10/12/2009
Maria Cristina Tavela Weitzel
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
O objetivo é compreender as características do gênero cartum: as estratégias, os traços, os personagens. Além disso, apresentar a biografia de um dos maiores cartunistas do Brasil, contextualizar os cartuns e introduzir alguns elementos sobre a ditadura visando ampliar a formação cultural dos alunos.
Aulas elaboradas para alunos do 9° ano, pressupondo algum amadurecimento com relação ao gosto por discussão política, além de alguma percepção quanto à compreensão de intertextualidades.
Primeira etapa:
Professor inicie a conversa com os alunos retomando as ideias estudadass nas aulas sobre o gênero charge. Acesse as aulas “Lendo o mundo por meio de charges I e II”.
A partir de uma breve recapitulação sobre as principais características da charge, explique aos alunos que veremos outro gênero textual que se utiliza do humor: o cartum ( do inglês, cartoon). Apresente aos alunos os cartuns abaixo. Para tanto, utilize o retroprojetor ou data-show a fim de manter a nitidez das imagens.
Fonte: http://www.jhttp://www.juniao.com.br/weblog/archiv/CartumAids.jpguniao.com.br/weblog/archives/CartumAids.jpg
Professor: primeiramente pergunte aos alunos como podemos interpretar as ideias sugeridas pelo cartunista. Em seguida, explique-lhes que o cartum é uma espécie de anedota gráfica sobre o comportamento humano, pode usar apenas a linguagem não-verbal ou misturá-la com a verbal como veremos no próximo cartum.
Professor: após a observação atenta do cartum acima, chame a atenção dos alunos para o fato de que diferentemente dos personagens da charge, os do cartum são pessoas comuns anônimas. Destaque também que o cartum aborda situações que poderiam acontecer em qualquer tempo ou lugar.
Com base no segundo cartum apresentado, solicite aos alunos a produção de um parágrafo escrito para ser entregue à professora descrevendo o cartum. Para tanto, siga o roteiro proposto:
1) Descreva a cena:
a) Quem são e onde estão os personagens?
b) Qual é a resposta dos alunos diante da pergunta da professora?
2) Explique o humor do cartum.
Professor: corrija as atividades e devolva aos alunos para que eles possam apresentar os textos produzidos para toda a classe.
Segunda etapa:
Professor: explique aos alunos que o cartum é utilizado para fazer críticas muitas vezes à desigualdade social no país. Destaque também que usar os cartuns como veículo de crítica era marca registrada de Henfil, famoso cartunista mineiro que foi um dos mais engajados e respeitados do Brasil, nos anos 70.
Professor: apresente a personagem Graúna e o livro A Volta da Graúna em que o cartunista criticava a realidade política e social pela qual o país passava. Explique que a personagem Graúna era uma ave da caatinga que faz crítica mordaz a repressão imposta pela ditadura.
Capa e contra capa do livro A Volta da GraúnaProfessor: aproveite a imagem da Graúna para explicar aos alunos o significado da personagem.
Graúna é uma tira de cartuns do desenhista Henfil e era publicada através do jornal O Pasquim.
A tirinha falava sobre problemas políticos no Nordeste e seus personagens eram a Graúna, o Bode Orelana e o nordestino Zeferino. Através de sátiras e ironias Henfil criticava o governo brasileiro e sua forma de agir.
Graúna era uma espécie de voz ajuizada do grupo, e seu desenho era feito de forma simples e ligeira, traço econômico característico de seu autor: a avezinha mais parecia um ponto de exclamação, do qual saíam duas perninhas e os grandes olhos.
Nordestina típica e estereotipada, Graúna vivia com fome, além de sempre criticar o "Sul Maravilha" - sempre fazendo questionamentos políticos que seus companheiros nunca sabiam responder. Se não era alienada, Graúna entretanto estava tão envolvida em seus próprios problemas (como chocar os ovos), que não tinha como levar a termo suas revoltas.
Fazendo contraponto à ironia do bode Francisco Orelana, era sem dúvida o desenho mais marcante do cartunista, morto em 1988.
Fonte: http://pt.wikipedia.o rg/wiki/Gra%C3%BAna
Professor: antes de solicitar a leitura do texto disponível no endereço indicado abaixo, pergunte aos alunos qual era a situação política brasileira a partir de 1964. Em seguida, peça que os alunos leiam em voz alta o texto "A resistência pelo humor”.
A resistência pelo humor
Fonte: http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=materias&cod_materia=479
Terceira etapa:
Professor: após as discussões realizadas na etapa anterior, solicite aos alunos que observem a cartum abaixo e, em seguida, respondam às questões propostas:
Cartum "Que país este", de Henfil
Com base nas informações apresentadas no texto “A resistência pelo humor” e na análise do cartum "Que país este", de Henfil, responda às questões abaixo:
1) Relacione o título do cartum à mensagem do texto.
2) Aqui temos os textos verbal e não verbal combinados. Relacione os dois tipos de textos e explique o humor.
3) A expressão “ meter o pau no governo” possui duas leituras possíveis. Quais são essas duas leituras?
4) Que efeito de sentido o cartunista quer provocar no leitor, quando apresenta a interrogação “ Que país é este?
5) Qual a crítica presente no cartum?
Cartum para avaliação:
VII
Professor: solicite aos alunos a análise do cartum VII.
Com base no cartum apresentado, responda às questões propostas:
1) Quem são as personagens? A que contexto histórico-político elas pertencem?
2) Descreva resumidamente o cenário em que ocorre a conversa das personagens.
3) De acordo com a primeira cena, qual é o único alimento dos nordestinos?
4) Observando os acessórios da personagem que dialoga com a Graúna é possível reconhecer a que região do pais ela pertence? Por quê?
5) A Graúna uma ave muito esperta sempre ridicularizava o desenvolvimento do Sul Maravilha . Como podemos perceber isso no cartum?
6) Na última cena, como se dá o humor?
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/05/2012
Cinco estrelase muito bom
23/11/2011
Quatro estrelasgostei muito das charges, principalmente a o aedes egipt
12/10/2011
Cinco estrelasexcelente! Adorei!!!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula que eu estava à procura, farei apenas umas adaptações para trebalhar com "meus" alunos.