20/01/2010
José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
O aluno poderá perceber e experimentar:
Ë interessante que anteriormente experimente atividades que contenham elementos que envolvam o movimento ritmado, a cadência dentro das músicas e a vivência (individual) na dança dentro de ritmos diversos.
1º Momento – Iniciar a aula com uma breve explanação acerca da dança de salão e o ritmo bolero:
A dança de salão pode ser considerada uma alternativa divertida de lazer e de atividade física para aqueles que querem trabalhar o corpo de maneira prazerosa. Ela proporciona maior flexibilidade, equilíbrio, leveza de movimentos, descontração e liberação das tensões, além de harmonizar os músculos, as articulações, e trabalhar o sistema cardio-respiratório e cardiovascular. Sociabiliza, desinibe e aproxima as pessoas.
A dança de salão é composta por vários ritmos. Os principais são: samba, rock (foxtrote/soltinho), salsa, tango, valsa, forró, bolero, mambo, chá-chá-chá, merengue. Muitos destes ritmos são originários da região do Caribe, mais precisamente de Cuba, como o bolero, o mambo e o chá-chá-chá. Foram popularizados nos anos 50, começando pelos EUA, e daí espalhando-se por todo o mundo.
Dança de Salão se dança aos pares, com passos normalmente espelhados e exige sincronia, sintonia, postura e ritmo. Três pontos são muito importantes para se dançar a dois em qualquer estilo: O ritmo, a transferência de peso e o comando. As atividades a seguir vão trabalhar um pouco esses pontos.
Existem hoje, em vários países, competições de dança de salão, na qual podemos destacar a Austrália, onde é amplamente praticada. Nas Olimpíadas de Sidney, os australianos queriam introduzir como modalidade olímpica, entretanto, foi aprovada somente como exibição.
Atividade 01: Trabalhando a transferência de peso e o ritmo
Entende-se por “transferência de peso” o ato de jogar o peso do corpo de uma perna para outra visando o movimentar o próprio corpo, provocar o deslocamento do p arceiro ou marcar temp os no m esmo lugar.
Sugiro para um maior aprofundamento no tema e na atividade em questão que o professor veja às aulas de autoria de Wilson Vassallo Fagundes: “Explorando a cadência” e “Aliando som e movimento” em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9629 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9630).
Atividade 02: Trabalhando o comando
Sugiro para um maior aprofundamento no tema e na atividade em questão que o professor veja a aula de autoria de Wilson Vassallo Fagundes: “Seguindo seus passos” em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9632
2º Momento – Ritmo – Bolero
Esta dança, de origem latina, é romântica e sensual. No Brasil, foi influenciado pelo estilo de Fred Astaire e também pelo tango argentino. Normalmente iniciamos com esse estilo por se tratar um ritmo bem marcado com passos de fácil compreensão que auxiliam no aprendizado do comando, postura e sincronia dos passos. Podemos utilizar para dançar seus passos não só os boleros antigos, como também músicas mais lentas do tipo sertanejas e artistas internacionais como Elton Jhon, Mariah Carey e Toni Braxton.( No site que é recomendado em recursos complementares você encontra músicas para download e mais informações sobre o Bolero).
Atividade 03: Passo básico Frontal – Bolero
Técnica – Pés unidos, o movimento das pernas se inicia semelhante ao movimento de “um pêndulo de relógio”, ou seja, perna esquerda vai à frente e sem tirar à direita do chão (que funciona como a base do movimento) a mesma esquerda volta passando a direita. Em seguida é a vez da perna direita iniciar um trabalho semelhante, ela vai atrás, passando a esquerda (que agora é a base) retornando em seguida ficando na posição que se encontrava ao iniciar o movimento (à frente da esquerda). Assim os movimentos se repetem sempre com as pernas separadas passando uma pela outra. Esquerda sempre vai terminar a frente para voltar, e direita sempre vai terminar atrás para voltar. Ao trocar de funções (esquerda/direita) faz uma breve pausa (com as pernas separadas) de acordo com o ritmo da música.
Atividade 04: Básico dançado a dois
A partir da reflexão sobre os pontos acima, deixar que os pares vivenciem o movimento a dois (a princípio de mãos dadas, um de frente para o outro, e depois já na posição descrita no ite m um) dentro de músicas relacionadas ao estilo, em diversas cadências.
OBS: O vídeo que mostra o movimento ensinado pode ser encontrado no endereço:
http://www.portaldadanca.com/home.aspx
(Textos, vídeos e músicas).
(História da Dança de Salão no Brasil)
Discutir com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Quais as impressões acerca de movimentos espelhados? Quais são os elementos que dificultam o movimentar-se a dois? Foi difícil sincronizar o movimento com outra pessoa e associá-lo ao ritmo? Qual é a sensação de se comandar alguém? E de ser comandado? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades e do ritmo em questão?
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, expressividade, cumplicidade e consciência corporal durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
Cinco estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/09/2015
Cinco estrelasAdoro dançar! Aprendi muito com sua aula! Sou professora de Didática no Ensino Superior. Parabéns pela Didática e pelo Planejamento!
07/08/2013
Cinco estrelasComo a dança pra mim é primordial,e como estou cursando pedagogia na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL-UEMS-Unidade de Maracaju.Estou projetando um trabalho sobre dança de salão, para uma classe do quarto ano do ensino fundamental.e buscando artigos na INTERNET,encontrei esse que me chamou a atenção ,tanto é que vou referenciar no meu projeto,e servirá de guia. Parabéns à que teve essa brilhante ideia em colocar esse material.Esse artigo fala da dança do bolero,meu trabalho, é a vanera
18/10/2012
Cinco estrelasgostei muito de sua exlicação .sou professora de dança de salao.otimas dicas.
27/06/2012
Cinco estrelasmuito bem explicado, acho que até um aluno que nunca viu a dança na vida aprende com facilidade diante de tão bom detalhamento, parabéns.
06/11/2011
Cinco estrelasSou estudante de pedagogia, achei excelente esse trabalho com dança de salão . Parabéns.
14/10/2011
Cinco estrelasMuito bom, gostei realmente e irei utilizar as dicas!