25/03/2009
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
O tema será dividido em duas aulas de 50 minutos, sendo que ambas contarão com partes expositiva e interativas.
Para iniciar a abordagem do tema, sugiro a utilização de diversas imagens aleatórias de interação ecológicas que não estejam identificadas, o que pode ser feito via projeção em data-show, ou mesmo impressos e recortes. Os alunos podem ser apresentados às imagens e questionados da seguinte forma:
A partir destas indagações iniciais é possível introduzir o conceito do que é interação ecológica e quais os tipos que podemos encontrar. Deve-se então explicar as diferenças de relações intraespecíficas, interespecíficas, harmônicas e desarmônicas. É desejável que, na abordagem de tais conceitos, os exemplos de cada interação não sejam meramente expostos, mas sim que os alunos sejam instigados a associá-los com as imagens previamente mostradas. Seguindo a aula, é possível iniciar o detalhamento de cada tipo de relação ecológica, sendo que para a primeira aula devem ser expostas somente as relações intraespecíficas, deixando o restante para a aula 2. Dessa forma deverão ser expostos os conceitos de sociedades, colônias e canibalismo. Por fim é interessante passar um vídeo ou fazer uma atividade de fixação sobre o tema.
Esboço da Aula 1:
1) Atividade interativa para introdução ao tema
2) Definição do que é interação ecológica
3) Explicação dos tipos de interações: interespecíficas, intraespecíficas, harmônicas e desamônicas.
4) Detalhamento das relações intraespecificas:
- Intraespecificas Harmônicas: sociedade e colônia
- Intraespecífica Desarmônica: canibalismo
5) Vídeo ou atividade
Para iniciar a segunda aula é interessante relembrar os conceitos anteriores vistos na primeira aula em uma breve revisão (no máximo 5 minutos), a partir do mesmo procedimento empregado na aula 1, com a utilização de imagens temáticas. Em seguida, pode-se iniciar a exposição das relações ecológicas interespecíficas e das que podem ser intra e interespecíficas, conceituando cada uma e novamente deixando que os alunos atribuam os exemplos a partir de um quadro de imagens projetadas. Terminada a parte expositiva, dependendo da disponibilidade de microcomputadores para os alunos sugiro a utilização de um recurso multimídia interativo para a fixação do tema
Esboço da aula 2:
1) Breve revisão da aula 1
2) Detalhamento das relações interespecíficas:
- Interespecíficas harmônicas: simbiose ou mutualismo, protocooperação, inquilinismo, comensalismo
- Interespecíficas desarmônicas: amensalismo, sinfilia, predatismo, herbivoria, parasitismo
3) Relações intra e intespecíficas: competição
4) Abordar algo sobre interações ecológicas e evolução. Exemplo: Teoria endossimbionte.
Definição:
"As relações ecológicas são aquelas que se manifestam em diferentes populações de um ecossistema que pode ocorrer em indivíduos de uma mesma espécie ou não. Quando esta relação acontece em indivíduos da mesma espécie denomina-se relação específica e quando ocorre em indivíduos de espécies diferentes dá-se o nome de relação interespecífica." (Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm)
Tipos de interação:
" Podemos classificar as relações entre seres vivos inicialmente em dois grupos: as intra-específicas, que ocorrem entre seres da mesma espécie, e as interespecíficas, entre seres de espécies distintas. É comum diferenciar-se as relações em harmônicas ou positivas e desarmônicas ou negativas. Nas harmônicas não há prejuízo para nenhuma das partes associadas, e nas desarmônicas há. Antes de tratarmos de cada tipo de relação entre os seres vivos, iremos esclarecer o significado de dois termos: habitat e nicho ecológico. " (Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/relacoes.htm)
Interação ecológica e evolução: Teoria endossimbionte
"E tudo começou assim...
Colunista discute teorias que explicam a origem das células eucarióticas há 3,5 bilhões de anos
A vida na Terra surgiu há cerca de 5 bilhões de anos, em um local mais inóspito que Marte atualmente: uma poça d’água em um oceano primitivo cercado por muito pouco oxigênio e rico em gases tóxicos. Nos 2 bilhões de anos que se seguiram, nosso planeta foi habitado apenas por bactérias. Porém, um fato extraordinário ocorreu nesse período: algumas delas passaram a explorar o hidrogênio – um recurso abundante por aqui – e a combiná-lo com oxigênio para obter a energia de uma forma muito mais eficiente que a usada pelos outros seres da época. Estavam inventadas a fotossíntese e a respiração celular! " (Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/50384)
** Os textos aqui disponíveis são apenas trechos do conteúdo completo, que devem ser acessados pelos links.
Dependendo da disponinilidade de ser realizada uma atividade extra-classe em uma terceira aula, ou em outro horário disponível, é possível realizar uma atividade nas dependências da escola, uma brincadeira interativa que exemplifique o tema. O nome da atividade é "Corrida ecológica" e a idéia central é reproduzir um ecossistema e as relações entre os seres vivos que os compõem.
