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Diálogos contra o racismo: o valor da diferença

 

10/12/2009

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desmistificar o mito de democracia racial;
• Identificar a importância da discussão e da necessidade de combate do racismo;
• Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática;
• Desenvolver valores básicos para o exercício da cidadania, voltados para o respeito ao outro e a si mesmo;
• Praticar e valorizar os Direitos Humanos;
• Identificar elementos teóricos que comprovam que as relações étnico/raciais são históricas e socialmente construídas.

Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

• Aula interativa;
• Utilização de uma sala de aula ampla;
• Uso do laboratório de informática ou sala de vídeo.

MOTIVAÇÃO: Hei! Você é racista?

Professor/a, essa atividade tem como objetivo mapear o imaginário social dos educandos, qual a localização social “dada” ao negro e ao branco, bem como quais os estereótipos associados a “raça” negra.
• “Dinâmica adaptada do trabalho de Figueira (1990) intitulado “Pesquisa: preconceito racial na escola”. Ver sugestão nos recursos complementares”.

Procedimentos:

      Educador, para a efetivação da atividade é necessário alguns materiais tais como: 4 fotos e/ou imagens, sendo 2 mulheres, uma branca e uma negra, e 2 homens, também um branco e um negro. Aconselhamos que para cada imagem o professor desse nome fictício.

      Para a disponibilização das imagens aos alunos sugerimos que o professor disponibilize as veiculadas, nos livros didáticos e/ou paradidáticos, seja de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, etc, ou seja, os livros relacionados com o ano de ensino que os educandos estão matriculados.
Caso o professor queira disponibilizar algumas imagens eletrônicas que contemplem a sugestão da atividade seria propício a utilização do laboratório de informática. Para isso, elencamos algumas imagens com seus respectivos links de acesso a título de ilustração.

Imagem 1: Mulher negra - Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_Yzg5l-ZE0zw/Smtl0PeuQ9I/AAAAAAAAAFk/3DpjAa5FrUE/s320/mulher-negra.jpg

Imagem 2: Homem "branco" - Disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_56/1146186031vc591A.jpg

Imagem 3: Homem negro - Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_NNKngNXUhC4/SwaSkIv19nI/AAAAAAAAFQo/-cfkPNmw8rk/s320/consciencia+negra+negro.jpg

Imagem 4: Mulher "branca" - Disponível em: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/SBY/SBY088/57435885.jpg

Para o desenvolvimento da atividade é necessário que adote os seguintes passos:


• Dividir a turma em grupos de no máximo (6) membros;
• Os/as alunos/as devem ser orientados para que façam suas escolhas individualmente, a partir dos questionamentos feitos pelo/a professor/a;
• Pedir que os/as alunos/as elejam duas pessoas – 1º e 2º lugares – para cada item;


Para esta dinâmica é fundamental que faça as seguintes perguntas:

1. Dentre as pessoas que o grupo vê nas imagens, qual o grupo acredita ser o mais amigo, o mais simpático, o mais inteligente e o mais bonito?
2. Qual o grupo considera o menos inteligente, o mais feio, o mais “sujo” (sem higiene) e o menos honesto?
3. Se o grupo fosse dono de uma empresa quem selecionaria para ser o engenheiro, o médio, o faxineiro e o cozinheiro?
4. Para cada imagem exposta o grupo deverá elencar ou atribuir quais características considera negativas e/ou positivas?

• Solicitar que o grupo escolha um representante para fazer a sistematização no caderno das respostas do grupo elegendo o 1º e o 2º lugar para cada um dos itens indicados nas perguntas feitas pelo/a professor/a.
• Informar que cada grupo deverá fazer a socialização dos resultados oralmente para toda a turma.


Atenção professor/a:


Embora as escolhas são feitas individualmente a estratégia de dinâmica de grupo é essencial. Justamente para permitir que eles/as (os/as alunos/as) troquem idéias sobre as características físicas das pessoas, discutindo entre si, mas que tome a sua decisão, que foi na verdade construída coletivamente.
À medida que a dinâmica vai acontecendo os comentários, as concepções, os estereótipos dos/as alunos/as vão emergindo e sendo exteriorizados... O/a educador/a atento, apenas observa, e se achar necessário faça algumas anotações para discussão no fechamento de tal atividade.


