Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A PRESENÇA DO FOLCLORE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:leitura e escrita

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

OBJETIVOS
Oportunizar ao aluno:
* Criar o gosto pela leitura e pela escrita.
* Ampliar seu repertório linguístico-discursivo.
* Tornar-se um leitor e escritor proficiente.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula


JUSTIFICATIVA

      As histórias em quadrinhos constituem um gênero textual especialmente atraente para os alunos e que envolve, sem sombra de dúvida, o maior número de leitores. O texto literário é resumido ou ausente, mas a compreensão é facilitada porque se apóia nos desenhos.
      A produção de textos a partir das histórias em quadrinhos, por esses motivos, flui com naturalidade, a interlocução propicia a produção de novos sentidos, a criação é estimulada, a coerência é garantida pela seqüência de gravuras e o interesse dos alunos é sustentado pelas ilustrações coloridas.
     Somando-se aos fatores apresentados, a variedade de gêneros textuais oferecidos aos alunos dinamizam as aulas, atendem às diferentes preferências e flexibilizam as estruturas linguísticas dos aprendizes.

ATIVIDADES

1ª etapa

a) A professora iniciará uma discussão oral com os alunos, recuperando os conhecimentos anteriormente adquiridos sobre os personagens do folclore e suas lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, saci Pererê, Caipora, Boto, Cobra d’água, etc.
b) Distribuição aos alunos da seguinte história em quadrinhos:

undefinedundefinedundefinedundefinedundefined


c) Leitura silenciosa do texto.
d) Interpretação oral da história:

*Quais são os personagens?
*Qual foi o cenário onde ocorreu a história?
*Observe os quadrinhos e complete com a dúvida da Rosinha e o esclarecimento do Chico Bento:

. 3º quadrinho
. 5º quadrinho
. 8º quadrinho
. 13º quadrinho
*Qual foi o desfecho da história?

f) *No texto aparecem várias onomatopéias. (Recordar com os alunos esse conceito já estudado):
“Onomatopéias são palavras que representam sons”.

*Quais são as onomatopéias que aparecem no texto? O que elas representam?

- AUUUUU : uivo de lobo
- RIIIINNCHH: relinchado
- PLOSH... PLOSH...: barulho de natação
- TUM... TUM...: pulos
- TEC... TEC...: tremedeira

2ª etapa

PRODUÇÃO ESCRITA 1
A professora estimulará seus alunos a produzirem a história escrita para a história em quadrinhos.
Ela será feita primeiramente no rascunho, aproveitando-se folhas usadas. Depois de corrigida, será passada a limpo e ilustrada.
As histórias poderão ser afixadas no mural da sala, para a apreciação de todos.

PRODUÇÃO ESCRITA 2
a) Distribuição aos alunos da seguinte gravura:

undefined

b) Leitura oral coletiva da gravura.
c) Produção escrita da história que poderá acontecer em duplas ou de acordo com outra estratégia de interesse da professora.
d) Leitura oral das histórias produzidas para toda a turma.

undefined

Avaliação


AVALIAÇÃO
Durante a realização de todas as atividades, a professora auxiliará seus alunos e observará se:
• Perceberam a presença dos personagens folclóricos na história em quadrinhos;
• Descobriram os conflitos da personagem Rosinha e as soluções apresentadas pelo personagem Chico Bento;
• Criaram seus textos escritos com prazer e desenvoltura;
• Estão apresentando um bom nível de leitura e escrita, considerando seu nível de aprendizagem.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Geralda I.O. Santos , Colegio Oliveira Telles , São Paulo - dijo:
    geracat@uol.com.br

    15/09/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula prna que não tem mais historinhas, estou ensinando o meu filho a montar um texto com personagens folcloricos e que apareça a onomatopeia. Essa aula foi perfeita.


  • Socorro Rocha, Escola Classe 43 , Distrito Federal - dijo:
    socorro.mpsr@gmail.com

    26/08/2012

    Cinco estrelas

    Achei sua aula muito legal. Inclusive irei utilizá-la, no projeto da nossa escola sobre o Folclore.


  • Larissa Bernardo de Quadros , Larissa , Rio Grande do Sul - dijo:
    lari_quadros@hotmail.com

    18/06/2012

    Cinco estrelas

    bem legal isso me deu a ideia de entregar uma historinha no fin da minha aula de brincadeira eu sou apenas uma criança que gosta de brincar de professora eeu amo essa profiçao


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.