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Vírus - seres vivos ou não?

 

25/03/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Cristine de Azevedo Ribeiro
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno aprenderá a distinguir o que são os vírus, suas estruturas, como se reproduzem, características do genoma, interação com os seres vivos, e no caso do homem, as principais patologias de origem viral. Na aula também deverá ser abordado a discussão sobre a controvérsia de os vírus serem ou não vivos.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos de: - Genética molelular: o que são DNA e RNA, suas características e funções; - Citologia: morfologia e funcionamento das células e suas organelas; - Organização dos seres vivos: tipos de células e diferenças na organização de células eucariontes e procariontes; - Microbiologia: noções sobre microrganismos (em especial bactérias), formas de estudo e onde se encontram.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias:

Esta aula será essencialmente expositiva, dividida em dois momentos. Utilizará  também recursos educacionais como apoio.

A abordagem inicial sobre o tema poderá se desenvolver através de questionamentos aos alunos como:

  • O que são os vírus? Onde eles se encontram?
  • Eles se reproduzem? 
  • Como "pegamos" vírus? 

 
A partir das respostas será possível iniciar a exposição dos primeiros conceitos, como definição geral e estutura dos vírus, a ser feita com a ajuda de imagens e recursos educacionais para facilitar a visualização dos alunos. O professor deve procurar usar uma abordagem comparativa, lembrando quais as semelhanças e diferenças existentes entre os vírus e outros microrganismos (Para ajudar, pesquise sobre bactérias  na aula "A importância das bactérias para a vida", disponível no Portal). Nesta primeira parte da aula também devem ser apresentados os tópicos reprodução e origem dos vírus, encerrando com a interação dos mesmos com os seres vivos. 

 

Terminada a exposição dos principais conceitos, inicia-se a segunda parte da aula, em que os alunos participarão através de uma atividade, que consistirá em um breve debate sobre o dilema se os vírus são seres vivos ou não. Para tanto, os alunos serão divididos em alguns grupos e receberão uma folha, previamente preparada pelo professor, com as características básicas de todos os seres considerados vivos. Os alunos terão um tempo para ler, comparar tais características com as apresentadas para os vírus e discutir se devemos ou não considerar que os vírus são seres vivos. Este tempo não deve ser muito longo, para que depois os alunos possam expor suas opiniões e debater entre os grupos.

 

Por fim, com os alunos ainda em grupo, o professor pode entregar uma segunda atividade, em que os alunos receberão uma tabela com diversos tipos de patologias que ocorrem nos seres vivos e são causadas por microrganismos, para que pesquisem em casa quais delas são causadas por vírus e como ocorre o contágio. Cabe ao professor decidir se será uma atividade avaliativa, o que é sugerido e melhor desenvolvido no espaço "Avaliação" desta aula. 

 

Recursos de conteúdo expositivo:
  • Definição geral

Os vírus são seres diminutos, medindo cerca de 0,1µm de diâmetro, com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico. Basicamente são constituídos por ácido nucléico que pode ser o DNA ou o RNA, envolvido por um invólucro protéico denominado capsídeo, que além de proteger o material genético, combina-se quimicamente com receptores membranares das células parasitadas. Mais em: Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm

Um vírus é um pequeno aglomerado de moléculas e macromoléculas, de composição relativamente simples, que é capaz de se multiplicar (reproduzir) somente no interior de células vivas de animais, plantas ou bactérias. O nome vem do Latin e significa "veneno". Poucos anos antes de 1900, dois cientistas (o russo D.I. Ivanovsky e o alemão Beijerink) descobriram que uma doença comum às folhas do tabaco era transmitida por um "agente de infecção", hoje conhecido como "vírus mosaico do tabaco". Mais em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/virus.htm

  • Estrutura viral

Vírus tipicamente consistem de uma cápsula de proteína chamada capsídeo, que armazena e protege o material genético viral. O envelope, normalmente derivado da membrana celular do hospedeiro anterior, envolve o capsídeo em alguns vírus, enquanto noutros não existe, sendo o capsídeo a estrutura mais externa. Ele protege o genoma viral contido nele e também provém o mecanismo pelo qual o vírus invade seu próximo hospedeiro. Mais em: WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus

  •  Reprodução

Vírus não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira: eles não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade biossintética. Eles obviamente se reproduzem, mas diferentemente de células, que crescem, duplicam seu conteúdo para então dividir-se em duas células filhas, os vírus replicam-se através de uma estratégia completamente diferente: eles invadem células, o que causa a dissociação dos componentes da partícula viral; esses componentes então interagem com o aparato metabólico da célula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produção de mais vírus. Mais em: WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus

