Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Música e reciclagem

 

20/12/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre a importância da política dos 3 "R"s.

Analisar de que maneiras podem atuar melhorando o meio ambiente, por meio da reutilização, redução e reciclagem.

Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os impactos que o lixo causa no meio ambiente e na saúde dos seres humanos.

Estratégias e recursos da aula

1° AULA

Você separa o lixo em casa? E sua escola, também separa o lixo?

Inicie a aula com estas perguntas e encaminhe uma pesquisa aos alunos sobre o que é lixo reciclável, a importância de separar e reciclar e os possíveis usos que podem ter.

Para isto leve-os ao laboratório de informática, onde eles poderão encontrar as informações necessárias e apresente a eles alguns recursos:

É tempo de reciclar

(disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12428/tempo_de_reciclar.swf . Acessado dia 10/12/2009). 

FICHA DO RECURSO:

Estrutura curricular

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

Objetivo

Fazer com que o aluno tenha consciência de que os materiais descartados no lixo podem ser reciclados e reutilizados, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para a redução do lixo

Descrição

Animação que consiste em uma pequena história onde um personagem realiza a separação do lixo para coleta seletiva e mostra que estes materiais descartados podem ser reciclados e dar origem a novos produtos

Autor

Editora Abril

Roteiro de discussão:

1 Qual o tema da animação?

2 Quem é o personagem principal? O que ele fez?

3 Onde estava o lixo?

4 Quando ele teve a idéia de separar foi possível porque?

5 Na sua cidade tem a coleta do lixo reciclável separada, como na animação?

6 Que destino foi dado aos materiais recicláveis?

7 Como é possível transformar o usado em novo, como mostra a animação?

8  Qual a vantagem deste processo?

Professor: Solicite aos estudante que anotem as observações e discussões no seu caderno.

Jogo da reciclagem

 (Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14736. Acessado dia 10/12/2009).

FICHA DO RECURSO:

Objetivo: Fazer com que o aluno associe os materiais passíveis de serem reciclados a cada uma das cores representativas dos coletores de lixo estabelecidas em normas internacionais

Descrição: Jogo composto de 12 fases, onde em cada uma delas é apresentado um material reciclável que deve ser arrastado até a lixeira de cor correspondente

Autores: Dalfovo, Oscar; Koball, Alexandre;Universidade Regional de Blumenau (FURB). Sistema de Informações aplicado ao Sistema de Gestão Ambiental (Projeto SISGA)

Roteiro de discussão:

1 Relacione as cores das latas com os lixos a serem separados.

2 Que materiais são mais difíceis de serem memorizados para colocar na lata certa?

3 Por que é importante separar o lixo corretamente?

4 Há estas latas em sua escola?

ATIVIDADE PRÁTICA
  • Analise se a escola, o condomínio ou casa em que moram utilizam estes recipientes de cores diferentes.
  • Quais as dificuldades que podem existir para estes locais não fazerem a coleta seletiva?
  • O que pode ser feito para convencer os responsáveis de implementar latas seletivas para o lixo reciclável?
  • Peça que os alunos anotem suas idéias juntamente com a pesquisa desenvolvida.

 Após a p esquisa peça aos alunos que acessem o recurso abaixo e testem seus conhecimentos.

Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo

(Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10812/quantotempoviveumlixo.swf. Acessado dia 10/12/2009).

FICHA DO RECURSO:

Objetivo

Fazer com que o aluno entenda a importância da reciclagem e conheça o tempo de duração de cada material no meio ambiente

Descrição

Aborda de forma simples a importância da reciclagem e mostra como materiais que usamos no cotidiano podem trazer danos para o meio ambiente

Autor

Rios, Otávio

Roteiro de discussão:

1 Que objetos você usa diariamente e que aparecem na animação?

2 Como você descarta esses objetos na natureza? Sabe para onde vão?

3 De que maneira podemos minimizar os danos destes lixos na natureza?

Com os dados da pesquisa feita pelos alunos, jogue a eles a seguinte problematização:

É possível desenvolver na escola e comunidade atividades que visem os 3 "R" (reduzir, reutilizar e reciclar)? De que forma? Eles poderão discutir em equipe e o resultado deverá ser elaborado em um documento único por equipe, como um documento colaborativo.

