Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Coesão textual: o pronome na construção do texto

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer e empregar pronomes como elementos coesivos responsáveis pela reativação do referente em um texto;
  • conhecer as diversas formas de referência pronominal associadas às diferentes possibilidades de se dirigir a interlocutores em diferentes contextos de comunicação;
  • reconhecer diferenças entre a norma padrão e o uso não- padrão de pronomes em textos diversos;
  • saber que a escolha pronominal está condicionada a fatores, tais como: a natureza do texto, o  grau de formalidade ou informalidade, os objetivos da interação, a natureza da modalidade, se oral ou escrita.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer pronomes pessoais (pessoais, oblíquos e de tratamento), possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos;
  • conhecer os termos essenciais da oração: sujeito/predicado.
Estratégias e recursos da aula
               
  •  reprodução de tirinhas veiculadas na internet;
  •  utilização do laboratório de informática.

Aula 1
Atividade

Importante: Professor, Coesão textual trata-se da ligação, da conexão entre as palavras de um texto, por meio de elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus componentes. A coesão textual pode se estabelecer por meio de diversos elementos lingüísticos. Dentre esses elementos, os pronomes assumem grande relevância, principalmente, pelo fato de ser por meio deles que se faz a retomada do referente, isto é, aquilo a que o texto se refere. Todos os tipos de pronomes podem funcionar como recurso de referência a termos ou expressões anteriormente empregados.

Para retomar  o tema a ser estudado com os alunos, o professor deverá levá-los ao laboratório de informática, para que, em dupla, pesquisem sobre pronomes.

Disponíveis nos sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pronome

http://www.infoescola.com/portugues/pronomes/

Aula 2

Atividade

O professor deverá reproduzir as tirinhas da Mafalda e do Calvin e entregá-las aos alunos para, em dupla, realizarem as atividades propostas.


Tirinha 1

Disponível em:

http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/enem_02.jpg

1. Sobre a tirinha 1 da Mafalda:

a. Identifique o pronome demonstrativo usado na tirinha.
b. Qual é o referente desse pronome no texto?
c. O pronome “esse” pode ser substituído por “este”, sem alterações de sentido? Explique.
d. De acordo com norma padrão, como deve ser o emprego dos pronomes demonstrativos em relação ao espaço, isto é, quando o pronome é empregado para representar a posição do objeto em relação ao falante?
e. O pronome demonstrativo na tirinha foi empregado de acordo com a norma padrão? Explique.

Tirinha 2

Disponível em:

http://apatossauros.files.wordpress.com/2007/10/calvinharodotira354.gif


Sobre a tirinha 2 do Calvin:

a. Identifique os pronomes empregados na tirinha.
b. Observe a fala do Calvin no primeiro quadrinho: a quem se refere o pronome ela?
c. Pronome possessivo é o tipo de pronome que faz uma referência às pessoas do discurso indicando uma relação de posse. Identifique o pronome possessivo empregado na tira.
d. Observe a fala de Harodo no primeiro quadrinho;
“Você sabe o que há de errado com sua mãe?”
Quando um pronome possessivo é empregado, ele pode estar se referindo a um objeto que já foi citado e que por isso não precisa ser repetido, ou a um objeto que sequer foi citado, nesse caso, ele tem função adjetiva.
Qual dessa situações ocorre na fala de Haroldo? Explique.
d. Observa a fala do Calvin no último quadrinho:
“Por que ela iria querer ter outra criança? Ela já tem a mim!”
Sabendo que, de acordo com a norma padrão, só se usa o pronome eu q uando exercer a fun ção sintática de s ujeito de um verbo e o pronome mim quando na função sintática de complemento verbal ou nominal, explique o emprego do pronome mim na fala de Calvin.

Tirinha 3

Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_z1JyBxIESm8/SBBu0CQ3ehI/AAAAAAAACjk/jt_EwEOyG9c/s400/calvin.jpg


Sobre a tirinha 3  do Calvin:

1.Pronome pessoal é a palavra que substitui o substantivo e indica a pessoa do discurso.
a. Identifique um pronome pessoal empregado na tirinha. A quem ele se refere?
b. Se o Calvin estivesse falando dele e de Haroldo, como ficaria a fala do primeiro quadrinho? Transcreva-a fazendo as alterações.
c. A mudança na fala do Calvin no 1º. Quadrinho, transcrita no item b, diz respeito à regra geral de concordância verbal. Qual é essa regra?
d. Explique o emprego do pronome demonstrativo isso na fala da mãe do Calvin, no segundo quadrinho.
2. No terceiro e quarto quadrinhos, identifique:
a. um pronome possessivo adjetivo (1ª. pessoa do discurso).
b. um pronome interrogativo.

