17/02/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá pedir para que cada aluno faça um desenho de si próprio - como se fosse uma fotografia (Fig. 1), mas que não coloquem seus nomes.
Figura 1 - Desenho de uma criança.
Disponível em: http://inusitatus.blogtv.uol.com.br/img/Image/Inusitatus/2007/Marco/desenhos_infantis.gif Acesso em: 26. Jan. 2009.
Atividade 1
Após a confecção dos desenhos, o professor deverá colocá-los na parede ou na lousa, isto é, em algum lugar que fique bem visível.
No momento em que todos os desenhos já estiverem expostos o professor deverá fazer algumas discussões e questionamentos aos alunos, como por exemplo:
- Todas as pessoas são iguais?
- As pessoas têm entre si características semelhantes? Quais são estas características?
- Em quais características as pessoas podem ser diferentes?
Figura 2 - Imagem do corpo humano.
Disponível em: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-corpo-humano/imagens/corpo-humano-1.gif
Acesso em: 24. Jan. 2009.
É importante que o professor favoreça que os alunos cheguem à conclusão, por meio das discussões feitas entre eles e o professor, de que as pessoas podem ser parecidas na cor da pele, no formato dos olhos, nariz, na altura, no tipo dos cabelos (escuros, claros, lisos, enrolados). Estas são as características físicas dos seres humanos. Existem também outras características que todos têm em comum, como por exemplo, a formação do corpo humano (Fig. 2). E são estas características que os alunos devem chegar por meio das discussões e da observação de todos os desenhos expostos na sala de aula.
Atividade 2
Sugerimos nesta atividade, que cada aluno marque em seu desenho (da primeira atividade) a digital de seu polegar, com tinta para carimbo, e depois a compare com as demais (as de outros alunos). Assim, poderão perceber que apesar dos seres humanos terem a mesma constituição física (cabeça, tronco e membros), existem outras características que nos diferenciam dos outros e a impressão digital é uma delas (Fig. 3)!
Figura 3 - Imagem de uma impressão digital
Disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_187/11902508732A9kAv.jpg Acesso em: 12. Fev. 2009.
Esta atividade tem o objetivo de apresentar aos alunos o conhecimento de que cada pessoa apesar de ter as mesmas características físicas que as outras, possuem ao mesmo, tempo características individuais, como por exemplo, a impressão digital além de outras como a personalidade – preferências, maneiras de enfrentar desafios e etc. Sendo assim, é preciso que o professor dialogue com os alunos sobre este assunto.
Atividade 3
Após as discussões e questionamentos feitos nas atividades 1 e 2, sugerimos que o professor apresente aos alunos os recursos postados abaixo.
Recursos:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10533/homem.swf
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10163/mulher.swf
Estes recursos (Figs. 4 e 5) são do tipo animação/simulação sobre o corpo humano. O objetivo destes recursos é apresentar as partes do corpo humano - cabeça, tronco e membros.
O primeiro recurso tem a imagem do corpo humano masculino, já o segundo tem a imagem, com os mesmos objetivos e conteúdos, sobre o corpo humano feminino. Há uma seta em que os alunos poderão clicar para girar o corpo e ver suas imagens de todos os ângulos possíveis.
Figura 4 - Imagem do Recurso sobre o Corpo Humano Feminino
Figura 5 - Imagem do Recurso sobre o Corpo Humano Masculino
Atividade 4
Para dar continuidade ao assunto abordado, o professor deverá disponibilizar aos alunos jornais e revistas para que possam retirar figuras sobre as atividades que o ser humano pode realizar com cada parte do seu corpo. Por exemplo, se o aluno recortar uma figura de uma pessoa cozinhando, tal figura deverá ser inserida no quadro b (abaixo) – “atividades que o ser humano pode realizar com os membros superiores". Da mesma forma, se o aluno recortar uma figura de uma pessoa chutando uma bola, esta deverá ser inserir no quadro c (abaixo).
a) Neste quadro os alunos deverão inserir imagens de atividades que o ser humano pode realizar com a cabeça. |
b) Colocar imagens das atividades que o ser humano pode realizar com os membros superiores. |
c) Colocar imagens das atividades que o ser humano pode realizar com os membros inferiores. |
Sugestões:
As atividades a seguir não fazem parte destas aulas, porém são sugestões caso o professor deseja efetuá-las para enriquecimento do conteúdo até agora abordado.
1) Os alunos poderão aprender mais sobre o corpo humano, explorando o site (Fig. 6):
http://www.canalkids.com.br/portal/barra/jogos.htm
Figura 6 - Imagem o site
Ao clicar em cada figura (como, por exemplo, no menino deitado no chão comendo uma maçã), abrirá um texto explicativo sobre o sistema digestivo. Por exemplo, ao clicar no esqueleto, aparecerá um texto que explica sobre os ossos do corpo humano.