A reprodução envolve dois aspectos: a duplicação do material genético viral e a síntese das proteínas do capsídio. O vírus entra na célula hospedeira, inibe o funcionamento do material genético da célula infectada e passa a comandar as sínteses de proteína. Mais em: WebCiencia.comhttp://www.webciencia.com/11_34virus.htm

  • Origem

A origem dos vírus não é inteiramente clara, porém a explicação atualmente favorecida é que eles sejam derivados de seus próprios hospedeiros, originando-se de elementos transferíveis como plasmídeos ou transposons (elementos transponíveis, são segmentos de DNA que têm a capacidade de mover-se e replicar-se dentro de um determinado genoma). Mais em: WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus

  • Vírus e doenças

 O vírus invade uma célula e assume o comando, fazendo com que ela trabalhe quase que exclusivamente para produzir novos vírus. A infecção viral geralmente causa profundas alterações no metabolismo celular, podendo levar à morte das células afetadas. Os vírus causam doenças em plantas e animais (incluindo o homem). Mais em: WebCiencia.com - http://www.webciencia.com/11_34virus.htm

Recursos educacionais:

 1 - Apresenta os passos do processo de infecção de uma célula bacteriana por bacteriófagos


2 - Dependendo do nível de detalhamento a que se pretende chegar, pode ser utilizada  a animação disponível no site http://www.johnkyrk.com/virus.pt.html, que aborda brevemente o processo de infecção de célula pelos vírus, e em especial, o mecanismo do vírus do HIV. A animação é simples, porém exige o conhecimento prévio de alguns conceitos mais complexos de biologia molecular.


Imagens:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1525/imagens/virus-1.jpg

Tipos de vírus. Fonte: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/virus/virus-1.php

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1525/imagens/hiv_virus.jpg

Esquema do vírus HIV. Fonte: http://www.geocities.com/mpennafort/hiv_ciclo.html

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1525/imagens/hiv2.jpg

Propagação dos vírus com lise da célula hospedeira. Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1525/imagens/5135818_02_the_hiv_virus.gif

Como o HIV se reproduz. Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1357_biologia_aids/page2.shtml

 

 

 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo lítico Animação/simulação
Recursos Complementares
* Bibliografia recomendada: 1) Livros de microbiologia; 2) A História da Humanidade Contada Pelo Vírus - 1 grau - Stefan Cunha Ujvari. *Sites recomendados: Revista Super Interessante - http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111486.shtml; Revista Scientific American - http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/desaparecimento_misterioso_de_abelhas_esta_ligado_a_virus_raro.html. *Caso os alunos precisem de uma revisão sobre conceitos de genética ou citologia, o site http://www.johnkyrk.com/index.pt.html tem conteúdo em português sobre estes assuntos, trazendo animações simples para facilitar a compreensão e visualização. *Dependendo da disponibilidade de uso de computador fora do período escolar, podem ser recomendados aos alunos alguns vídeos encontrados facilmente no site You tube. Deve-se, no entanto, tomar cuidado com a qualidade e conteúdo dos vídeos, fazendo uma triagem prévia. A maioria dos vídeos trata do vírus do HIV, como este http://br.youtube.com/watch?v=ZeyEYymuacg, que traz uma bela animação, porém não é tão auto-explicativo, sendo bom talvez para uma aula em sala.
Avaliação
A avaliação deste tema pode ser feita através de um trabalho em grupo que envolva a pesquisa dos principais tipos de vírus que infectam os seres vivos, características da patologia, forma de contágio, etc. Dependendo da disponibilidade de tempo e do cronograma da escola, sugiro que a atividade seja ainda mais elaborada e envolva a criação de projetos que sejam apresentados em um ciclo de seminários para diversas turmas da escola, como uma campanha de conscientização, abordando os principais vírus prejudiciais para o ser humano e as doenças desenvolvidas, como dengue, AIDS, hepatite, etc. O projeto deve incluir a pesquisa teórica sobre o vírus e as estratégias que o grupo irá utilizar como o uso de cartazes, panfletos ou materiais diversos. A nota poderá ser dada a critério do professor, apenas avaliando a pesquisa e o projeto, ou todo o resultado final.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 16 calificaciones

  • Cinco estrelas 13/16 - 81,25%
  • Quatro estrelas 3/16 - 18,75%
  • Três estrelas 0/16 - 0%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

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Opiniones

  • Alexandre Viana, CEM 01 do Riacho Fundo I , Distrito Federal - dijo:
    avas.viana@gmail.com

    16/04/2013

    Cinco estrelas

    Gostei das animações.