Tirinha 4

Disponível em:

http://cronicasurbanas.files.wordpress.com/2009/04/calvin-e-a-culpa.jpg

Sobre a tirinha 4 do Calvin:

1. Os pronomes pessoais se dividem em retos, que funcionam como sujeito, e oblíquos que funcionam como objeto, isto é, complemento de verbos.
a. Identifique um pronome oblíquo na fala de Calvin, no primeiro quadrinho.
b. No segundo quadrinho, há o emprego de um pronome oblíquo que não está de acordo com a norma padrão. Identifique-o e reescreva a frase corrigindo-a.
b. Considerando a situação comunicativa, pode-se dizer que o emprego do pronome ele no segundo quadrinho está inadequada? Rescrva a frase, corrigindo -a.

2. Identifique os pronomes demonstrativos usados na fala da mãe de Calvin, no terceiro quadrinho e explique o emprego de cada um deles.
3. Observe a fala de Calvin, no terceiro quadrinho e responda:
a. A quem se refere o pronome você? Como esse pronome se classifica?
b. Como se classifica o pronome nenhum? Por quê?
c. A quem se refere o pronome ele?

4. Quando o pronome se refere a um termo já presente no texto, dizemos que tem função anafórica. Exemplifique essa afirmação com passagens da tirinha.


Aula 3

Atividade

O professor deverá fazer a correção oral das atividades, aproveitando o momento para tirar dúvidas dos alunos.

Aula 4

Atividade

O professor deverá reproduzir para os alunos o conto, “Partilha” , de Rubem Braga e solicitar os alunos que,  após a leitura do texto, respondam às questões propostas  na sequência.

Texto:
Partilha

Os irmãos se separam e então um diz assim:
“Você fique com o que quiser, eu não faço questão de nada; mas se você não se incomoda, eu queria levar essa rede. Você não gosta muito de rede, quem sempre deitava nela era eu.
     O relógio da parede eu estou acostumado com ele, mas você preci sa mais de relógio do que eu. O armário grande do quarto e essa mesa de canela e essa tralha de cozinha, e o guarda-comida também. Tudo isso é seu. O retrato de nossa i rmã você fica com ele também: deixa comigo o de mãe, pois foi a mim que ela deu: você tinha aquele dela de chapéu, e você perdeu. O tinteiro de pai é seu; você escreve mais carta; e até que escreve bonito, você sabe que eu li sua carta para Júlia.
     Essas linhas e chumbadas, o puçá e a tarrafa, tudo fica sendo seu; você não nem empatar um anzol, de maneira que para mim é mais fácil arrumar outro aparelho no dia que eu quiser pescar.
     Agora, tem uma coisa, o canivete. Pensei que você tivesse jogado fora, mas ontem estava na sua gaveta e hoje eu acho que está no seu bolso, meu irmão.
     Ah, isso eu faço questão, me dê esse canivete. O fogão e as cadeiras, a estante e as prateleiras, os dois vasos de enfeite, esse quadro e essa gaiola com a coleira e o alçapão, tudo é seu; mas o canivete é meu. Aliás, essa gaiola fui eu que fiz com esse canivete me ajudando. Você não sabe lidar com canivete, você na sua vida inteira nunca soube descascar uma laranja direito, mas para outras coisas você é bom. Eu sei que ele está no seu bolso.
     Eu estou dizendo a você que tudo que tem nesta casa, menos o retrato de mãe – a rede mesmo eu não faço questão, embora eu goste mais de rede e fui sempre eu que consertei o punho, assim como sempre fui eu que consertei a caixa do banheiro e a pia do tanque, você não sabe nem mudar um fusível, embora você ganhar mais dinheiro do que eu; eu vi o presente que você deu para Júlia, ela me mostrou, meu irmão; pois nem a rede eu faço questão, eu apenas acho direito ficar com o retrato de mãe, porque o outro você perdeu.
     Me dê esse canivete, meu irmão. Eu quero guardar ele como recordação. Quem me perguntar por que eu gosto tanto desse canivete, eu vou dizer: é porque é lembrança do meu irmão. Eu vou dizer que é lembrança do meu irmão que nunca soube lidar com um canivete, assim como de repente não soube mais lidar com seu próprio irmão. Ou então me dá vergonha de contar e eu digo assim: esse canivete é lembrança de um homem bêbado que antigamente era meu amigo, como se fosse um irmão. Eu estarei dizendo a verdade, porque eu acho que você nunca foi meu irmão.
    Eu sou mais velho que você, sou mais velho pouca coisa, mas sou mais velho, de maneira que posso dar conselho: você nunca mais na sua vida, nunca mais puxe canivete para um homem; canivete é serventia de homem, mas é arma de menino, meu irmão. Quando você estiver contrariado com um homem, você dê tiro nele com sua garrucha; pode até matar à traição; nós todos nascemos para morrer. De maneira que, se você morresse agora, não tinha importância; mas eu não estou pensando em matar você, não. Se eu matasse, estava certo, estava matando um inimigo; não seria como você que levantou a arma contra seu irmão.
     Bem, mas veja em que condições você me dá esse canivete; um homem andar com uma coisa suja dessas no bolso; não há nada, eu vou limpar ele, nem pra isso você presta, mas para outras coisas você é bom.
     Agora fique sossegado, tudo que tem aí é seu. Adeus, e seja feliz, meu irmão.”

