Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Natureza e interação: relações ecológicas

 

25/03/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Cristine de Azevedo Ribeiro
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Identificar o que são interações ecológicas, os tipos, e como podem ocorrer
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceitos básicos de ecologia: ecossistemas, fatores biótico e abióticos, ciclos biogequímicos; Conceitos básicos de zoologia, microbiologia e botânica.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias:

O tema será dividido em duas aulas de 50 minutos, sendo que ambas contarão com partes expositiva e interativas.

Aula 1:

Para iniciar a abordagem do tema, sugiro a utilização de diversas imagens aleatórias de interação ecológicas que não estejam identificadas, o que pode ser feito via projeção em data-show, ou mesmo impressos e recortes. Os alunos podem ser apresentados às imagens e questionados da seguinte forma:

  • o que estas imagens estão representando?
  • o que há de comum entre elas?
  • podemos identificá-las facilmente ao nosso redor?
  • as interações que estão ocorrendo são sempre benéficas? 

A partir destas indagações iniciais é possível introduzir o conceito do que é interação ecológica e quais os tipos que podemos encontrar. Deve-se então explicar as diferenças de relações intraespecíficas, interespecíficas, harmônicas e desarmônicas. É desejável que, na abordagem de tais conceitos, os exemplos de cada interação não sejam meramente expostos, mas sim que os alunos sejam instigados a associá-los com as imagens previamente mostradas. Seguindo a aula, é possível iniciar o detalhamento de cada tipo de relação ecológica, sendo que para a primeira aula devem ser expostas somente as relações intraespecíficas, deixando o restante para a aula 2. Dessa forma deverão ser expostos os conceitos de sociedades, colônias e canibalismo. Por fim é interessante passar um vídeo ou fazer uma atividade de fixação sobre o tema.

Esboço da Aula 1:

1) Atividade interativa para introdução ao tema

2) Definição do que é interação ecológica

3) Explicação dos tipos de interações: interespecíficas, intraespecíficas, harmônicas e desamônicas.

4) Detalhamento das relações intraespecificas: 

     - Intraespecificas Harmônicas: sociedade e colônia

     - Intraespecífica Desarmônica: canibalismo 

5) Vídeo ou atividade

 

Aula 2:

 Para iniciar a segunda aula é interessante relembrar os conceitos anteriores vistos na primeira aula em uma breve revisão (no máximo 5 minutos), a partir do mesmo procedimento empregado na aula 1, com a utilização de imagens temáticas. Em seguida, pode-se iniciar a exposição das relações ecológicas interespecíficas e das que podem ser intra e interespecíficas, conceituando cada uma e novamente deixando que os alunos atribuam os exemplos a partir de um quadro de imagens projetadas. Terminada a parte expositiva, dependendo da disponibilidade de microcomputadores para os alunos sugiro a utilização de um recurso multimídia interativo para a fixação do tema

Esboço da aula 2:

1) Breve revisão da aula 1

2) Detalhamento das relações interespecíficas:

     - Interespecíficas harmônicas: simbiose ou mutualismo, protocooperação, inquilinismo, comensalismo

     - Interespecíficas desarmônicas: amensalismo, sinfilia, predatismo, herbivoria, parasitismo

3) Relações intra e intespecíficas: competição

4) Abordar algo sobre interações ecológicas e evolução. Exemplo: Teoria endossimbionte.

 

Recursos de conteúdo expositivo **:

Definição:

"As relações ecológicas são aquelas que se manifestam em diferentes populações de um ecossistema que pode ocorrer em indivíduos de uma mesma espécie ou não. Quando esta relação acontece em indivíduos da mesma espécie denomina-se relação específica e quando ocorre em indivíduos de espécies diferentes dá-se o nome de relação interespecífica." (Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm)

 

Tipos de interação: 

" Podemos classificar as relações entre seres vivos inicialmente em dois grupos: as intra-específicas, que ocorrem entre seres da mesma espécie, e as interespecíficas, entre seres de espécies distintas. É comum diferenciar-se as relações em harmônicas ou positivas e desarmônicas ou negativas. Nas harmônicas não há prejuízo para nenhuma das partes associadas, e nas desarmônicas há. Antes de tratarmos de cada tipo de relação entre os seres vivos, iremos esclarecer o significado de dois termos: habitat e nicho ecológico. "  (Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/relacoes.htm)

 

