25/02/2009
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
A reforma ortográfica da Língua Portuguesa entrou em vigor em 2009 visando a unificação da escrita desse idioma nos oito países que o utilizam, conservando as variadas pronúncias.
O Portal do Professor disponibiliza um documentário denominado "Língua", episódio do Programa "Além Mar", que possibilita discutir a pluralidade cultural que envolve países que usam a Língua Portuguesa e disparar uma discussão sobre a Reforma Ortográfica.
Introduza o assunto levantando questões tais como:
• Quantos e quais países falam português?
• Quais as diferenças básicas da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal?
Exiba o documentário disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/812/lingua.wmv a seu alunos.
Organize os alunos em trios e proponha que discutam semelhanças e diferenças da Língua Portuguesa falada e escrita no Brasil e a Língua Portuguesa de outros países, provocando a reflexão sobre foram constituindo-se ao longo do tempo. Para isso é importante resgatar as influências da Língua Portuguesa no Brasil: as línguas faladas pelos indígenas, as línguas faladas pelos negros que vieram escravizados e as línguas faladas pelos imigrantes... Você pode encontrar referências sobre o tema em http://cvc.instituto-camoes.pt/hlp/hlpbrasil/index.html . Provoque-os a pensar em palavras que tenham essas influências.
Peça para que definam em cada grupo quem irá sintetizar as idéias discutidas para o restante da turma.
Em seguida, organize os alunos em um círculo e promova a socialização de opiniões. Faça intervenções durante os comentários, levantando dúvidas de forma que os alunos ponham em jogo tudo o que sabem e despertem o desejo de saberem mais. Introduza, nesse contexto, a proposta de procurarem escolas em países que falam a Língua Portuguesa para trocarem e-mails com alunos de lá. Pesquisem endereços eletrônicos de escolas desses países em trios e enviem um e-mail propondo o intercâmbio cultural entre alunos. O site do Mistério da Educação de Portugal, por exemplo, disponibiliza informações sobre as escolas: http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//roteiro.min-edu.pt/ e em http://joaoxms.sites.uol.com.br/port-angola-br.htm. Elabore um texto com a turma toda, apresentando os objetivos do intercâmbio e enviem para as escolas selecionadas.
Enquanto aguardam o retorno das escolas, promova uma discussão sobre a Reforma Ortográfica: o que já sabem sobre essa reforma? Quais as principais mudanças? Quais as vantagens da reforma? Proponha que cada trio consulte diferentes fontes sobre o assunto e elaborem um manual sobre o tema. Durante a elaboração desse manual , faça intervenções para que não ocorram equívocos.
Ofereça aos alunos alguns links:
http://www.atica.com.br/novaortografia/index_.htm
http://educacao.uol.com.br/portugues/acordoortografico.jhtm
http://www.abril.com.br/arquivo/acordo_ortografico.pdf
http://www.abril.com.br/acordo-ortografico/
Os pontos que gerarem mais dúvidas, leve para discussão com a turma toda.
Ao estabelecerem a parceria com alguma escola de países que falam a Língua Portuguesa, organize os alunos para a troca de e-mails: combinem, por exemplo, um leque possível de assuntos, tais como, discussão de interesses, tradições, a realidade econômica, política e social dos países, expectativas dos jovens, gírias em comum , Incentivando a troca de impressões sobre os países.
Peça que cada aluno traga para discussão com seu trio o texto recebido para observarem as diferenças na escrita, a escolha de vocabulário, pontuação, acentuação, verbos utilizados, etc., considerando as características dos textos em e-mail.
Organize uma discussão com a turma toda para troca de experiências e impressões, bem como para a organização de todo o conhecimento construído.
Nome | Tipo |
---|---|
Língua | Vídeo |
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/04/2010
Quatro estrelasEste site e muito interesante para o futuro do país, pois os alunos ficarão mais atento com a reforma ortografica.
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente! Que aula maravilhosa! Vou adotá-la.
24/03/2010
Quatro estrelasPARABÉNS pelo dinamismo em promover com os alunos um intercâmbio entre outors alunos através dos e-mail, de modo a possibilitar entre eles o conhecimento dos diversos dialetos existes entre os países de Língua Portuguesa.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante esse plano de aula pois o mesmo está muito bem elaborado e atrativo aos alunos devido ao intercâmbio com outras pessoas através de e-mail
24/03/2010
Cinco estrelasAchei super interessante este planejamento. Continue postando mais. Isso contribui mto para nós.
24/03/2010
Quatro estrelassua aula é ótima vou utiliza-la para minha turma aumentar o seu conhecimento e melhorar em aprendizagem.