2) Com o objetivo de “testar” os conhecimentos aprendidos durante as aulas os alunos poderão fazer a cruzadinha sobre o corpo humano. Para tanto, é necessário estar conectado à internet!
3) Caso o professor deseje aprofundar seus conhecimentos sobre o Corpo Humano, poderá visitar o site abaixo:
Nome | Tipo |
---|---|
Corpo humano feminino | Animação/simulação |
Corpo humano masculino | Animação/simulação |
Quatro estrelas 66 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/05/2015
Quatro estrelasmt obrigada ajudou mt cm o trabalho de escola
08/05/2015
Três estrelasGostei muito de sua aula professora Lívia PARABÉNS.
22/04/2015
Cinco estrelasMuito boa.
26/08/2014
Cinco estrelasmuito bom gostei!!
14/07/2014
Cinco estrelasMuito boas as atividades. Lúdicas e didáticas. Seguem passos norteadores. A diversidade tb foi contemplada.
23/06/2014
Cinco estrelasAdorei! Dá para fazer até na Educação Infantil!
11/03/2014
Cinco estrelasGostei bastante das dinâmicas utilizadas nas aulas. Dá realmente para alcançar os objetivos propostos
27/06/2013
Cinco estrelasmagnifico . gostaria de saber se pode ser trabalhado no segundo ano do fundamental inicial?
02/06/2013
Quatro estrelasAmei tudo, me ajudou muito. Obrigada!
22/04/2013
Cinco estrelasÓtimo, Muito bem explicado, e boa visualização
18/02/2013
Cinco estrelasparabéns, esse material veio no momento certo para complementação do meu trabalho
11/12/2012
Quatro estrelasamei amadinha...kk
10/11/2012
Três estrelasNossa demais sou aluna viu? e aprendi mais muito mais parabéns ao desempenho do site
06/08/2012
Cinco estrelasVou levar como sugestão de atividades para a professora do 3º ano.São atividades interessantes aonde os alunos aprendem interagindo com o conteúdo.Coordenadora:Edemar
18/07/2012
Quatro estrelasmuito criativa as atividades. Pois vai me ajudar em minhas aulas neste 3º bimestre.
12/03/2012
Cinco estrelasas aulas são muito criativas, e podem ser adaptadas para qualquer faixa etária.
05/02/2012
Cinco estrelasEsta sendo muito útil todo o conteúdo. O recurso do corpo feminino e masculino é interessante e nos facilita na abordagem na lousa interativa. Tornando as nossas aulas mais interessante. Obrigada.
02/01/2012
Cinco estrelasmuito legal mesmo,me ajudou na hora de montar meu seminário minha professora amou.Muito Obrigada!
12/12/2011
Cinco estrelasMuito prática e legal
27/09/2011
Cinco estrelasa minha opiniao e que esse negocio e muito legal eu ami,tbm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
21/09/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula,sou estudante de pedagogia , e tenho um seminario a apresentar e meu tema e justamente o corpo humano. gostei muito das dicas .
08/08/2011
Cinco estrelasAdorei essa aula sobre o corpo humano, e pelo fato do uso dos computadores, a pesquisa, muito interessante, meus alunos vão adorar, obrigada pela sugestão!!!
29/05/2011
Quatro estrelasmuito boa...o aluno aprende brincando...
01/05/2011
Duas estrelasDeve ser uma boa aula para séries iniciais, mas acho que está mal enquadrada quando sugerida para E. F. Final em Língua Portuguesa.
09/04/2011
Quatro estrelasPercebi que o conteúdo desta aula foi aplicado de maneira bem natural aproveitando todos os subsídios de conhecimento das crianças, chamou-me atenção em poder aplicar o mesmo tema para disciplinas distintas, tornando a aula mais agradável e prazeirosa para os alunos e com maior aproveitamento aos conteúdos.
10/03/2011
Cinco estrelasAdorei o plano. Bastante criativo e dinãmico.
04/02/2011
Cinco estrelasParabens
10/12/2010
Cinco estrelasUma aula bastante criativa e várias atividades as quais fizeram com que fosse de grande proveito para a aprendizagem tornando a aula mais proveitosa e significativa, assim despertando o interesse de aprender sempre mais.
10/12/2010
Quatro estrelaseu achei muito importante a aula da professora sobre ocorpo humano para os alunos de alfabetizaçao foi muito interessante a aula que ela aplicou na sala.
10/12/2010
Quatro estrelasA professora Lívia em sua aula mostrou varias formas de trabalhar o corpo humano com criatividade.
30/11/2010
Três estrelasAchei excelente a metodologia inserida no plano de aula.Parabéns.
18/11/2010
Quatro estrelasACHEI LEGAL ,UMA VEZ QUE USANDO ESTA METODOLOGIA A AULA FICA MAIS INTERESSANTE E DINÂMICA .
27/10/2010
Quatro estrelasGostei muito das sugestões de atividades, com certeza vai tornar minhas aulas mais inteessantes!
