Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sobre o artigo de opinião

 

20/12/2009

Autor y Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer as características do gênero artigo de opinião;
  • ler e anlisar um artigo de opinião;
  • constituir-se como articulista, ao produzir um artigo de opiniao, apresentando argumentos adequados para justificar um posicionamento sobre determinado assunto.
Duração das atividades
3 aulas de 50 m cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer o gênero artigo de opinião; 
  • saber que argumento é um recurso utilizado para justificar uma afirmação ou para convencer alguém a mudar de opinião ou comportamento;
  • saber que a argumentação pode aparecer em diferentes gêneros textuais orais ou escritos.
Estratégias e recursos da aula

 

• uso de charges veiculadas na internet;
• utilização do laboratório de informática.

Aula 1
Atividade

Propõe-se desenvolver nessa aula atividades que possibilitem desenvolver a habilidade da argumentação, trabalhando com o gênero discursivo artigo de opinião - um gênero jornalístico argumentativo escrito, veiculado em jornais, revistas e internet. Os artigos de opinião jornalísticos, entre outros gêneros de texto argumentativos, orais e escritos, são importantes instrumentos para a formação do cidadão.


Importante: Professor, ensinar a ler e a produzir este gênero na escola, certamente, contribui para desenvolver a capacidade de participar, com argumentos convincentes de discussões sobre questões do lugar onde se vive e, sobretudo, formar opinião sobre elas e contribuir para resolvê-las.
Para um melhor desenvolvimento das atividades propostas, o aluno precisa conhecer a estrutura formal do artigo de opinião. Estas informações podem ser encontradas no site:

http://www.brasilescola.com/redacao/artigo-opiniao.htm


Para motivar os alunos a respeito da temática a ser discutida – a violência -, o professor deverá reproduzir e charge denominada 4 abaixo e apresentá-la aos alunos para análise.

Charge

 

Disponível no site:
http://brasil.indymedia.org/images/2004/10/293457.gif


Sobre a charge:

1. A charge é um tipo de texto composto por uma linguagem verbo – visual com o objetivo de criticar, por meio do humor, um problema social, político. O que está sendo criticado na charge?
2. Para entender a charge, o que o leitor precisa saber a respeito do pombo branco?
3. Quais elementos visuais e linguísticos são responsáveis pelo humor da tira?
4. Em que circunstância, se procura um analista? Em que estado se encontra o pombo da paz? Jusifique.
5. O pombo branco é o mensageiro da paz. Pode-se dizer que a charge veicula uma idéia irônica a respeito da paz? Comente.

Aula 2
Atividade

O professor deverá reproduzir o artigo “Paz social”, de Gilberto Dimenstein entregar aos alunos para que eles leiam e realizem as atividades propostas.
Importante: Professor, no momento da correção das atividades sobre o texto, esclarecer aos alunos sobre a importância de se respeitar as diferentes idéias e posicionamentos sobre o mesmo assunto. O importante é apresentar argumentos adequados para justificar a posição tomada e ouvir os argumentos contrários sem desrespeitar as diferentes opiniões.

Texto:
Paz social

          Está comprovado que a violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
         Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala. Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.
Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades. Paz é não ter medo de seqüestradores. È nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a idéia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança
  & nbsp;    Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
       É também entender a história do Brasil, marcada pelo descaso das elites em relação aos menos privilegiados. Esse descaso é simbolizado por uma frase que fez muito sucesso na política brasileira: caso social é caso de polícia.
      A frase surgiu como uma justificativa para o tratamento dado ao trabalhador no começo do século XX. Em outras palavras, é a mesma postura que as pessoas assumem hoje em relação à infância carente e aos meninos de rua.


Fonte: DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 20. ed. São Paulo: Ática, 1993.

Sobre o texto:

1. A produção de um artigo de opinião pressupõe a existência de uma situação social de comunicação em que estejam envolvidos, por exemplo, um jornal ou uma revista, seu editor, um articulista convidado e os leitores, isto é, pessoa interessadas em conhecer a opinião do referido articulista sobre determinados assuntos.
a. Quem é o articulista, isto é, o autor do artigo de opinião, “Paz social”? Você já havia lido outros textos escritos por ele? Comente.
b. A que público o texto é dirigido?
c. Esse texto poderia ser publicados em que veículos de comunicação?
d. Qual a variante linguística predominante no texto? Justifique.
2. Qual é o assunto focalizado nesse artigo? Em que parágrafo do texto pode-se identificá-lo?
3. Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.

Na introdução do texto, o autor deve situar o leitor sobre o tema abordado e posicionar-se a respeito dele, apresentando a idéia principal /tese que será desenvolvida.
a. Qual é a ideia principal do texto “Paz social”?
b. Qual o primeiro argumento usado por Dimenstein para defender a sua afirmação de “violência gera violência”. Transcreva esse argumento.
c. E no segundo parágrafo, qual foi o outro argumento apresentado pelo autor?
d. No quarto parágrafo, qual foi o argumento utilizado pelo autor, para mostrar a diferença um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo?
4. Explique a seguinte passagem do texto:
Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
5. Releia o terceiro parágrafo do texto em que o autor fala de paz social. Para o articulista:
a. O que é paz social? Responda parafraseando a visão do autor.
b. O que pode garantir a paz em uma sociedade?
6. De acordo com o texto, relacione “infância marginal” com país desenvolvido e país de Terceiro Mundo.
7. Esse artigo faz parte do livro “O cidadão de Papel”, de G. Dimenstein. Relacione esse título aos problemas sociais
enfrentados pela sociedade atual.