Para tanto, os alunos deverão ser divididos em grupos e serão atribuídas nomes e funções ecológicas a cada grupo. Este procedimento pode ser feito através da manufatura e sorteio de cartões simples que contenham nomes e características de alguns grupos, como por exemplo, "Grupo 1 - Produtores - Leguminosas" e "Grupo 2 - Consumidores primários - Herbívoros". Cada grupo deverá conter um número coerente de alunos, de forma que o grupo de produtores tenha mais alunos do que o grupo de predadores, reproduzindo o que é esperado em condições naturais. Determinados os grupos, a atividade em si consistirá de séries de corridas de 10 segundos em que cada aluno deverá cumprir sua função dentro das relações da cadeia ecológica e "caçar" o seu objetivo, como um jogo de pega-pega. De acordo com os grupos definidos pelo educador deve-se demilitar algumas regras para ajudar na compreensão da atividade. Por exemplo, grupos cujo obetivo seja representar o mutualismo deverão começar a correr de mãos dadas a partir do momento em que se alcançarem e só poderão ser elimidados caso o predador consiga pegar os dois aluno simultaneamente. Terminado o tempo , aqueles que não conseguirem alcançar seu objetivo por mais de uma rodada serão retirados do jogo e irão para o "espaço dos decompositores". Nas relações de predatismo, aquele que for predado se transformará em predador assim que for pego.
A cada bateria de corrida os alunos observarão que será necesário traçar uma estratégia para se manter no jogo. O aluno que estiver em um grupo de leguminosas, por exemplo, deverá lembrar que a associação com bactérias Rhizobium é benéfica. Em outras situações se alguém for muito mais rápido, ou muito devagar, vai acabar gerando um desequilíbrio no ecossistema, fornecendo um cenário para que sejam feitas as associações com a teoria vista em aula, abordando predação, competição, etc... Os tipos de grupos e de interação escolhidos para a brincadeira serão definidos de acordo com a criatividade do educador, uma vez que o número de alunos e espaço disponível para a atividade é variável de escola pra a escola.
1) Animação em flash representando relações ecológicas entre seres vivos da Grande Barreria de Corais australiana. Os alunos exploram o ambiente e descobrem as interações. Em inglês.
http://www.pbs.org/wgbh/evolution/survival/coral/index.html
2) Breve vídeo mostrando o peixe-palhaço em uma anêmona.
http://www.youtube.com/watch?v=D6WfjoEZWFM&NR=1
3) Vídeo falando sobre predação
http://www.youtube.com/watch?v=uy9QLkPdPoc
4) Vídeo com belas imagens mostrando a interação entre anemônas e o bernardo-eremita
http://www.youtube.com/watch?v=IdaQBFujG7k
Fotos:
Imagem 1: Ilustração representando as vantagens/desvantagens nas interações ecológicas
Imagem 2: Exemplo de mutualismo - Rhizobium e leguminosas. Fonte: http://professoracaroline.blogspot.com/2007_08_01_archive.html
Imagem 3: Exemplo de comensalismo: tubarão e rêmora
Fonte: http://www.geocities.com/pavolo_74/simbiosis.html
Imagem 4: Exemplo de colônia: caravela portuguesa. Fonte: http://desambientado.blogspot.com/2008_06_01_archive.html
Imagem 5: Exemplo de sociedade: abelhas. Fonte: http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u25.jhtm
Imagem 6: Exemplo de protocooperação - bernardo-eremita e anêmona. Fonte: http://professoracaroline.blogspot.com/2007_08_01_archive.html
Imagem 7: Exemplo de predatismo. Fonte: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1698u25.jhtm.
Quatro estrelas 40 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/11/2016
Quatro estrelasMuito interessante e interativa. Parabéns! Para dar um movimento a mais na aula, seria legal montar uma aula de campo.
01/03/2014
Cinco estrelaslegal esta pagina
29/09/2013
Quatro estrelasAdorei. Muito criativo.
26/02/2013
Cinco estrelasmuiotooooooooooooooooo bom amei
16/12/2012
Cinco estrelasCom toda certeza este trabalho será de grande valia.
02/08/2012
Cinco estrelasachei muito interessante a forma que foi colocado os conteúdos
08/08/2011
Cinco estrelasotimo demais
25/04/2011
Cinco estrelaslegal nota 1.000 par vcs
15/04/2011
Quatro estrelasOlha, a aula é muito boa, pois as ilustrações enriquecem muito uma explanação de um determinado assunto como este, entretanto, eu enriqueceria mais com frases explicativas abaixo da figura.
