20/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
• Compreender as diferentes atividades que os adultos desenvolvem;
• Inteirar-se da profissão dos pais;
• Conhecer outras profissões;
• Perceber as funções de algumas profissões na sociedade;
O Professor precisa conhecer as profissões dos pais das crianças antes de realizar essa aula a fim de auxiliar as crianças no começo do trabalho.
Objetivos da aula: despertar o interesse e a curiosidade das crianças para as diferentes profissões existentes na sociedade. A aula destina-se a crianças de 5 anos.
Primeiro Momento:
Com o objetivo de iniciar o tema, o professor leva para a sala de aula a poesia “O QUE É QUE EU VOU SER?” de Pedro Bandeira.
O QUE É QUE EU VOU SER?
Bete quer ser Bailarina
Zé quer ser aviador
Carlos vai plantar batatas
Juca quer ser um ator
Camila gosta de música
Patrícia quer desenhar
Uma vai pegando o lápis
E a outra põe-se a cantar.
Mas eu não sei se vou ser
Poeta, doutora ou atriz
Hoje eu só sei de uma coisa:
Quero ser muito FELIZ!
A forma de explorar a poesia deve ser bem lúdica, com uma leitura pausada levando as crianças a ouvirem com atenção. Pode-se deixar um pedaço de papel Kraft ou sulfitão já colado no quadro ou em uma parede da sala para ir colando aos poucos as estrofes da poesia. Porém, depois da leitura e antes de colar as partes da poesia para formar o cartaz, deixe que as crianças ilustrem cada estrofe. A ilustração pode ser feita por meio de desenho com canetinhas e em duplas. Depois que todos terminarem monte o cartaz que ficará completo com a escrita e a ilustração feita pelas crianças. Afixe o cartaz na sala para apreciação da turma.
Segundo Momento:
Com o objetivo de que cada criança fale sobre a profissão de seus pais, em outra aula, coloque as crianças em roda e faça a brincadeira da Batata Quente. A criança que “queimar” conta para o grupo em que ou onde seu pai e sua mãe trabalham. Nesse momento nem todas as crianças se lembrarão do trabalho dos pais, por isso você professor, poderá ajudar completando a fala da criança.
Terceiro Momento:
Converse sobre a importância de cada profissão para a vida em sociedade e retome a poesia da primeira aula. Peça que as crianças imaginem que já cresceram e que precisam escolher uma profissão. Dê uma atividade de registro em que as crianças irão tentar fazer a escrita da profissão desejada e depois o desenho.
Com o objetivo de levar as crianças a avançarem em sua compreensão sobre a escrita, enquanto as crianças vão fazendo a escrita e o desenho, o professor pode ir passando de carteira em carteira fazendo a reescrita da palavra, assim a criança irá comparar a sua escrita com a escrita convencional e irá avançar em sua compreensão acerca da escrita
Quarto Momento:
Envie para casa uma atividade em que cada criança deverá pesquisar sobre a profissão escolhida, trazendo as características e funções, bem como uma gravura ilustrativa.
Quinto Momento:
No retorno da atividade socialize em roda com as crianças a profissão escolhida por cada um e oportunize as falas sobre as profissões que apareceram.
Professor/a observe o que aparece nas falas das crianças com relação às profissões. As crianças ampliaram seu conhecimento de mundo. Quais são as profissões que mais aparecem na turma? As crianças demonstraram interesse pelas atividades?
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/10/2010
Três estrelasAchei bastante criativa e com certeza pode ser adaptada para outras séries.
29/04/2010
Cinco estrelasPARABENS! MEU FILHO DE 6 ANOS ESTA FAZENDO UM TRABALHO SEMELHANTE E PESQUISANDO, ENCONTREI ESTE SITE QUE ME ORIENTOU MUITO. POIS ACHO IMPORTANTE QUE A FAMÍLIA SAIBA CONDUZIR A CRIANÇA NA DIREÇÃO CERTA, JUNTAMENTE COM A ESCOLA. OBRIGADA; ARLETE VIANINI.