Fonte: BRAGA, Rubem. In Elenco de cronistas modernos. Rio de Janeiro, José Olympio, 1994.

Texto disponível em:

http://meudiarioembranco.blogspot.com/2008/01/all-i-really-want-is-some-patience.html


Sobre o texto:

Com os conhecimentos que você adquiriu sobre o emprego dos pronomes, após ler o texto, responda:
1. Em relação à situação de comunicação, ao grau de intimidade entre os falantes , o pronome de tratamento você foi adequadamente empregado?

2. Observe esta passagem do texto:

“Ah, isso eu faço questão, me dê esse canivete. O fogão e as cadeiras, a estante e as prateleiras, os dois vasos de enfeite, esse quadro e essa gaiola com a coleira e o alçapão, tudo é seu; mas o canivete é meu. Aliás, essa gaiola fui eu que fiz com esse canivete me ajudando.”
a. Observando os pronomes demonstrativos, pode-se dizer que os objetos mencionados ( canivete, quadro, gaiola, coleira, etc) estão próximos a quem?
b. Reescreva o trecho acima, considerando que os objetos estejam distantes do falante.

3. Nesse texto, aparecem vários pronomes. Escolha dois exemplos de cada tipo e explique o  emprego de cada um deles.

4. O emprego de vários tipos de pronomes, principalmente possessivos e demonstrativos relacionam-se com o assunto do conto - partilha familiar de bens? Justifique sua resposta.

Avaliação

Professor, para avaliação de um tópico tão complexo como o emprego dos pronomes na construção do texto, não se deve levar em conta somente as regras prescritas pela norma padrão. Faz-se necessário apresentar aos alunos diversas situações de uso que vão determinar critérios de correção que se relacionam com a adequação de uma forma a uma dada situação. Certamente, o mais importante é a ampliação do repertório linguístico do aluno, apresentando-lhe outros usos  que fogem do seu universo comunicativo, mas que estão presentes em alguns discursos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 35 calificaciones

  • Cinco estrelas 24/35 - 68,57%
  • Quatro estrelas 11/35 - 31,43%
  • Três estrelas 0/35 - 0%
  • Duas estrelas 0/35 - 0%
  • Uma estrela 0/35 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rúbia Nara, Unid. Int. Maria Lenir Araújo Meneses , Maranhão - dijo:
    naragab@hotmail.com

    19/11/2014

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • Gilssane, Jardim Escola Menino Jesus , Rio de Janeiro - dijo:
    ir_gilssane@ig.com.br

    02/07/2014

    Cinco estrelas

    Excelente material! Parabéns! Se fosse usado outros gêneros textuais ficaria ainda melhor. Saiba que você me ajudou muito. Forte abraço, Gilssane


  • silvania felix, governo de pe , Pernambuco - dijo:
    silvania.felix@ig.com.br

    30/11/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da diversidade de atividades que dá para revisar vários tipos de pronomes estudados.