De posse dos relatos dos grupos, o/a professor/a deve estimular o máximo a análise do rico material. Pode-se fazer, para o fechamento, os seguintes questionamentos:
• Existe alguma relação preconceituosa associando as pessoas a determinadas profissões?
• As profissões, os atributos (bonito, feio, inteligente, honesto, amigo, simpático etc) são exclusivos de brancos ou negros?
• Quais foram os(as) campeões (ães) em características positivas? Qual a sua cor/raça? Por que isto ocorreu?
• Quais foram os(as) campeões (ães) em características negativas? Qual a sua cor/raça? Por que isto ocorreu?
• Qual o grupo (brancos, negros) foi eleito o mais simpático, mais amigo, mais inteligente? Por que isto ocorreu?
• Os atributos pejorativos representados em um dos grupos (brancos ou negros) são inatos?
• Os atributos apontados são naturais ou culturais? Isto é, as pessoas nascem com elas ou é a sociedade que constrói uma cultura no qual esses atributos são engendrados?
• Os atributos associados ao negro podem ser alterados? Em quais situações?
• Quais as influências de atributos negativos na vida cotidiana de uma pessoa negra? E de uma pessoa branca?
• Quais as implicações de atitudes de preconceito em relação à étnica/raça na vida escolar de um/a aluno/a?
• Exemplifiquem situações de exclusão social vivenciadas pelos/as jovens no que diz respeito aos padrões “raciais” hegemônicos?
• As características associadas ao grupo dos brancos legitimam a “superioridade” do branco? O grupo dos negros pode manifestar alguns desses atributos e/ou características?
• Qual a leitura que podemos fazer do perfil da turma? Ela é preconceituosa?
• A sociedade brasileira é preconceituosa? Vocês acham que a integram?
• Qual a importância dessa dinâmica para vocês?

ATIVIDADE 1: Explorando os materiais didáticos: estereótipos e preconceitos étnico-raciais

Professor/a, essa atividade poderá ser realizada e compartilhada com outras áreas do saber tais como: Ciências, Literatura, História, Geografia, Língua Portuguesa etc.
Esta atividade tem o objetivo de discutir as questões de estereótipos e preconceitos étnico-raciais no contexto escolar, principalmente no que tange a materiais didáticos e livros de literatura.

Material necessário:
• Livros didáticos utilizados pela turma ou livros da biblioteca escolar;
• Roteiro para avaliação do livro ou outro material didático disponibilizado.

Inicialmente o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as ainda em grupo escolha um dos livros didáticos que utilizam. Orientá-los na diversificação das escolhas, elencando todos os livros utilizados, ou seja, cada grupo escolher um livro diferente (assunto e/ou disciplina). Em seguida, distribuir um roteiro de avaliação para cada grupo fazer a análise da obra.

Exemplo de Roteiro:1. Título da obra:
2. Assunto tratado ou disciplina:
3. Editora e ano de publicação:
4. No me dos autores/as:
5. Qual o número de ilustrações apresentadas em relação ao branco? E ao negro?
6. Encontre alguns adjetivos utilizados para descrever:
• Negros:
• Brancos:
7. Os negros que aparecem nos textos apresentam contribuições significativas? Quais?
8. Existem seções especiais que tratem unicamente de etnias ou raças particulares? Caso sim, como são abordadas as minorias sociais?
9. Existe alguma profissão associado ao negro? E ao branco?
10. Os negros que aparecem no livro apresentam algum nome ou apelido? Este mesmo apresenta uma família ou esta cuidando da família dos outros?
11. Na obra, quais os papéis sociais estão associados aos negros? E aos brancos?
12. Em alguma passagem da obra, os negros, estão associados a alguma mazela social, ou seja, protagonizando situações de roubos, alertas contra epidemias etc?

Com o término da realização de todo o roteiro, o/a professor pedirá que cada grupo faça a exposição dos resultados para os demais. Em seguida, peça que no caderno, cada aluno/a, registre a opinião sobre:

• Diga se a obra analisada deve ou não ser adotada e por quê?
• A obra que analisou apresenta linguagem e idéias preconceituosas e estigmatizantes no que tange as relações étnico-raciais?
• Quais as sugestões para os/as autores/as do livro em relação a estereótipos e preconceitos étnico-raciais?

Dica importante:Educador/a durante a leitura memorize imagens e palavras do livro adotado para a sua turma e pense nas mensagens que elas veiculam.

ATIVIDADE 2: Diálogos contra o racismo

Professor/a, peça que os/as alunos/as fiquem em círculo e em seguida apresente algumas questões problematizadoras para eles/as discutirem, as quais sugerimos a seguir:

• Entre os 10% mais pobres da população, 65% das pessoas são negras (pretas e pardas).
• A expectativa de vida para população branca brasileira é, em média, seis anos superior àquela para a população negra.
• Entre as pessoas assalariadas com nível superior, negras e negros recebem, em média, 64% do salário recebido por pessoas brancas.
• Entre as pessoas jovens de 18 a 24 anos, 46,4% dos brancos e brancas estão frequentando curso superior, enquanto somente 14,1% da juventude negra está na mesma situação.
• No Brasil, os riscos de morte por assassinato são 86,7% maiores para pessoas negras do que para brancas.
• Percentual de negros sem acesso a saneamento é quase o dobro do de brancos.
• Mulheres negras são mais vulneráveis ao desemprego e a trabalhos precários.
• (...) mais de 15 anos são necessários para superar desigualdade entre brancos e negros no ensino.
• Pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo mostrou que grande parte dos brasileiros - 87% - admite que há discriminação racial no país, mas apenas 4% da população se considera racista.
Essas situações e/ou problematizações foram retiradas do site: www.dialogoscontraoracismo.org.br
Os/as alunos/as serão questionados de quais são suas impressões e/ou opiniões de cada uma das situações expostas pelo/a professor/a. Ou melhor, o que essas situações expressam? O objetivo é instigar o debate, a reflexão, e, sobretudo, fazer alguns apontamentos sobre:
• Diante da desigualdade social e étnico-racial, o que pode ser feito em termos de direitos humanos e atitudes solitárias?