Interação ecológica e evolução: Teoria endossimbionte

"E tudo começou assim...
Colunista discute teorias que explicam a origem das células eucarióticas há 3,5 bilhões de anos

 


A vida na Terra surgiu há cerca de 5 bilhões de anos, em um local mais inóspito que Marte atualmente: uma poça d’água em um oceano primitivo cercado por muito pouco oxigênio e rico em gases tóxicos. Nos 2 bilhões de anos que se seguiram, nosso planeta foi habitado apenas por bactérias. Porém, um fato extraordinário ocorreu nesse período: algumas delas passaram a explorar o hidrogênio – um recurso abundante por aqui – e a combiná-lo com oxigênio para obter a energia de uma forma muito mais eficiente que a usada pelos outros seres da época. Estavam inventadas a fotossíntese e a respiração celular! " (
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/50384)

  ** Os textos aqui disponíveis são apenas trechos do conteúdo completo, que devem ser acessados pelos links.


 Recursos educacionais:
Jogo extra-classe:

Dependendo da disponinilidade de ser realizada uma atividade extra-classe em uma terceira aula, ou em outro horário disponível, é possível realizar uma atividade nas dependências da escola, uma brincadeira interativa que exemplifique o tema. O nome da atividade é "Corrida ecológica" e a idéia central é reproduzir um ecossistema e as relações entre os seres vivos que os compõem.

Para tanto, os alunos deverão ser divididos em grupos e serão atribuídas nomes e funções ecológicas a cada grupo. Este procedimento pode ser feito através da manufatura e sorteio de cartões simples que contenham nomes e características de alguns grupos, como por exemplo, "Grupo 1 - Produtores - Leguminosas" e "Grupo 2 - Consumidores primários - Herbívoros". Cada grupo deverá conter um número coerente de alunos, de forma que o grupo de produtores tenha mais alunos do que o grupo de predadores, reproduzindo o que é esperado em condições naturais. Determinados os grupos, a atividade em si consistirá de séries de corridas de 10 segundos em que cada aluno deverá cumprir sua função dentro das relações da cadeia ecológica e "caçar" o seu objetivo, como um jogo de pega-pega. De acordo com os grupos definidos pelo educador deve-se demilitar algumas regras para ajudar na compreensão da atividade. Por exemplo, grupos cujo obetivo seja representar o mutualismo deverão começar a correr de mãos dadas a partir do momento em que se alcançarem e só poderão ser elimidados caso o predador consiga pegar os dois aluno simultaneamente. Terminado o tempo , aqueles que não conseguirem alcançar seu objetivo por mais de uma rodada serão retirados do jogo e irão para o "espaço dos decompositores". Nas relações de predatismo, aquele que for predado se transformará em predador assim que for pego.

A cada bateria de corrida os alunos observarão que será necesário traçar uma estratégia para se manter no jogo. O aluno que estiver em um grupo de leguminosas, por exemplo, deverá lembrar que a associação com bactérias Rhizobium é benéfica. Em outras situações se alguém for muito mais rápido, ou muito devagar, vai acabar gerando um desequilíbrio no ecossistema, fornecendo um cenário para que sejam feitas as associações com a teoria vista em aula, abordando predação, competição, etc... Os tipos de grupos e de interação escolhidos para a brincadeira serão definidos de acordo com a criatividade do educador, uma vez que o número de alunos e espaço disponível para a atividade é variável de escola pra a escola.

Animações e vídeos:

1) Animação em flash representando relações ecológicas entre seres vivos da Grande Barreria de Corais australiana. Os alunos exploram o ambiente e descobrem as interações. Em inglês.

http://www.pbs.org/wgbh/evolution/survival/coral/index.html

 2) Breve vídeo mostrando o peixe-palhaço em uma anêmona.

http://www.youtube.com/watch?v=D6WfjoEZWFM&NR=1

3) Vídeo falando sobre predação

http://www.youtube.com/watch?v=uy9QLkPdPoc

4) Vídeo com belas imagens mostrando a interação entre anemônas e o bernardo-eremita

http://www.youtube.com/watch?v=IdaQBFujG7k

 

Fotos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1530/imagens/simbiosis_faces.jpg

Imagem 1: Ilustração representando as vantagens/desvantagens nas interações ecológicas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1530/imagens/rhizobium-nodule-1.jpg

