemos calcular a aceleração da gravidade local.
Isolando o valor de g na equação do período do pendulo, obteremos a seguinte equação:
g = 4π2L/T2
Discuta o resultado com os alunos, comparando o valor encontrado com o valor utilizado nos livros, se a discordância com o valor obtido teoricamente foi grande, como poderíamos conseg uir uma melhor aproximação? Peça um relatório aos alunos com os resultados e conclusões.
Atividade no laboratório de informática. (30 min.)
Para a compreensão e visualização desse fenômeno, vamos utilizar um objeto de aprendizagem que permite visualizar esse fenômeno físico utilizando um pendulo virtual, o nome do objeto é “Laboratório de Pêndulos”, com ele, podemos simular um pendulo oscilando, escolhendo o comprimento do fio, e a amplitude de oscilação, o simulador informa qual será o período da oscilação.
Imagem da simulação
Para aumentar o comprimento do fio, basta arrastar com o mouse a massa do pêndulo para a posição desejada, e soltar em um ângulo escolhido.
A simulação oferece informações sobre informações sobre pêndulos, como as equações utilizadas e explicações sobre a teoria envolvida, basta clicar na palavra em negrito.
Formulário de avaliação
Nome | Tipo |
---|---|
Laboratório de Pêndulos | Animação/simulação |
http://www.scite.pro.br/tudo/pmd.php?cod=_pmd2005_0803
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bb/Pendulo.png
Cinco estrelas 1 calificaciones
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29/02/2012
Cinco estrelasmt legal bem facil d verificar