  • francisca osleane feitoza da silva, ESCOLA MUL DOMINGOS BENVINDO DE OLIVEIRA , Pernambuco - dijo:
    osleanefeitoza@hotmail.com

    16/09/2013

    Quatro estrelas

    ótima aula.


  • Cibelle Cristina, Complexo Educacional da Criança , Rio Grande do Norte - dijo:
    cibelle.cristina@hotmail.com

    21/06/2013

    Cinco estrelas

    Bom dia, Dou aulas de reforço e adorei o exercício, gostaria de ver também as respostas...Agradeço desde já...


  • CRISTINA DE OLIVEIRA MATOS, UNIVERSITÁRIA , Pernambuco - dijo:
    luciana_condado@hotmail.com

    13/05/2013

    Quatro estrelas

    Seu trabalho ficou maravilhoso, mais gostaria que você mandasse as respostas para que possa tirar as dúvidas. Beijos


  • eliane nery, Escola Municipal Maria Edelvita , Pernambuco - dijo:
    neryeliane@hotmail.com

    19/03/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns! Aula maravilhosa!


  • Dulce Helena, Colégio Estadual Pedro Braile Neto , Rio de Janeiro - dijo:
    dufatigatte@yahoo.com.br

    14/12/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito! A aula poderá ser adequada à seriação. O trabalho com tirinhas facilita muito a aprendizagem dos alunos.


  • Luciano de Oliveira Neres, Escola Estadual GSN , Minas Gerais - dijo:
    luca944@hotmail.com

    22/09/2012

    Quatro estrelas

    Olá, gostei muito do material disponibilizado. Gostaria, se possível, de obter as respostas dos exercícios da tirinha 02. Quero ter certeza de que as minhas respostas estão condizendo com as da atividade em questão. Desde já agradeço sua atenção.


  • Carla Fellipa, Dicotina , Espírito Santo - dijo:
    claudia_angrareis@yahoo.com.br

    21/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito booa essa aula. Ajudou Bastaaaante !!


  • lorena, portaldoprofessormec , Bahia - dijo:
    lobreno2012@hotmail.com

    11/09/2012

    Quatro estrelas

    Eu queria que tivesse as respostas.


  • KRYCIA DE SOUZA CASTRO BARROS, COLÉGIO MILITAR DE PALMAS , Tocantins - dijo:
    krycia1000@hotmail.com

    01/09/2012

    Quatro estrelas

    O MATERIAL É BASTANTE RICO E INTERESSANTE,PORÉM ACHO QUE NÃO SE PODE PERDER A OPORTUNIDADE DE INSTIGAR OS ALUNOS COM QUESTÕES DE ANÁLISE DO TEXTO.


  • lucas da silva, El Salvador - dijo:
    lukas-1000@live.com

    21/08/2012

    Cinco estrelas

    eu acho uma boa hiostoria sobre pronomes e eu acho muito legal


  • marly, E.E Professor Bicalho , Minas Gerais - dijo:
    meurilyosta@yahoo.com.br

    07/08/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa aula, mas onde estão as respostas das atividades? Acho que poderiam facilitar já que existem muitos professores iniciantes.


  • IVANIA DE CAMPOS WOSNIAK, ESCOLA MUNICIPAL28 DE NOVEMBRO , Paraná - dijo:
    ivaniawosniak@gmail.com

    30/05/2012

    Cinco estrelas

    PARABENS, MARAVILHA. ERA AULAS ASSIM QUE EU ESPERAVA VER DESSE PORTAL QUE SEMPRE TEVE ÓTIMA QUALIDADE NOS CONTEÚDOS. ADOREI. JÁ ESTOU APLICANDO EM SALA COM MEUS EDUCANDOS.


  • Nhard, Graciliano Ramos , São Paulo - dijo:
    nhard@bol.com.br

    22/05/2012

    Cinco estrelas

    Muito bons esses exercícios, vou utiliza-los com meus alunos.