Imagem 2: Exemplo de mutualismo - Rhizobium e leguminosas. Fonte: http://professoracaroline.blogspot.com/2007_08_01_archive.html

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1530/imagens/tiburon_con_remora.jpg

 Imagem 3: Exemplo de comensalismo: tubarão e rêmora

 Fonte: http://www.geocities.com/pavolo_74/simbiosis.html

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1530/imagens/caravela.jpg

Imagem 4: Exemplo de colônia: caravela portuguesa. Fonte: http://desambientado.blogspot.com/2008_06_01_archive.html

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1530/imagens/bee.jpg

Imagem 5: Exemplo de sociedade: abelhas. Fonte: http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u25.jhtm

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1530/imagens/paguro.jpg

Imagem 6: Exemplo de protocooperação - bernardo-eremita e anêmona. Fonte: http://professoracaroline.blogspot.com/2007_08_01_archive.html
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1530/imagens/leozebra.jpg

Imagem 7: Exemplo de predatismo. Fonte: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1698u25.jhtm.

 

 

Recursos Complementares
** Uma atividade simples e interativa que pode ser realizada caso haja disponibilidade de tempo é a manufatura de um jogo da memória em que os alunos deverão combinar seres vivos com os tipo de interação ecológica. O material utilizado é básico, apenas com cartolina, tesouras e caneta, já é possível produzir um jogo simples mas divertido. ** Para complementar o estudo do tema, de acordo com as possibilidade da escola, é interessante fazer uma aula de campo, uma vez que algumas interações podem ser facilmente encontradas em parques ecológicos ou ambientes naturais de fácil acesso. Cabe ao professor conhecer previamente o lugar e avaliar se o lugar é adequado e fornece recursos interessantes para abordar o tema, como trilhas que contenham epífitas para abordar o inquilinismo, árvores com líquens (bom inclusive para abordar a utilização como indicador ambiental), formigueiros para exemplificar sociedades, e assim por diante.
Avaliação
Uma sugestão para reforçar os tipos de interações é a utilização do clássico quadro que usa os sinais + e - para indicar a influência (benéfica ou prejudicial) da relação ecológica sobre as espécias envolvidas. Este quadro pode ser utilizado em forma de avaliação, de modo que os alunos atribuam os valores ao quadro, deduzindo a partir do que foi exposto teoricamente.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 40 calificaciones

  • Cinco estrelas 26/40 - 65%
  • Quatro estrelas 10/40 - 25%
  • Três estrelas 3/40 - 7,5%
  • Duas estrelas 1/40 - 2,5%
  • Uma estrela 0/40 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • TEREZINHA PAES BARRETO TRINDADE, Aluna EaD de Licenciatura em Biologia pela Faculdade Cruzeiro do Sul , Paraíba - dijo:
    terezinha_odonto@hotmail.com

    02/11/2016

    Quatro estrelas

    Muito interessante e interativa. Parabéns! Para dar um movimento a mais na aula, seria legal montar uma aula de campo.


  • mauro, escola adventista , Mato Grosso - dijo:
    mauro_k9@hotmail.com

    01/03/2014

    Cinco estrelas

    legal esta pagina


  • Rosangela Alves Moreira, ANTONIO VIDAL MALVEIRA EEFM , Ceará - dijo:
    rosangela_alvesbr@yahoo.com.br

    29/09/2013

    Quatro estrelas

    Adorei. Muito criativo.


  • stephanie, reis magos , Minas Gerais - dijo:
    stephanie-tete@hotmail.com

    26/02/2013

    Cinco estrelas

    muiotooooooooooooooooo bom amei


  • Samuel Cota Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) , Minas Gerais - dijo:
    samuctx@gmail.com

    16/12/2012

    Cinco estrelas

    Com toda certeza este trabalho será de grande valia.


  • Dirson Filho Nogueira Boregio, Escola Estadual Cerejeiras, Salas Anexas Paraíso do Norte , Mato Grosso - dijo:
    oigerobnosrid@hotmail.com.br

    02/08/2012

    Cinco estrelas

    achei muito interessante a forma que foi colocado os conteúdos


  • naome, fasip , Pará - dijo:
    naome_martins@hotmail.com

    08/08/2011

    Cinco estrelas

    otimo demais


  • debora vitoria bonfim da silva , prof alexandrina dos santos pita , Bahia - dijo:
    flamengo_rubronegromengao@hotmail.com

    25/04/2011

    Cinco estrelas

    legal nota 1.000 par vcs


  • WELTON CARVALHO DE MOURA, UNID ESC AGOSTINHO REIS , Piauí - dijo:
    yummywelton@hotmail.com

    15/04/2011

    Quatro estrelas

    Olha, a aula é muito boa, pois as ilustrações enriquecem muito uma explanação de um determinado assunto como este, entretanto, eu enriqueceria mais com frases explicativas abaixo da figura.