Cabe ao/a professor/a incentivar a discussão.
Professor/a, o que não pode faltar:

• Reconhecimento das desigualdades étnicos-raciais e uma postura crítica diante do “mito da democracia racial”;
• Refletir o que significa ser branco/a no Brasil? Quais os fatores ideológicos, políticos, sociais, históricos e culturais que permeiam as relações de poder entre a cultura negra e a branca?
• Percepção do impacto do racismo e suas combinações com outras formas de discriminação no espaço social e escolar;
• Estratégias de combate a ati tudes preconceituosas e discriminatórias na sociedade no cotidiano escolar.
• Plano de ação para inclusão do tema étnico-racial no espaço escolar;
• Diálogos e interações com outros/as educadores e com a organização do Movimento Negro.

Recursos Complementares

• FIGUEIRA, V. M. Pesquisa: preconceito racial na escola. Revista Estudos Afro-Asiáticos, n.18, maio de 1990.

Diálogos contra o racismo: pela igualdade, impulsionamento e consolidação racial. Você poderá encontrar mais informações no site: www.dialogoscontraoracismo.org.br.

Sugestões de outros materiais:

Kit educativo: A cor da Cultura. Canal Futura, disponível em:
http://www.acordacultura.org.br


Música: Coisa de pele (Jorge Aragão): Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=KxUgOEUS5zU

Curta-metragem: Educação e cidadania 9: Racismo - A situação do negro hoje. O mito da democracia racial. A necessidade da conscientização de negros e brancos sobre o assunto. Depoimentos: senadora Benedita da Silva, jornalista Fernando Conceição. Disponível em:
http://www.curtagora.com/filme.asp?Codigo=2680&Ficha=Completa

EducarRedehttp://www.educarede.org.br. Portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores/as e a alunos/as do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública e a outras instituições educativas. A temática pluralidade cultural encontra-se em:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=10&id_subtema=1

Sugestões de outras aulas do portal:

• Superando o racismo na escola: por uma cidadania multicultural.
• Respeito às diferenças na escola: Diferentes, mas não desiguais.
• Educar para a igualdade racial: rompendo preconceitos, estereótipos e ações discriminatórias.
• Racismo e ensino de Ciências no contexto escolar: implicações nas relações sociais.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;

Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

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Opiniones

  • jose , exito , Tocantins - dijo:
    fernandamontenegro@uol.com.br

    24/02/2014

    Cinco estrelas

    eu gostei


  • Meire Betania, Instituto de Ensino Ebenézer , São Paulo - dijo:
    meirebeth@yahoo.com.br

    01/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Aliás esse site está de parabéns. Trabalho como professora auxiliar e sempre necessito de aulas diversificadas. Aqui tem sempre um profissional competente que gosta do que faz.


  • Crislaine, Unip - Universidade Paulista , São Paulo - dijo:
    crisdetoledo2@uol.com.br

    06/01/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela diversidade de fontes, inventividade e socialização das informações!


  • Alline, Universidade do Estado da Bahia , Bahia - dijo:
    alline.magno@gamil.com

    03/12/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da porposta. Tenho um questionamento. Será que poderíamos incluir Indígenas nas dinâmicas? E efetuar um trabalho conjunto? Obrigada!


  • Denisalia Almeida, CEM RUI BRASIL CAVALCANTE , Tocantins - dijo:
    denisalia@hotmail.com

    15/09/2010

    Cinco estrelas

    Sua aula esta muito bem elaborada, e me chamou a atenção para melhorar ainda mais o meu planejamento e executar com dedicação para ajudar ainda mais os nossos jovens quanto a concientização da igualdade entre as pessoas. Fato esse já contatado na biblia por Deus, onde jamais fez distinção entre as diferentes raças que criou. Parabéns e sucesso em sua escola ok? abraços


  • josé valdeci de lima, Núcleo de Tecnologia Educacional , Alagoas - dijo:
    j.waldecy@gmail.com

    24/04/2010

    Quatro estrelas

    Muito pertinenete paraos dias atuais e um alerta para conscientizar os adoslescentes de que combater as diferenças é construir novos conhecimentos.


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