16/03/2011
Cinco estrelasmuito bom, adorei. boa explicação.
09/03/2011
Quatro estrelasGostei muito !
08/02/2011
Cinco estrelasAchei o conteúdo muito rico e de fácil realização em sala de aula.
24/11/2010
Cinco estrelaseu achei a aula de hoje muito legal iteressei bastante no assunto ,adorei foi uma das aulas que mais gostei
10/10/2010
Três estrelasBoa sugestão,tentarei colocar em prática nas minhas próximas aulas. Abraços.
28/09/2010
Quatro estrelasOlha, muito legal mesmo, Gostaria de sugerir que fosse feita atividade relacionada com aulas de campo para ser feita análise no estudo do meio ambiente
14/09/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula
10/09/2010
Cinco estrelasEu adorei a aula! Sou acadêmica de Ciências Biológicas, e em meio a tantos desencantos por parte dos professores com quem tenho esbarrado nos estágios, percebo estas atividades, elaboradas com dedicação e preocupação, como um estímulo para nós que estamos chegando agora na educação, e queremos, SIM, fazer bonito como vcs, Luciana e Ivã! Parabéns, e Obrigada!
24/08/2010
Cinco estrelasAula simples e objetiva com belas imagens
14/08/2010
Cinco estrelasParabéns pela idealização da aula. Gostaria de saber se vocês visualizaram a possibilidade de realizar a proposta de maneira interdisciplinar? Em caso positivo, gostaria se saber como vocês a idealizariam? Obrigado. Flávio Correia
20/07/2010
Quatro estrelasGostei muito, vou tentar aplicar para os meus alunos.... Sucesso...
19/06/2010
Cinco estrelasExcelente!!aula muito proveitosa e interessante
24/03/2010
Três estrelasA exposição de imagens é muito boa, se fosse em videos seria melhor ainda, ao invés de imagens paradas, a atuação ou então a animação das figuras prenderão mais a atenção dos ouvintes.
24/03/2010
Cinco estrelasSem muitas palavras: A D O R E I !!!!!!!!!!!!! Valeu, Luciana (e Ivo) ! É muito bom poder contar com ótimos recursos de pesquisas como este! Espero um dia também poder colaborar com você(s).
24/03/2010
Cinco estrelasExelente. Ótimos recursos para aula sobre relações Ecológicas. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom. :)
24/03/2010
Cinco estrelaso texto com boa coexao e imagens que para qualquer biologo , ira ajudar e muito os trabalhos. imagens facinantes para ser utilizadas em slides em sala de aula. em poucas palavras fascina qualquer professor da area
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a aula. Tenho uma aula parecida pra preparar e consegui um monte de ideias aqui.
24/03/2010
Três estrelasexcelente recurso didático, porém, a liberdade exclusiva do educando quanto a construção de conhecimento, esbarra na abordagem do seu idioma para o aprendizado independente e irrestrito.
24/03/2010
Duas estrelasRegular: precisa acrescentar algo novo, didático e interativo.
24/03/2010
Cinco estrelasTexto muito bem elaborado. Imagens excelentes.
24/03/2010
Cinco estrelasestou muito satisfeita com o que vi...
24/03/2010
Cinco estrelasUma excelente aula, bem detalhada e otima opcoes de aula bem interativa.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem elaborada, com vários recursos que chamam a atenção do aluno e o convidão a uma interação constante. O conteúdo está bem trabalhado, completo, instigante. Tenho certeza que o rendimento dos alunos foi ótimo.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito legal.
24/03/2010
Quatro estrelasEu achei muito interesante, pois todos nós temos conhecimento sobre a importância da ÁGUA e ECOLOGIA em nossas vidas , mas além de conhecimento temos direitos e deveres com o meio ambiente diante disso temos como obrigação e dever passar esse conhecimento adiante, dessa consciêntização.
24/03/2010
Cinco estrelasAula excelente, texto compreensível e recursos e educacionais acessíveis.
24/03/2010
Cinco estrelasok, pode ser bastante útil. muito criativa e dinâmica.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito das sugestões e me ajudou muito no planejamento da aula sobre as relações ecológicas. Eu estava preparando slides quando descobri a página e resolvi utilizar as idéias propostas. Agradeço a equipe.
24/03/2010
Cinco estrelasessa aula foi muito boa por isso dou nota dez
24/03/2010
Cinco estrelasOs exemplos citados são de extrema importancia para a compreensão dos conceitos abordados. Muito bom!