  • clara, colégio santo antonio , Minas Gerais - dijo:
    clararp@ig.com.br

    16/03/2011

    Cinco estrelas

    muito bom, adorei. boa explicação.


  • Dion Lucas, COLEGIO GETULIO VARGAS FEVRE - FAETEC , Rio de Janeiro - dijo:
    lucas3473@ig.com.br

    09/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito !


  • Adriana Clemente Machado, EE PROF ERNESTO DE MELO BRANDAO , Minas Gerais - dijo:
    dri-granada@hotmail.com

    08/02/2011

    Cinco estrelas

    Achei o conteúdo muito rico e de fácil realização em sala de aula.


  • Kaine Amanda, EESCOLA Estadual profº João Pereira Valim , Mato Grosso do Sul - dijo:
    kaine.amanda@gemai.com

    24/11/2010

    Cinco estrelas

    eu achei a aula de hoje muito legal iteressei bastante no assunto ,adorei foi uma das aulas que mais gostei


  • Daura Alves de Oliveira, E.E.Vigário José Alexandre , Minas Gerais - dijo:
    gaodaura@hotmail.com

    10/10/2010

    Três estrelas

    Boa sugestão,tentarei colocar em prática nas minhas próximas aulas. Abraços.


  • jose airton passos, JUVENAL GALENO EEFM , Ceará - dijo:
    airtonpassos@gmail.com

    28/09/2010

    Quatro estrelas

    Olha, muito legal mesmo, Gostaria de sugerir que fosse feita atividade relacionada com aulas de campo para ser feita análise no estudo do meio ambiente


  • joana, EEEMF: Bartouvino Costa , Espírito Santo - dijo:
    joana.freitas@hotmail.com

    14/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula


  • Bárbara Cadore Demmer, ESCOLA DE EDUCACAO BASICA LUIZ FRANZOI , Santa Catarina - dijo:
    bahdemmer@hotmail.com

    10/09/2010

    Cinco estrelas

    Eu adorei a aula! Sou acadêmica de Ciências Biológicas, e em meio a tantos desencantos por parte dos professores com quem tenho esbarrado nos estágios, percebo estas atividades, elaboradas com dedicação e preocupação, como um estímulo para nós que estamos chegando agora na educação, e queremos, SIM, fazer bonito como vcs, Luciana e Ivã! Parabéns, e Obrigada!


  • Silvia Vivaldi Ribeiro, C E EDMUNDO BITTENCOURT , Rio de Janeiro - dijo:
    silviavribeiro@yahoo.com.br

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Aula simples e objetiva com belas imagens


  • Flávio Luiz Dias Correia, CIEP BRIZOLÃO 382 Asp. Francisco Mega , Rio de Janeiro - dijo:
    fldc1@ig.com.br

    14/08/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela idealização da aula. Gostaria de saber se vocês visualizaram a possibilidade de realizar a proposta de maneira interdisciplinar? Em caso positivo, gostaria se saber como vocês a idealizariam? Obrigado. Flávio Correia


  • Vinícius Assis de Andrade, EEB DEP AUGUSTO BRESOLA , Santa Catarina - dijo:
    prof.viniciusassis@gmail.com

    20/07/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito, vou tentar aplicar para os meus alunos.... Sucesso...


  • Geraldo Batista Sobrinho, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ CORREIA LIMA , Ceará - dijo:
    geraldosobrinho21@gmail.com

    19/06/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!!aula muito proveitosa e interessante


  • Doraci de Souza Tavares, ESCOLA DO 1 GRAU REITOR EDGAR SANTOS , Bahia - dijo:
    doratava@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    A exposição de imagens é muito boa, se fosse em videos seria melhor ainda, ao invés de imagens paradas, a atuação ou então a animação das figuras prenderão mais a atenção dos ouvintes.