  • luís Eduardo, não sei o q é isso! , Minas Gerais - dijo:
    luisedu.dudu@hotmail.com

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    excelente mesmo!!! adoro esse site, só pesquiso nele... parabéns!!!


  • Eduardo de Souza Alves, Uni-anhanguera , Goiás - dijo:
    dudu-alves28@hotmail.com

    17/01/2012

    Cinco estrelas

    ò material disponível e as dicas de elaboração de aula são muito bons, e contribui muito para nós professores que estamos começndo nossa carreira docente agora, parabéns!


  • Adriane Zagonel, UEPG , Paraná - dijo:
    dri_morrison@hotmail.com

    19/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante. Sou acadêmica ainda e usei parte deste material para um seminário sobre aula expositiva.


  • nancy Bezerrz, Colegio Estadual Dr. Carlos Firpo , Sergipe - dijo:
    nancyboliveira@hotmail.com

    24/02/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula! E a primeira vez que pesquiso neste endereço e estou muito satisfeita. Parabens


  • Raimundo Nonato de Araújo Silva, E M E I F ANTONIO GONZAGA BARROS , Pará - dijo:
    mundicoitb@hotmail.com

    28/11/2010

    Cinco estrelas

    um trabalho excelente. parabens.


  • Vanci Vandier, EEEFM São José Operário , Paraíba - dijo:
    vanci2006@hotmail.com

    17/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula. Trabalho em uma escola sem muitos recursos, mas estou sempre tentando inovar nas aulas de Biologia, este assunto tratado dessa forma com certeza ajuda bstante o entendimento dos alunos.


  • Felipe Antunes de Oliveira, Cursinho UFSCar , São Paulo - dijo:
    feantunes_bio05@yahoo.com.br

    13/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa aula. Estava com algumas dúvidas de como proceder, em que ordem trabalhar os assuntos. O Portal me deu uma baita força!


  • Rozauro de Souza Passos, EMEF Maria Ramalhete , Espírito Santo - dijo:
    rozauro@pop.com.br

    08/09/2010

    Cinco estrelas

    Abordagem simples, curiosa, desperta a atenção e o interesse pelo assunto, mostrando suscintamente os aspectos gerais e fundamentais para que o aluno desenvolva sua opinião crítica a respeito do questionamento inicial. Aula Excelente com recursos e indicações de sites e dvd, associando o aspecto expositivo com as multimídias.


  • DOLGLAS, h1n1 , Rondônia - dijo:
    dolglasjuvino26@gmail.com.br

    11/05/2010

    Cinco estrelas

    muito legal


  • vilma alencar, UNEB , Bahia - dijo:
    vilma.alencar@hotmail.com

    04/04/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa a aula. Encontrei fazendo uma pesquisa para dar uma aula na Universidade ( como uma uma estagiária para "alunos" de 5° ano) (simulação de aula). Foi muito bom, eu e minha equipe vamos falar da gripe suina. Influenza H1N1.


  • Crizane M D Fontes, CEDERJ , Rio de Janeiro - dijo:
    criz1989@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Na minha opinião a exploração de conteúdo está boa, pois não está aquela aula imensa, que cansa qualquer aluno de ficar lendo e ao mesmo tempo aborda as principais características dos vírus e seus assuntos mais importantes. Porém para a adequadação ao nível de ensino, eu achei que há linguagens muito complexas. Quanto aos recursos didáticos achei muito legal a utilização das imagens e animações para que os alunos possam visualizar melhor o assunto. A escolha para aula expositiva foi excelente.


  • zulaide, educação , Santa Catarina - dijo:
    zulaidea@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei, muito...


  • Anabelle Batista, Universidade Federal da Paraíba , Paraíba - dijo:
    bellecamarotti@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    as imagens e teoria estão ótimos


  • Veridiana Silveira de Andrade, CEDERJ - POLO TRÊS RIOS , Rio de Janeiro - dijo:
    veri.bio08@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula está excelente,o conteúdo abrange os pontos princípais,as ilustrações apresentadas são uma otima ideia,tornando a aula mais dinâmica,prendendo a atenção do aluno,fazendo com este participe ativamente da aula apresentada a ele,a aula está bem direcionada,sem rodeios,o que é favorável,pois não fica uma aula cansativa.


  • José Ribamar P. Nascimento Jr., CEDERJ , Rio de Janeiro - dijo:
    ribamar3r@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula fascinante, as informações e o material auxiliar são excelentes. O tema é de extrema importância, pois existe ainda muita dificuldade dos alunos em definir e entender o “Vírus”. Porem concordo com a Crizane sobre a linguagem que poderia ser um pouco menos complexa. Parabéns a aula é excelente!


Sem classificação.
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