26/10/2010
Cinco estrelasMuito bem elaborada e é uma excelente contribuição.
15/10/2010
Cinco estrelasMedtodologia perfeita para assimilar, conteúdos interagindo com outras disciplinas
07/10/2010
Cinco estrelasAula colocada de forma brilhante
02/10/2010
Cinco estrelasExcelente! Muito dinamica e interessante.
20/09/2010
Quatro estrelasMUITO INTERESSANTE ESSA PROPOSTA DE ATIVIDADE. É SEMPRE BEM VINDA METODOLOGIAS QUE VENHAM A MOTIVAR NOSSA PRÁTICA EM SALA DE AULA.
06/09/2010
Cinco estrelasÓTIMA AULA PARABÉNS, VAI ME AJUDAR MUITO.
13/07/2010
Quatro estrelasBoa tarde!! É assim que se faz. Aula dada, aula trabalhada. Prática e teórica. Um abraço, Claudia Tibaes SJC-SP
12/07/2010
Cinco estrelasAula òtima faz o aluno pensar e refletir sobre o corpo humano.Parabéns.
16/05/2010
Cinco estrelasEssa aula me ajudará muito a complementar o trabalho que estou realizando com meus alunos!
28/04/2010
Cinco estrelasParabéns essa aula é super interessante e divertida.
13/04/2010
Cinco estrelasAula maravilhosa, muito boa!!! Com certeza aplicarei nas minhas turmas...
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante a proposta;estimular o lúdico, incentivar a observação e principalmente a interdisciplinaridade são elementos importantíssimos a serem trabalhados.Ótimo trabalho !
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula,muito interesante o poder que a mesma possue de fazer com que os alunos possam interagir e participar como se estivessem brincando, mas na verdade estão mesmo é aprendendo.
24/03/2010
Cinco estrelasAula OCorpo Humano é excelente, pois estou acessando pela primeira vez o portal do professor e senti -me amparada por esta aula maravilhosa e quero dizer que ela serve de parâmetro para que eu possa preparar as minhas aulas ! Parabéns á equipe que elaborou esta aula. Um abraço Valéria Cristina.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito das sugestões para trabalhar sobre o corpo humano, dá certinho para os meus baixinhos!!!!! continuem inovando
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei essa aula, vou poder melhorar a minha aula da apostila sobre identidade.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei as orientações dadas sobre o assunto. Vou aproveitar as sugestões. Parabéns!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasQue aula interessante! Achei muito dinâmica as atividades, os recursos, enfim uma ótima sugestão pra explorar o conteúdo do corpo humano.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula sobre o corpo humano , estão de parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasgostei mt da aula, sou professorando do último ano e irei aplicar uma aula no 2° ano c/ esse tema. sua materia vai me ajudar a enrriquecer um pouco + minha aula. espero q os d+ professores trabalhem aassim tb. PARABÉNS!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito criativa sua aula. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante este conjunto de propostas. É através da partilha que nos enriquecemos como professores e como seres humanos. Obrigada e parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula sobre o corpo humano.Muito interessante!
24/03/2010
Quatro estrelasESTAS ATIVIDADES SÃO OTIMAS , CONTINUEM REALIZANDO TODO ESSE ACERVO. OBRIGADO
24/03/2010
Quatro estrelasa aula direcionada ao corpo humano vem para enriquecer a aprendizagem do aluno,fazendo com que os mesmo se interessem pelas aulas propostas pelo educador fazendo com que haja melhoramento do ensino aprendizagem. chegamos a conclusão de que através de leituras visuais o educando tem facilidade de compreender as diferenças que temos no nosso corpo . Professores: Selma Frois da Silva, Gervania Ferreira de Oliveira, Rita Deusdete Bruno, Sonia Aparecida Gonçalves de Lima
24/03/2010
Três estrelasÈ uma aula interessante para os alunos do 1º ano. Este é mais um recurso que, com certeza, vai contribuir com uma boa aprendizagem dos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da aula. Obrigada por colaborar com a educação do nosso país.
24/03/2010
Quatro estrelasAula muiiiiiiiito interessante...
24/03/2010
Cinco estrelasAchei as atividades possíveis de serem aplicadas em qualquer sala de aula, simples e criativas.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei essa aula muito interessante, ou seja, é excelente, pois através da mesma o aluno pode aprender e muito, parabéns, ao autor dessa magnifica aula. Aldanyra Gonçalves, Igarapé-Miri, Pará.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito, vou tentar fazer com meus aluno. Parabéns muito dinâmica a aula
24/03/2010
Cinco estrelasOlá colega Uma excelente aula sobre o tema, podeia ter culminado com produções textuais, sobre o tema , um exemplo "Eu sou assim," certamente teria muito mais coisas, mas eu gosto de terminar meus assuntos sempre com uma produção, aí já avalio o que ficou do assunto e o que preciso aprofundar. Parabéns pelo teu trabalho! Eloí