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Frequencímetro - Usando o batimento cardíaco para controlar exercício

 

11/06/2010

Autor y Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
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BRASILIA - DF CEE 02 DE CEILANDIA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o funcionamento do frequencímetro
  • Aprender a medir a intensidade de uma atividade
  • Conhecer e aprimorar o uso do frequencímetro
  • Construir um gráfico de esforço
Duração das atividades
2 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Iniciar com o professor de Matemática a construção e análise de gráficos para depois dar início a aula na parte de Ed.Física.

Estratégias e recursos da aula

Professor, comece mostrando o seguinte vídeo:


http://www.youtube.com/watch?v=49VZNTIZIUg


Neste momento, apesar de se tratar de um vídeo comercial, os alunos ficarão meio confusos com as expressões usadas, com o vocabulário. Não perca o foco. Já leve um livro de Fisiologia para ler com os alunos e entender os termos.
Dica: fazer uma visita à biblioteca dá maior dinamismo à aula, entretanto, é necessário que a turma seja dividida em grupos bem organizados e que cada grupo tenha a única função de procurar um ou no máximo dois termos técnicos para não haver dispersão.
Professor, lembre-se que para cada nível de esforço, um objetivo específico é traçado, pois tudo depende da relação tempo e intensidade. Por exemplo, se o aluno trabalhar em determinada freqüência cardíaca, digamos entre 65 e 75% da frequência cardíaca máxima do aluno, ele estará propiciando uma melhor resposta na queima de gordura, ou em outras percentuais ele estará objetivando uma melhora da resistência pulmonar, ou uma melhora da resistência física global, etc.
Com todos os pontos esclarecidos, divida a turma em grupos de 10 alunos e os nomeie para as seguintes tarefas:
Grupo 1 – Responsável pelo monitoramento cardíaco;
Grupo 2 – Responsável pela anotação do ritmo cardíaco de cada aluno envolvido na dinâmica;
Grupo 3 – Responsável pela anotação dos dados técnicos, como procedimento, atividade física observada, local onde foi realizada a atividade, clima, hora, estado físico aparente antes e após atividade.
Grupo 4 – Responsável pela execução das atividades.


 Como para a execução da atividade haverá esforço físico , interessante que os alunos executores sejam aqueles de alguma forma habituados a esta prática, bem como seja este grupo formado de um número bem inferior aos demais.

Grupo 5 – Responsável pelo fechamento das atividades. Grupo que levará ao conhecimento da turma os dados analisados, as considerações finais e a importância de uma boa alimentação.
Dica: O quinto grupo pode reunir a turma e passar os seguintes vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=oDGMUbhcu68

http://www.youtube.com/watch?v=WdWQ2ZAdcVc

Agora, professor, esta atividade deverá ser desenvolvida em sala de aula ou num espaço que tenha uma lousa ou quadro que permita a construção de um gráfico. Os alunos deverão construir um gráfico de esforço não para comparar o nível de aptidão física entre um e outro aluno, mas para entender o nível de dificuldade durante o esforço e suas características fisiológicas. Neste momento, o professor poderá interferir, caso ache conveniente.

 Colocar em evidência o que foi aprendido na aula de Matemática e não esquecer de fazer o link entre as duas matérias para que haja um pensamento mais unificado, observando o quão importante se torna usar os conhecimentos de forma interdisciplinar.


As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Amostra do vídeo que está no link


Motivação:
O professor no decorrer da discussão deve propor uma pesquisa mais elaborada, objetivando uma apresentação. Portanto, a sala será dividida em 5 grupos: 3 de pesquisa e 1 de auxilio e 1 de monitoramento. Agora, refazer o experimento só que desta vez, ao invés de ter o auxílio e direcionamento do professor, este será observador, e os alunos executarão todo o projeto. Assim, dá-se uma forma de fixar o aprendido e tirar mais dúvidas que apareçam durante a execução desta fase.

Recursos Complementares
Avaliação

Será feita durante a atividade no que se diz respeito ao interesse, ao aprendizado  e ao desenvolvimento da atividade pela classe.

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