Instrua os alunos a coletarem e separarem o lixo reciclável de suas casas e sala de aula. Este material, a sucata, será a base para a confecção dos instrumentos musicais que faremos a seguir.

Uma boa reflexão a ser passada para os alunos fazerem é, ao coletarem os materiais analisarem se eles eram realmente necessários (embalagens, sacolas plásticas, etc). Se o consumo destas agora sucatas não poderia ser reduzido e de que maneira.

DICA:

Os alunos deverão coletarem e separarem o lixo reciclável que normalmente é gerado. É importante enfatizar para que eles não consumam mais do que normalmente já o fazem no intuito de trazer mais lixo reciclavel para a atividade.

Um dos "R"s é justamente a redução de lixo e consumismo.  Além disso, explique aos alunos a maneira certa de acondicionar estes materiais, lavando possíveis restos de substâncias que eles abrigavam, para evitar o mau cheiro e decompositores.

Para saber mais sobre os 3"R"s, veja os sítios sugeridos nos recursos adicionais.

Lembre os alunos de terem cuidado ao manusear a sucata, verificando se há pontos de ferrugem e se houver, não manusear o objeto. Também o cuidado com materiais cortantes como latas de alumínio e vidro. Não é necessário uma grande quantidade de sucata, pois será executado um instrumento musical por aluno, podendo ter uma pequena sobra de materiais para a reposição. Lembre também de separar um local adequado na escola ou sala de aula para acondicionar os materiais que os alunos irão trazer ao longo dos dias.

2° AULA

Dedique esta aula para a confecção dos instrumentos musicais.

Um passo a passo interessante é encontrado no livro "Ensinando a criança a amar a natureza" de Vania Dohme & Walter Dohme, editora Vozes.

Chocalho- o chocalho pode ser feito com embalagem de iogurte, rolo de faz, lata de refrigerante, o rolo interno do papel toalha ou dois destes rolos de papel higiênico.  No interior pode ser colocado areia, pedrinhas, cereais ou sementes. As partes vazadas dos rolos devem ser fechadas com papel ou papelão e fita crepe. O professor poderá contar com a ajuda do professor de Artes para determinar o número de chocalhos da pequena "orquestra" de sucata.

Tambor - latas de leite ou cereais podem ser tambores, ou tubos ocos de variados tamanhos. Basta recobrir a parte vazada deles com uma lâmina de borracha, plástico, tecido (lona) ou até papelão (cada material dará um som diferente). A lâmina é presa na lata ou tubo com elástico, fita crepe ou sisal.

Cuíca - Corte um pedaço de barbante ou sisal, com 1 m de comprimento, e dê um nó na ponta. Fure uma embalagem de iogurte e passe o fio através dela. Faça um laço na outra ponta do barbante para prender na mão ou no pé. O som é emitido, fazendo a embalagem vidrar à medida que o fio é puxado.

A confecção de outros instrumentos musicais pode ser visto acessando os sites abaixo:

Construir notícias, disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=775 (acessado dia 10/12/2009).

Espaço Educar, disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/instrumentos-musicais-de-sucata.html (acessado dia 10/12/2009).

Educar Já, disponível em: http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html (acessado dia 10/12/2009).

Ecoviver, disponível em: http://www.ecoviver.com.br/default.asp?id=6a (acessado dia 10/12/2009).

Xilofone de garrafas, no sítio Rá tim bom, disponível em: http://www.tvratimbum.com.br/secoes/atividades/?id=325 (acessado dia 10/12/2009);

Com o professor de inglês é possível trabalhar o significado da letra da música que acompanha o vídeo sugerido abaixo:

Vídeo  3 “R”s, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Fm9Hyvqotpw (acessado dia 07/12/2009).

Música  “The 3 Rs” Jack Johnson

"The 3 R's"

Three it's a magic number
Yes it is, it's a magic number
Because two times three is six
And three times six is eighteen
And the eighteenth letter in the alphabet is R
We've got three R's we're going to talk about today
We've got to learn to
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
If you're going to the market to buy some juice
You've got to bring your own bags and you learn to reduce your waste
And if your brother or your sister's got some cool clothes
You could try them on before you buy some more of those
Reuse, we've got to learn to reuse
And if the first two R's don't work out
And if you've got to make some trash
Don't throw it out
Recycle, we've got to learn to recycle,
We've got to learn to
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
Reduce, Reuse, Recycle
Because three it's a magic number
Yes it is, it's a magic number
3, 3, 3
3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36
33, 30, 27, 24, 21, 18, 15, 12, 9, 6, and
3, it's a magic number 

3° AULA

Os alunos deverão formar grupos e utilizar seus instrumentos para fazer sons harmoniosos (novamente se o professor de Artes puder, será de grande ajuda). É necessário que o professor, escola ou algum aluno disponibilize de um gravador, rádio gravador, microfone acoplado ao computador, celular com câmera ou um MP3 que tenha a função gravador. Cada equipe deverá gravar seu "som". Que poderá ser com os instrumentos em separado ou em conjunto.

