Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Thanksgiving Day – o Dia de Ação de Graças!!

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá aprender sobre a celebração do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos a partir da leitura de um texto e elaboração de cartazes.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos já estejam familiarizados com as estratégias de leitura em Língua Inglesa.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Para dar início as discussões do tema destas aulas o professor deverá propor aos alunos, em aula aberta, as seguintes questões:

1. Do you know what Thanksgiving is? / Você sabe o que é o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças)?
2. Where is it celebrated? / Onde ele é celebrado?
3. How is it celebrated? Why? / Como ele é celebrado? Por quê?
4. What do people thank for in this date? / As pessoas agradecem pelo que nesta data?
5. Are you thankful for something? What? / Você é agradecido por alguma coisa? O quê?

Na sequência, os alunos assistirão ao vídeo “What Are you Thankful For- GREAT VIDEO” que tem a duração de aproximadamente dois minutos (Fig. 1).

RECURSO
Vídeo “What Are you Thankful For- GREAT VIDEO”

http://www.youtube.com/watch?v=fQ0xvnUw3YM&feature=related

Vídeo Thanksgiving

Figura 1 – Imagem do Recurso

Observação: o vídeo poderá ser baixado e salvo em DVD para exibição em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!

Ao final deste momento, após exibir o vídeo, o professor deverá instigar e questionar os alunos sobre qual o assunto tratado (o Thanksgiving Day) e se sabem algo sobre este feriado comemorado nos Estados Unidos.

ATIVIDADE 1

Dando seqüência, neste momento, o professor deverá propor a leitura do texto postado (Recurso) sobre o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), escolhendo, entre duas palavras, apresentadas em itálico nas frases do texto, qual seria a melhor para completá-lo considerando sua organização lógica e seu significado.

Tal texto trata de forma resumida sobre a celebração deste feriado americano.

RECURSO
Texto Thanksgiving

Activity: Delete the wrong word in each of the pairs of italics.

Thanksgiving is a very American holiday. It is also calling / called Thanksgiving Day. It is celebrated on the fourth Thursday in November every year. It used to / used be a religious holiday to give thanks to God. There are two versions of the original / origins of this holiday. One is thanks for the early settlers arriving in America safely / safe. On December the 4th, 1619, a group of English pioneers arrived at a place called Berkeley Hundred, in Virginia. The group made / did a promise that the day of their / there arrival should be a "day of thanksgiving" to God. The second version / vision is the thanks given to Native Americans for teaching the pilgrims how to catch eels and grow corn in Plymouth, Massachusetts. In 1941, President Roosevelt made / gave Thanksgiving a federal holiday.

The main eventful / event of any Thanksgiving is the Thanksgiving dinner. It is traditional to have baked or roasted turkey. This is usually / usual accompanied with mashed potatoes, sweet potatoes, fell / fall vegetables, cranberry sauce, and gravy. Pumpkin pie is the most commonly eaten / eating dessert. The Thanksgiving holiday weekend is one of the busiest times of the year from / for traveling. It is a four-day or five-day weekend vacation for most schools and colleges, and many businesses and government workers get three or four days over / off. Thanksgiving is also the unofficial signal for Christmas preparations to beginning / begin. Once Thanksgiving finishes, stores fill their shelves with Christmas goods. It is also a bad time to be a / in turkey.

Adaptado de: http://www.eslholidaylessons.com/11/thanksgiving.html Acesso em: 06 de dezembro de 2009.

Durante a atividade, o professor deverá passar pelos alunos, orientando quanto ao uso adequado do dicionário Inglês-Português para definirem a palavra dos pares que consideram adequadas nas frases a serem usadas. Por exemplo, no início do texto temos: “Thanksgiving is a very American holiday. It is also calling / called Thanksgiving Day.” O par de palavras pelas quais os alunos podem optar é calling / called. Para que o texto fique coerente a palavra a ser escolhida é “called” pois “calling” significa “chamando” e “called” significa “chamado” (Thanksgiving é um feriado bem americano. Ele também é chamado de Thanksgiving Day). O aluno deve ser capaz de compreender o significado da palavra considerando seu uso dentro do contexto (texto com o tema Thanksgiving Day), não apenas consultar o dicionário aleatoriamente.

Ao final, o professor solicitará que os alunos que se sintam à vontade se dirijam até a lousa e coloquem as palavras que escolheram, explicando para a turma o porquê tal palavra seria adequada. Tal proposta visa reforçar a aprendizagem do vocabulário proposto.

ATIVIDADE 2

Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que em duplas, os alunos pesquisem na Internet sobre o Thanksgiving Day, elaborando, ao final desta, cartazes informativos em Inglês sobre a referida data. Tais cartazes serão postados nos murais da escola. Para a pesquisa sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):

RECURSO
Sites para a Pesquisa

http://en.wikipedia.org/wiki/Thanksgiving
http://www.history.com/content/thanksgiving
http://wilstar.com/holidays/thankstr.htm


Thanksgiving site

Figura 2 – Imagem do Recurso

Após a pesquisa, e antes da elaboração dos cartazes, o professor deverá promover uma discussão para socializar informações e corrigir conceitos errôneos. O professor deverá contemplar na discussão a questão do que ela mobiliza nas pessoas - valores como amizade e respeito, por exemplo, solicitando que nos cartazes os alunos citem pelo menos três coisas pelas quais agradecem e por quê. O objetivo é promover valores positivos nos alunos tendo em vista a crescente violência nas escolas e nas comunidades. Além disso, deverá questionar os alunos sobre como seria comemorar esta data no Brasil, o que eles pensam disso, se há alguma data comemorativa semelhante a esta em nosso país. Feito isto, dê prosseguimento aos cartazes.

Continuando, o professor orientará as duplas quanto à organização do texto. Dicionários em inglês-português poderão ser usados. Os tópicos a serem contemplados nos cartazes são:

• Origens do Thanksgiving
• Como é celebrado principalmente nos Estados Unidos
• Receitas de pratos consumidos na data que são mais famosas
• Usando a expressão “I am/We are thankful for. Eu sou/nos somos gratos por...” citar no cartaz pelo menos três coisas pelas quais se agradece.

ATIVIDADE 3

Ao final da criação dos cartazes estes serão apresentados oralmente para a turma e colados nos murais da escola.

Sugestões

1. Pesquisar, em colaboração com o professor de História e Filosofia, se o Thanksgiving é celebrado no Brasil, como e por quê.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a leitura e criação dos textos em Inglês, internalizando (aprendendo) vocabulário relativo ao tema e utilizando-o na elaboração dos cartazes.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.