16/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Construir brinquedos com materiais de sucatas desenvolvendo valores aliados ao desenvolvimento sustentável;
- Desenvolver a coordenação fina para a construção dos materiais utilizados na aula;
- Vivenciar o jogo de peteca realizando o movimento de rebatida;
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Nesta aula, o professor começará explicando a existência da peteca, mostrando sua origem e suas formas. Em seguida, distribuirá um folha de TNT com aproximadamente 50cm x 50cm e 2 folhas de jornal.
Os alunos amassarão as folhas de jornal e colocarão no meio do TNT. Depois de colocado o jornal no TNT, todos envolverão o jornal com o TNT, puxando suas pontas para cima. Em seqüência os alunos torcerão o TNT para que o jornal fique bem firme e será colocada uma fita crepe para prender.
Dica: Colocar o nome dos alunos nas petecas construídos para identificar os donos.
Depois de construído a peteca, os alunos brincarão livremente pela quadra sendo estimulados a fazer a rebatida de diferentes maneiras: mão direita, mão esquerda, por cima da cabeça, na altura da cintura, etc. Para finalizar a aula será realizado um jogo, com a turma dividida em duas equipes, uma equipe em cada metade da quadra, e todos com suas petecas na mão. Em seguida o professor fará círculos com giz nos dois campos, cada círculo terá uma pontuação determinada pelo professor. O objetivo do jogo será acertar os círculos do time adversário, e no final o time que acumular mais ponto será o vencedor.
Dica: Neste jogo, poderão ser feitas várias rodadas com as variações da atividade anterior: só podendo lançar com a mão direita, mão esquerda, por cima da cabeça, na altura da cintura, etc.
E para finalizar a aula, o professor reunirá a turma e realizará uma avaliação da aula.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca
http://www.terrabrasileira.net/folclore/manifesto/jogos/j-peteca.html
No final da aula, o professor irá pergunta para os alunos se eles tiveram alguma dificuldade na construção da peteca, e qual das maneiras a rebatida foi mais eficiente: realizando o giro, com apenas uma das mãos, ou com as duas mãos.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/02/2015
Quatro estrelasAchei ótima esta atividade! Simples, mas rica na prática de conteúdos a serem trabalhados com os alunos. No meu caso, vou aplicar na Educação Especial e tenho certeza de que meus alunos irão adorar... Obrigada.
18/08/2013
Cinco estrelasOlá professores, Sou professora de educação física e achei muito interessante achar um portal que tem de maneira bem básica o desenvolvimento de uma aula com peteca. Faço pós na Estácio em educação física escolar e encontrei dentro do planejamento de vocês o procedimento de antes de aplicar e apresentar o esporte e jogo PETECA o professor falar sobre o histórico do brinquedo.Parabéns!!! Cláudia Monteiro
09/11/2012
Cinco estrelasadorei, estava procurando um brinquedo para confeccionar coletivamente no dia da minha oficina na unidade escolar onde trabalho com maternal dois e encotrei vou fazer !!!!!!!.....
16/05/2011
Cinco estrelasBem criativo e divertido.
24/03/2010
Três estrelasA peteca é mesmo fascinante, a criançada se apaixona!!!!!!!!amei!!!!!!!!!