Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


DIVERSIDADE: PATINHO FEIO PODE SER CISNE!

 

16/12/2009

Autor y Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Aprender a reconhecer e a respeitar as diferenças entre as pessoas.
2. Identificar as permanências e as transformações de jeitos de ser e de fazer as coisas.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Comentários para o professor: Professor, a história do “Patinho Feio” possibilita o pensar sobre vários aspectos da vida: a diversidade humana, o respeito mútuo, a exclusão, a rejeição, as permanências e as transformações, as superações, o desenvolvimento pleno das potencialidades humanas – transformar no melhor que podemos ser! Por estas razões, ela foi escolhida como tema motivador desta aula!

Momentos da aula:

1° Momento: O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se conhecem a história do “Patinho Feio”. Se conhecerem, solicitar que a contem, só para rememorar. Caso contrário, o professor poderá escolher um aluno para fazer a leitura da mesma em voz alta. Outra possibilidade é levar os alunos até o Laboratório de Informática da escola para assistirem ao vídeo de contação desta história, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=g7L_mtro1as

Patinho Feio

Em seguida, os alunos deverão expressar livremente sobre o que pensam, o que sentem e o que conseguiram perceber em relação à trama desenvolvida na história.

2° Momento: Dando continuidade, o professor deverá propor aos alunos um exercício reflexivo sobre algo ou alguma passagem em suas vidas que guarda relações de semelhança com a história clássica vivida pelo “Patinho Feio”: momentos em que se sentiram diferentes dos outros e que, por isso, foram rejeitados ou excluídos do grupo. Nesses momentos, como se sentiram? Em outros, como foi rejeitar ou mesmo excluir alguém do grupo? Como pensam que estas pessoas se sentiram? Momentos em que se esforçaram e superaram as suas dificuldades, transformando seus jeitos de ser e de fazer as coisas. Como se sentiram? (Professor, a sua atitude deverá ser de escuta da fala dos alunos, fazendo apenas intervenções para garantir que a fala de todos seja respeitada. Esta é uma experiência única, que possibilita diagnosticar os possíveis “problemas” de aprendizagem e aqueles que interferem na convivência diária entre os alunos e a reconhecer as tentativas de mudança de cada um).

3º Momento: Prosseguindo, o professor deverá solicitar aos alunos uma atividade individual, intitulada: “PATINHO FEIO PODE SER CISNE!” Neste trabalho, cada um fará uma representação gráfica - desenho, pintura, colagem de gravuras, dobradura e outros - das conquistas, dos êxitos, do desenvolvimento pleno das potencialidades, enfim, de tudo aquilo que cada um tem procurado transformar em sua vida, dando o melhor de si! Para isto, o professor deverá fornecer todo o material necessário para os alunos: papéis de texturas e cores variadas, canetinhas hidrocor, giz de cera, tintas de diversas cores, pincéis, revistas, tesouras, cola. (Professor, é importante auxiliar as crianças na identificação destas mudanças, por exemplo: se o seu aluno não sabia ler ou não lia com fluência e agora o faz, a leitura é uma vitória para ele! Se não sabia jogar futebol e agora consegue jogar, também essa é uma experiência exitosa! Se só brigava/batia nos colegas para conseguir o que queria e agora conversa e negocia as idéias, essa também é uma grande conquista! Se não sabia resolver problemas e desafios lógico-matemáticos, andar de bicicleta, escalar, pular corda e agora já consegue, essas são transformações muito importantes em suas vidas!).

Concluída a atividade, forma-se uma grande roda para que todos socializem seus trabalhos. Em seguida, estas produções dos alunos deverão ser colocadas em um painel da sala de aula.

Recursos Complementares

Professor, o vídeo: “Popeye: O Patinho Feio” é um recurso muito interessante e divertido para a sua aula! Para assisti-lo, é só acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=jas7tTypCI0

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade dos alunos de estabelecer relações entre a história do “Patinho Feio” e episódios vivenciados por eles. Envolvimento e participação no trabalho de representação gráfica sobre as transformações ocorridas na vida de cada aluno.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • lucileide, COLÉGIO ESTADUAL ERNESTO BARROS. , Tocantins - dijo:
    lucileide.tassia01@hotmail.com

    25/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei seu plano, copie e dei a mesma aula os alunoS adoraram. PARABÉNS E OBRIGADA!! CONTINUE CONTRIBUINDO CONOSCO . BJOS!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.