Em paralelo a esta atividade, eles também deverão pensar em um pequeno texto que conscientize a comunidade sobre a i mportância da política dos 3"R"s. O vídeo com a música do Jack Jonhson poderá servir de inspiração, mas os alunos devem voltar ao documento colaborativo que elaboraram no início das aulas para buscar as informações necessárias. Estas informações devem ser transformadas em um recado para os pais e comunidade. E ao fundo poderão usar os sons obtidos com sua "Orquestra de Sucatas".

O texto transformado em recado deverá ser também gravado. O professor de séries do fundamental utilizará estes áudios para publicar um PodCast na internet. Para isto é necessário utilizar um software livre chamado de Audacity. É gratuito, e fácil de utilizar. Nos recursos adicionais também sugerimos sítios com tutoriais para aprender a usá-lo.

Após a edição, o professor poderá publicar os áudios dos alunos na internet, no formato de PodCast.

Outra sugestão é apresentar a "Orquestra de Sucata" aos pais e comunidade, "ao vivo", em um momento de reunião da escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo Animação/simulação
Jogo da reciclagem Animação/simulação
É tempo de reciclar Animação/simulação
Jogo das cores Animação/simulação
Recursos Complementares

Sítios:

Os 3"R"s e o lixo, disponível em: http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm (acessado dia 07/12/2009).

3"R"s: reduzir, reutilizar e reciclar, disponível em: http://www.inxinet.com/2008/06/29/tres-rs-reduzir-reutilizar-e-reciclar/ (acessado dia 07/12/2009).

Futuro Professor, Educação ambiental e a política dos 3"R"s, disponível em: http://www.futuroprofessor.com.br/educacao-ambiental-3rs (acessado dia 07/12/2009).

Sobre PodCast

Escola Br, Podcast, disponível em: http://www.escolabr.com/projetos/ferramentas_de_comunicacao/podcast.htm, http://www.escolabr.com/portal/modules/news/index.php?storytopic=8 e http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Categoria:PodCast (acessado dia 10/12/2009).

Sobre Audacity

Escola BR, sobre o Audacity, disponível em: http://www.escolabr.com/projetos/ferramentas_de_comunicacao/podcast_criar2_audacity.htm (acessado dia 10/12/2009).

Video aula com Audacity, disponível em: http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/controles_basicos.htm (acessado dia 10/12/2009).

Avaliação

A avaliação poderá ser feita pela produção e participação dos alunos. Uma boa maneira de avaliá-los é utilizando as rubricas. 

Os critérios estabelecidos para esta aula são:

Compreensão sobre a importância da política dos 3 "R"s.

Expressar as maneiras que podem atuar melhorando o meio ambiente, por meio da reutilização, redução e reciclagem.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • kinha, nao tem o nome , Sergipe - dijo:
    kinha.fofa12@hotmail.com

    30/09/2011

    Cinco estrelas

    otima gostei da aula


  • Marta Caetano dos Santos, Escola municipal Godofredo Amaral , Goiás - dijo:
    martha_caetano@hotmail.com

    24/05/2011

    Cinco estrelas

    Achei maravilhosa esta aula mostrou dinamismo e comprometimento com a apredizagem dos alunos, envolvendo varias midias. Parabéns!


  • Leandra Carvalho de Moura, Escola Ester Siqueira e Souza , Pernambuco - dijo:
    leandra.sbu@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Considero que este trabalho é de ótima apresentação para turmas iniciais, por conter animações e jogos que despertam a curiosidade e o interesse em acertar. assim os mesmos dedicam-se a aprender para que na hora do jogo não fiquem pra trás. Sendo assim, ele irá adquirir na prática o que está fazendo se divertindo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.