  • Jéssica, IFRJ , Rio de Janeiro - dijo:
    gabi_bielaa@hotmail.com

    19/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom :D


  • Luciane , CIEP , Rio Grande do Sul - dijo:
    luciane239@gmail.com

    10/04/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula. Apliquei com uma turma as tirinhas e eles simplesmente adoraram. A evolução das atividades, indo sequencialmente construindo os conceitos e analisando a línguagem foi uito produtiva. Parabéns, professora Lazuita.


  • MARCIA, celf , Rio de Janeiro - dijo:
    MARCIAZECA@IG.COM.BR

    05/03/2012

    Quatro estrelas

    Maravilhosa, inteligente e prática. Parabéns


  • Marilena Vigo, Col. Est. Santa Clara , Paraná - dijo:
    marilena_vigo@yahoo.com.br

    07/02/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito vou aplicá-la no 9} ano. Muito inteligente quem preparou tudo nos mínimos detalhes.


  • Adriana Rocha Felicio, CENTRO DE EDUC INF E FUND BEM ME QUER , Santa Catarina - dijo:
    adrirofe1@hotmail.com

    09/12/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante as sugestões, utilizei do texto de Rubem Braga e das questões propostas no 8º ano.


  • leocadia, name , São Paulo - dijo:
    leocadiacamargo@hotmail.com

    30/11/2011

    Cinco estrelas

    excelente


  • Joilza Cortez, Instituto e Teologia , Rio Grande do Norte - dijo:
    joilzacortez@hotmail.com

    22/11/2011

    Cinco estrelas

    Excelente material. Muito obrigada por disponibilizar.


  • Vilma , Célestin Freinet , Santa Catarina - dijo:
    jovilard@brturbo.com.br

    02/11/2011

    Quatro estrelas

    Olá, Gostei muito! Achei criativo, bem feito. Usei como base em minhas atividades Obrigada por disponibilizarem.


  • Valdelice Pereira da Sliva, Centro Educacional Agenor Magalhães , Bahia - dijo:
    vpsletras@hotmail.com

    21/10/2011

    Cinco estrelas

    Estas atividades são de extrema importancia para os alunos. Eles ficam mais atenados para o assunto. Eu simplemente adorei.


  • Andreia Coutinho Duarte, EMFICAEIRAS VELHAS , Espírito Santo - dijo:
    apcouty@yahoo.com.br

    16/10/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Ótimo a proposta.


  • Priscila , SESI , Paraná - dijo:
    vivimioto@gmail.com

    09/10/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. O uso de tirinhas sempre cai bem.


  • Paula coutinho, Escola Estadual Maria Mariselma , Roraima - dijo:
    letras.coutinho@gmail.com

    24/09/2011

    Cinco estrelas

    Este conteúdo é bastente significativo, pois é bem prática e leva o aluno a aprender brincando.


  • simone, fmp , Rio Grande do Sul - dijo:
    monibz09@yahoo.com.br

    24/09/2011

    Quatro estrelas

    ótimo


  • izabela, anisio eras , Pernambuco - dijo:
    belinhasjhf2@hotmail.com

    23/09/2011

    Cinco estrelas

    essa aulaéexcelente! muito atrativa e bem criativa


  • Marcelo Henrique, Colégio WGS , Distrito Federal - dijo:
    marceloliteratura@gmail.com

    05/09/2011

    Cinco estrelas

    Que grata surpresa encontrar esta aula interessantíssima! Muito obrigado por disponibilizarem material tão rico!


  • layane helen, C.E.H.C , Bahia - dijo:
    layanehelen@hotmail.com

    23/08/2011

    Quatro estrelas

    poderia ter colocado mais coisas


  • erlon adam, Feevale , Rio Grande do Sul - dijo:
    er.br@live.com

    20/05/2011

    Cinco estrelas

    Aulas muito bem organizadas e preparadas. Mas poderias ter incluído os pronomes relativos e interrogativos.


  • Nadiva Ferreira Cavassani , GENEROSO MARQUES C E DR E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    nadivacavassani@seed.pr.gov.br

    31/10/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito dessa sua aula . principalmente da maneira como você colocou os pronomes para ser trabalhadas tirinhas.


  • Raimundo Farias, E.M.E.F Dr. Fernando Guilhon , Pará - dijo:
    railima32@hotmail.com

    28/10/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa sua proposta de atividade.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.