Aula 3
Atividade

Produção de texto

O professor deverá propor aos alunos, que produza um artigo de opinião sobre a violência urbana, a partir da charge do Cristo Redentor, apresentada abaixo.


Charge


Disponível no site:
http://conhecimentoetudo.files.wordpress.com/2009/06/cristo20charges.jpg

 Como articulista, o aluno deverá:

  •  assinar o artigo, assumindo a responsabilidade por suas opiniões;
  • definir o público alvo – a linguagem deverá ser adequada ao perfil do público leitor - e o suporte midiático em que o artigo  deverá erá veiculado.

As produções serão corrigidas pelo professor e selecionadas para serem publicadas, por exemplo, no jornalzinho da escola

.

Avaliação

A avaliação da organização textual de um artigo de opinião deve se dar, principalmente, a partir de textos produzidos pelos alunos e também por meio da identificação das características formais desse gênero em textos produzidos por outros, por meio de atividades, tais como as que foram desenvolvidas. A avaliação do desempenho dos alunos, a respeito desse tópico, também poderá acontecer por meio da participação dos alunos em debates e palestras, quando eles terão oportunidade de se posicionar, usando o discurso argumentativo, como forma de expor seu ponto de vista sobre determinados temas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 12 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/12 - 75%
  • Quatro estrelas 2/12 - 16,67%
  • Três estrelas 1/12 - 8,33%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Genivaldo Ribeiro de Santana, escola Prof. Murilo Braga , Pernambuco - dijo:
    genrisan@hotmail.com

    24/06/2014

    Três estrelas

    Boa aula. Seria interessante colocar o gabarito.


  • Marli de Oliveira Geraldo, Diretoria de Ensino de Santo Anastácio , São Paulo - dijo:
    marli.geraldo@hotmail.com

    22/10/2013

    Cinco estrelas

    Ótimas atividades sustentam um contexto de produção para dialogar com o pensamento do (s) outro (s). É um convite à escrita, renda-se!


  • deividi mesquita, maria do socorro de freitas , Pernambuco - dijo:
    deividi_mesquita@hotmail.com

    03/10/2013

    Quatro estrelas

    bem elaborada, dinâmica, objetiva, gostei muito e tenho certeza que dará muito certo com minha turma.


  • Fran Ribeiro, E.E. Manoel Bento da Cruz , São Paulo - dijo:
    paz.amorepositividade@hotmail.com

    11/09/2012

    Quatro estrelas

    Minha professora me passou esse trabalho hoje, e adorei o artigo de opinião do Gilberto Dimenstein, muito bom mesmo :)


  • Fernanda de Jesus Nunes, Colégio Edvaldo Flores , Bahia - dijo:
    fernanda_nunes04@hotmail.com

    25/08/2012

    Cinco estrelas

    Essas aulas são otimas, nos auxiliam muito no no trabalho com Redação e Lingua Portuguesa. Principalmente para o professor que quer dar aulas dinâmicas e atuais. Muito obrigada e parabéns!


  • Ione Maria Florenzano Gimenez, E.E. Professora Maria Angélica Baillot , São Paulo - dijo:
    ione.maria3@terra.com.br

    27/02/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito e vou trabalhar com meus alunos, ou melhor fazer com que trabalhem


  • joana, pedro Ferreira , São Paulo - dijo:
    figueirajoana@hotmail.com

    10/09/2011

    Cinco estrelas

    O texto foi muito importante para ajudar os meus alunos a entenderem mais sobre artigo de opinião, foi ótimo!


  • Sandra Maria Andreo Tognon, E. E. Dr. Willian Amin , São Paulo - dijo:
    sma.tognon@bol.com.br

    03/08/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula, com uma didática perfeita. Estarei utilizando com meus alunos.


  • ROMILSON, Colegio Estadual do Cajueiro , Bahia - dijo:
    GARORTOGOSPEL13RL@hotmail.com

    15/04/2011

    Cinco estrelas

    ESTE TRABALHO É EXELENTE PARA QUEM TRABALHA COM LINGUA PORTUGUESA, POIS ESTIMULARA DE MANEIRA GRADATIVA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E CRITICO DE CADA SUJEITO. AINDA , CONTRIBUE PARA AMPLITUDE INTERPRETATIVA DE COMPREENSAO TEXTUAL


  • NANCI DE BRITO, ESCOLA BARÃO DE VERA CRUZ , Pernambuco - dijo:
    nanci_brito@hotmail.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo belíssimo material.É um grande apoio para nós, pois estamos passando por situação bem difícil não só na sala de aula, mas na escola como um todo e, por que não dizer na sociedade. Vou compartilhar com minhas colegas, amigas de trabalho este excelente material. Obrigada pela generosidade de socializá-lo. Um grande abraço! Nanci de Brito


  • Evaldo Sousa Barreto, E E E M PROF ANISIO TEIXEIRA , Pará - dijo:
    evaldobarreto@hotmail.com

    18/05/2010

    Cinco estrelas

    O texto é muito interessante e merece todo crédito possível


  • ADRIANA, ESCOLA ESTADUAL IRENE DE ASSIS SAES , São Paulo - dijo:
    ADRIANASANTOSGONCALVES@HOTMAIL.COM

    26/04/2010

    Cinco estrelas

    ÓTIMA AULA! GOSTEI BASTANTE.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.