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MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
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RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa interpretação musical como também para uma bom entendimento da escrita musical, uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da música na nossa cultura.

Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura, intensidade, duração e timbre.

Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de altura em música. Além disso, participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do parâmetro em questão.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento musical não formal.
Estratégias e recursos da aula

1. Caro professor, inicie a aula tocando dois exemplos musicais a partir de um CD ou outro tipo de mídia. Eles deverão contrastar por terem momentos claramente baseados em sons graves – em um caso – e sons agudos – em outro. Você mesmo poderá executar em um instrumento ou mesmo com a voz; neste caso é interessante optar pelo mesmo trecho musical.

No link abaixo, logo no início da música, temos um trecho musical que aparece repetido, inicialmente mais agudo e, a seguir, em região mais grave. Você pode utilizá-lo como exemplo na sua aula:
http://www.youtube.com/watch?v=ipzR9bhei_o&feature=fvw

2. Pergunte aos alunos qual foi a principal diferença entre um e outro trecho. Estimule a imaginação e a capacidade de comparar diferentes momentos musicais valorizando as respostas que se aproximam mais de uma boa descrição do que foi exposto com relação à altura dos sons. Se você obtiver respostas como “som fino” e “som grosso”, explique que aquilo que eles chamam de som fino, é conhecido tecnicamente como agudo e, de som grosso, é conhecido como grave.
Aponte sons graves e agudos encontrados comumente no cotidiano. Por exemplo: pios de passarinhos e guinchos de freio são mais graves ou mais agudos que o som de um contrabaixo? O que é mais agudo, o apito do juiz numa partida de futebol ou o retumbar de um surdo (maior tambor da formação)? E se compararmos o som da voz masculina e o da feminina, qual é o mais grave? Procure utilizar-se também de exemplos cujos sons possam ser ouvidos naquele momento.
É interessante também falar sobre as diferenças de alturas dentro das famílias dos instrumentos musicais. Qual é o instrumento mais agudo? Um cavaquinho ou um violão? Um violino ou um contrabaixo? Um trompete ou uma tuba? Desta forma, o que acontece com o som conforme aumentamos o tamanho do instrumento?

Leia mais sobre famílias de instrumentos, no caso de sopro, em:

http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/instrumentosmusicais/instrumentos_sopro.htm

Você pode, em algum momento, usar também o Recurso Educacional citado abaixo como exemplo. Observe como a partir de 1'30" a música muda para uma região mais aguda. Há uma alternância de sons graves e agudos em rápido diálogo de 2'00" a 2'40". Todos esses elementos podem ser apreciados com o objetivo de enriquecer a próxima atividade.

Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa]

3. Agora proponha um exercício. Forme pequenos grupos, de preferência misturando meninos e meninas e peça aos alunos para compor um pequeno fragmento musical com alturas diferentes. Cada aluno deverá executar sempre uma mesma altura, uma mesma frequência. A composição será gerada da união dos diferentes sons escolhidos. Ao final, teremos uma peça calcada em diferentes alturas, sendo cada integrante um instrumento que toca apenas uma nota ou um som de mesma frequência.
Visite os grupos e ajude-os enquanto estiverem compondo. Estimule-os com dicas e opiniões, tomando cuidado para não compor por eles.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa] Vídeo
Avaliação

Promova uma audição das peças compostas pelos grupos. Ao final, discuta as apresentações com toda a turma, tendo como foco o uso das diferentes alturas como elemento estruturador das composições. 

Observe também se houve participação dos alunos de forma satisfatória.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

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Opiniones

  • roberta, Conservatório de música CPC , Minas Gerais - dijo:
    robertaalvestiago@yahoo.com.br

    29/05/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a sugestão da atividade. parabéns!!!!!


  • Suzy Daniel, UFMT , Mato Grosso - dijo:
    suzydanielmusica@hotmail.com

    02/05/2011

    Cinco estrelas

    Deus abençoe vcs. Suas sugestões me ajudaram muitíssimo!


  • Jéssica Atha Flesch, EMEF Genuino Sampaio , Rio Grande do Sul - dijo:
    jessica-atha@hotmail.com

    07/07/2010

    Cinco estrelas

    Gostei m uito de suas idéias , estou começando agora com aulas de música no ensino fundamental e consegui apartir da leitura visualizar as atividades. Parabéns!


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