Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


BRINCAR COM OS NÚMEROS

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Movimento Coordenação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender a fazer a sequência numérica;
  • Identificar o número cardinal.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fazer leitura de números.
Estratégias e recursos da aula

sAtividade 1 - Construir linha numérica com cartelas.

1º Momento: O professor orienta as crianças a construir uma linha numérica com fichas numeradas. Elas recebem fichas contendo números de 0 a 12 (por exemplo) de forma desordenada e com a tarefa de organizá-las na ordem crescente. As crianças depois que ordenam as fichas fazem a leitura da sequência.

undefined

2º Momento: Brincadeira das cadeiras a partir da seqüência numérica.

O professor propõe um jogo no qual as crianças também se organizam em seqüência. Para isso, é necessário que o professor construa junto com as crianças as regras do jogo. À medida que vão ditando o professor assume o papel de escriba e registra em um cartaz para ser afixado durante a realização do jogo.

Exemplo de um jogo organizado por crianças na faixa etária de 5 anos:

Regras do jogo:

  • A sala será dividida em dois grupos;
  • Cada criança do grupo receberá uma placa com os números entre 1 e 11 (quantidade da metade de crianças da sala);
  • A quantidade de cadeiras será proporcional ao número de crianças para que nenhuma fique fora da brincadeira;
  • Coloca-se uma música e quando parar as crianças de cada grupo deverão se organizar de forma que a seqüência numérica esteja em ordem crescente dos números e sentam-se nas cadeiras. (Obs.: Uma criança de cada grupo poderá ficar responsável na organização das crianças durante o jogo)
  • Vence o jogo o grupo que conseguir formar a seqüência primeiro.

Crianças numeradas fora da ordem

undefined

undefined

Dançando a música

Quando a música parar as crianças se organizam em uma sequência.

Recursos Complementares
  • Aparelho de som;
  • CDs de músicas;
  • Cartolinas numeradas;
  • Cadeiras
Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Fazer a sequência numérica;
  • Identificar o número cardinal;
  • Envolvimento das crianças na brincadeira.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 16 calificaciones

  • Cinco estrelas 12/16 - 75%
  • Quatro estrelas 4/16 - 25%
  • Três estrelas 0/16 - 0%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.