  • Nerli de Andrade Barbosa, ISRAEL NICEUS MOREIRA PROF , São Paulo - dijo:
    professora.nerli@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sem muitas palavras: A D O R E I !!!!!!!!!!!!! Valeu, Luciana (e Ivo) ! É muito bom poder contar com ótimos recursos de pesquisas como este! Espero um dia também poder colaborar com você(s).


  • marcus, (Estagiário) Colégio Estadual D.pedro II , Rio de Janeiro - dijo:
    mtellesteixeira@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Exelente. Ótimos recursos para aula sobre relações Ecológicas. Parabéns.


  • Ana, Portugal - dijo:
    sagitariana@portugalmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom. :)


  • MARCELO MONTEIRO, EEPG PROF. MARINES FATIMA DE SA TEIXEIRA , Mato Grosso - dijo:
    marcelobioengflorestal@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    o texto com boa coexao e imagens que para qualquer biologo , ira ajudar e muito os trabalhos. imagens facinantes para ser utilizadas em slides em sala de aula. em poucas palavras fascina qualquer professor da area


  • silvana camargo, UNOCHAPECO , Santa Catarina - dijo:
    syu@unochapeco.edu.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula. Tenho uma aula parecida pra preparar e consegui um monte de ideias aqui.


  • josenil lecino correa, EEPG DR LEONIDAS ANTERO DE MATOS , Mato Grosso - dijo:
    josenilcorreaprof@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    excelente recurso didático, porém, a liberdade exclusiva do educando quanto a construção de conhecimento, esbarra na abordagem do seu idioma para o aprendizado independente e irrestrito.


  • Levi Mendes Moreira, EEFM WALDEMAR ALCANTARA , Ceará - dijo:
    levimendesmoreira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Regular: precisa acrescentar algo novo, didático e interativo.


  • Edvagner de Oliveira, ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA , Mato Grosso - dijo:
    edvagner19@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Texto muito bem elaborado. Imagens excelentes.


  • sabrina santiago munhoz vissotto, ANTONIO SANCHES LOPES , São Paulo - dijo:
    binavissotto@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    estou muito satisfeita com o que vi...


  • Sonia Cristina Pereira Griffel, CENTRO DE EDUCAÇÃO SESC , Roraima - dijo:
    soniagriffel@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma excelente aula, bem detalhada e otima opcoes de aula bem interativa.


  • maria socorro braga silva, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ADRIANO NOBRE , Ceará - dijo:
    leilamaria.bragasilva@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada, com vários recursos que chamam a atenção do aluno e o convidão a uma interação constante. O conteúdo está bem trabalhado, completo, instigante. Tenho certeza que o rendimento dos alunos foi ótimo.


  • Prof. Maluca, estado , Pernambuco - dijo:
    maluca-prof@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito legal.


  • Ana Paula Canani Schoenardie, ESCOLA ESTADUAL IVALDINO FRANCIO , Mato Grosso - dijo:
    anapaulacanani@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Eu achei muito interesante, pois todos nós temos conhecimento sobre a importância da ÁGUA e ECOLOGIA em nossas vidas , mas além de conhecimento temos direitos e deveres com o meio ambiente diante disso temos como obrigação e dever passar esse conhecimento adiante, dessa consciêntização.


  • Eliane Rodrigues de Lima, LICEU DE SEN POMPEU MARCIONILIO GOMES DE FREITAS , Ceará - dijo:
    elianerodrigues89@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula excelente, texto compreensível e recursos e educacionais acessíveis.


  • luciana carla mancino, EE CEL. PEDRO JOSÉ RUFINO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    lucianamancino@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ok, pode ser bastante útil. muito criativa e dinâmica.


  • Rosi Pauli, IEE ISABEL DE ESPANHA , Rio Grande do Sul - dijo:
    rosipaulibio@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito das sugestões e me ajudou muito no planejamento da aula sobre as relações ecológicas. Eu estava preparando slides quando descobri a página e resolvi utilizar as idéias propostas. Agradeço a equipe.


  • isis, isis raiane carvalho de souza , Bahia - dijo:
    raiane_souza2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    essa aula foi muito boa por isso dou nota dez


  • OTALICIO RODRIGUES DA SILVA, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DO CARMO , Ceará - dijo:
    otalicio2009@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Os exemplos citados são de extrema importancia para a compreensão dos conceitos abordados. Muito bom!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.