Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


NATAL, um tema e dois gêneros: texto expositivo e cartões sociais

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

OBJETIVOS

   Oportunizar aos alunos:
• Ampliarem seus saberes linguísticos para o pleno exercício da cidadania, através da leitura e escrita de textos expositivos e de cartões sociais.
• Informarem-se sobre o significado dos símbolos natalinos.
• Estabelecerem relações sociais interpessoais com os colegas de classe.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


PRÉ-REQUISITOS

      Os alunos deverão estar alfabetizados e inseridos no processo de letramento.
Se eles ainda não souberem escrever um cartão social, será uma ótima oportunidade para ensinar-lhes.

Estratégias e recursos da aula

JUSTIFICATIVA

     O trabalho com sequências didáticas, quando pautadas por temas prazerosos, coerentes com a realidade dos educandos, propicia aos mesmos uma aprendizagem ativa e globalizada e uma leitura dos textos socialmente veiculados, abrindo-lhes janelas para a participação plena do mundo letrado. Por outro lado, houve o despertar da escola para a necessidade de se ensinar sistematicamente os gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa. Esse movimento se justifica plenamente, a partir da afirmativa de que “todo texto se organiza dentro de um gênero, sendo que o gênero abriga as intenções comunicativas que, por sua vez, geram os usos sociais.”

ATIVIDADES

1ª etapa

a) A professora promoverá uma reflexão crítica sobre o Natal e seu significado, os verdadeiros protagonistas dessa festa, o aspecto comercial que dominou o consciente coletivo .
b) Depois, questionará seus alunos sobre outros símbolos que também representam o Natal, deixando que eles exponham seus conhecimentos prévios e troquem informações.
c) Em seguida, distribuirá aos alunos um texto expositivo, contendo os principais símbolos natalinos e seus significados, solicitando-lhes que o leiam em silêncio.



      Segundo a tradição católica, o presépio foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII. Com a permissão do Papa, São Francisco montou um presépio de palha que representava o ambiente do nascimento de Jesus, com pessoas e animais reais e não bonecos. Neste cenário foi celebrada a missa de Natal e o sucesso foi tamanho que rapidamente se estendeu por toda a Itália.

      Anjos cantores anunciam uma boa notícia: "Glória no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade". Anjos foram os mensageiros que  surgiram nos céus para confirmar o nascimento do filho de Deus. Pela melodia que cantam anunciam um novo tempo. As  canções natalinas  são cantadas até hoje nas vésperas de Natal.

      Na ponta da árvore de Natal e, muitas vezes, sobre o presépio se coloca a Estrela de Belém. Simboliza a estrela que guiou os magos e sábios do Oriente até o lugar do nascimento do Menino Jesus. A Estrela possui quatro pontas e uma cauda luminosa, como um cometa.

      Os Reis  magos foram sábios que vieram do Oriente para visitar o Menino Jesus que hav ia acabado de nascer. Algumas lendas dizem que eles vieram da Pérsia e se chamavam: Baltazar, Belquior e Gaspar. Eles trouxeram ouro, incenso e mirra como presentes  para o Menino Jesus.

     A árvore nata lina é simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas  coloridas e, para os cristãos, ela reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.

     Uma a lenda conta que havia três árvores próximas aos presépios: uma oliveira, uma tamareira e um pinheirinho, que desejavam homenagear o recém-nascido. A oliveira ofereceu suas azeitonas, e a tamareira suas tâmaras, mas o pinheirinho não tinha nada a ofertar. Lá do alto, as estrela s desceram do céu e po usaram sobre os galhos do pinheirinho, oferecendo-se como presente.

   


      Em muitos países, se faz com ramos de pinheiro um a coroa ou guirlanda com quatro velas para esperar a chegada do Menino Jesus. Cada vela tem um significado especial de acordo com o catolicismo.

        

      Acender velas nos lembra que o Natal é a festa da luz, porque nasceu Jes us Cristo. Na chama da vela estão present es todas as forças da natureza.  Para os cristãos, as velas simbolizam a fé, o amor e a vida.


    

      As renas carregam sinos que anunciam o nascimento de Jesus. O sino lembra o tempo em que a igreja chamava os cristãos para as funções na igreja com seus toques que podiam ser alegres ou tristes.

http://ilove.terra.com.br/lili/PALAVRASESENTIMENTOS/natal_simbolos.asp

d) Exploração oral do texto:
* Dos símbolos apresentados, quais você já conhecia?

* Quem pode explicar para todos nós o significado dos seguintes símbolos de Natal: sino, vela, guirlanda, árvore de Natal, Reis Magos, Estrela de Balém, canções natalinas e presépio? (Alunos diferentes farão as explicações).
e) Leitura oral: os alunos se apresentarão à frente da classe e farão uma leitura oral bem caprichada.

2ª etapa

 a) A professora combinará com os alunos a confecção de cartões para os colegas. Estes serão criados primeiramente no rascunho e, depois de corrigidos pela professora, serão passados a limpo e ilustrados com os símbolos natalinos de sua preferência. Só não poderão ser usados como ilustração o papai Noel e a árvore de Natal, o que os levará a perceberem outras opções.
b) A escolha dos destinatários será definida por sorteio do tipo “amigo-oculto”, para que nenhum aluno tenha o dissabor de não ser contemplado com um cartãozinho.
c) Os cartões serão entregues em um evento solene, no qual o remetente descreverá seu destinatário para que todos descubram quem ele é.


3ª etapa

a) A professora repetirá o processo de escrita de cartões, oportunizando aos destinatários o agradecimento e a retribuição das mensagens recebidas. Esses poderão ficar decorando o mural da sala até o último dia de aula, causando expectativa nos alunos.


Avaliação


AVALIAÇÃO

Durante a realização das atividades, a professora auxiliará seus alunos e observará se:
• Compreenderam o texto informativo;
• Leram com fluência à frente da classe;
• Envolveram-se de maneira prazerosa nas atividades;
• Tiveram uma atitude educada na troca de cartões, mesmo quando o seu interlocutor não era alguém do seu ciclo de amizades;
• Fez um trabalho criativo.
• Escreveu bem o gênero “cartões sociais”.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • JANINE NASS BRUHN, Jardim de Infância Cantinho de Luz , Santa Catarina - dijo:
    janine.nass_jana@yahoo.com.br

    25/10/2011

    Quatro estrelas

    Adorei o trabalho! Me ajudou na fundamentação e elaboração do Projeto de trabalho na escola.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.