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PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS

 

14/12/2009

Autor y Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

> Trabalhar exercícios de leitura/recepção/apreciação de fotografias dos patrimônios históricos: edificações tombadas da cidade de Uberlândia
> Conhecer obras arquitetônicas que contextualizam a estética urbana da cidade;
> Exercitar a técnica artística da pintura;
> Produzir plasticamente propostas individuais com a criação poética visual à luz do referencial teórico-plástico estudado – os centros urbanos.

Duração das atividades
>Oito aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

> Composição plástica em desenho e pintura.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
 Prepare uma aula teórica sobre Patrimônio Histórico, construindo uma apresentação em PowerPoint com fotografias dos patrimônios tombados da sua cidade e trabalhe com os alunos a leitura estético-arquitetônica dessas edificações, bem como a sua localização e função atual – o que abriga hoje enquanto bem público. Disponibilize também nesta apresentação, o conceito/a definição de Patrimônio Histórico.
Sugestão:

CASA DA CULTURA

COLÉGIO ESTADUAL DE UBERLÂNDIA

CORETO MUNICIPAL

GRUPO ESCOLAR DR. DUARTE PIMENTEL DE ULHOA

IGREJA N. SRA DO ROSÁRIO

IGREJA ESPÍRITO SANTO DO CERRADO

MERCADO MUNICIPAL

IGREJA N. SRA. DO ROSÁRIO – MIRAPORANGA

MUSEU HISTÓRICO DE UBERLÂNDIA

OFICINA CULTURAL

RESIDÊNCIA CHACUR

PALACETE ÂNGELO NAGUETINI

UBERLÂNDIA CLUBE SOCIEDADE RECREATIVA

PRAÇA TUBAL VILELA

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA SOBRADINHO

Aula 2
 Como desdobramento da recepção, leitura e apreciação das fotografias expostas em PowerPoint na aula anterior, agende um tour cultural – trabalho de campo por estes espaços para que os alunos possam conhecer in loco tais edificações e seus respectivos contextos arquitetônicos;
 Os alunos poderão fotografar os patrimônios tombados da cidade ou registrar rapidamente através de croquis;
 Não é necessário descer com os alunos em todos os locais, pois é possível visualizar de dentro do ônibus as características estético-arquitetônicas destas edificações;
 Recolher os registros dos alunos feitos em desenho e solocitar que observem em casa, as imagens individuais feitas em fotografia.

Aula 3
 Discuta com o grupo de alunos, rememoranmdo o trabalho de campo feito na aula anterior, socilizando as imagens feitas por você e os registros gráficos (croquis) elaborados por eles;
 Exponha na sala as fotografias que você utilizou na construção do PowerPoint para possibilitar a criação de desenhos de observação – cada aluno deverá optar por um patrimônio;
 Entregue papel sulfite e grafite para que os alunos produzam o desenho de observação;
 Recolha os desenhos para serem utilizados na próxima aula em uma aplicação na linguagem plástica da pintura.


Aula 4
 Disponibilize o material necessário para esta aula: Papel canson A4, grafite, pincéis, vasilhas com água, papel toalha e anilina (dissolvida em álcool e água);
 Solicite a transferência do desenho de observação com grafite para o papel canson;
 Explique a proposta de trabalho para essa primeira produção poética: os alunos farão pintura em técnica mista;
 Primeiro aplicarão cola plástica sobre o desenho, usando o tubinho para cobrir as linhas que, ao secar, provocará certo relevo na imagem;

Desenho de Observação: Grupo Escolar Dr. Duarte Pimentel de Ulhoa

Acervo e autoria Soraia Lelis

Desenho de Observação: Casa da Cultura

Acervo e autoria Soraia Lelis

Desenho de Observação: Igreja Nossa Senhora do Rosário

Acervo e autoria Soraia Lelis

Aula 5
 De posse dos desenhos com aplicação de cola plástica branca, os alunos cobrirão toda a superfície do papel canson com uma camada de anilina em pó misturada com álcool e água, em uma só tonalidade – prepare opções de cores para que os alunos escolham a de sua preferência;
 A aplicação da anilina desvelará o relevo provocado pela cola plástica;

Acervo e autoria Soraia Lelis

 Coloque os trabalhos para secar - a secagem é rápida porque o álcool logo se evapora;
 Proponha a última etapa desta produção artística em técnica msita – colorir com lápis de cor.

Desenho de Observação e Técnica Mista: Colégio Estadual de Uberlândia

Acervo e autoria Soraia Lelis

Desenho de Observação e Técnica Mista: Coreto Municipal

Acervo e autoria Soraia Lelis

Desenho de Observação e Técnica Mista: Igreja Espírito Santo do Cerrado

Acervo e autoria Soraia Lelis

Desenho de Observação e Técnica Mista: Museu Histórico de Uberlândia

Acervo e autoria Soraia Lelis


Aula 6 e 7
 Entregue papel sulfite e grafite, solicitando que os alunos optem por um outro patrimônio histórico entre os visitados, cujas imagens encontram-se expostas na sala de aula, para a realização de um novo desenho de observação – que não seja o primeiro já trabalhado;
 Novamente solicite a transferência do desenho com grafite para o papel canson A4;
 Disponibilize novos materiais aos alunos para a realização da segunda etapa de trabalho com a temática “Patrimônios Históricos” – pintura com nanquim sobre papel canson;
 Prepare a sala com tinta nanquim de cores variadas, pincéis, vasilhas com água, papel toalha, papel canson e sulfite;
 Algumas propostas apresentadas pelos alunos nesta técnica de pintura com nanquim:

Desenho de Observação e Pintura com Nanquim – Colégio Estadual de Uberlândia

Acervo e autoria Soraia Lelis

Desenho de Observação e Pintura com Nanquim – Grupo Esvcolar Drt. Duarte Pimentel de Ulhoa

Acervo e autoria Soraia Lelis

Desenho de Observação e Pintura com Nanquim – Museu Histórico de Uberlândia

Acervo e autoria Soraia Lelis

Aula 8
 Convide os alunos a exporem suas produções poéticas para a comunidade escolar:

Exposição "Patrimônios Históricos"
Desenho de Observação: Técnica mista e Pintura com Nanquim
Alunos do 4º Ano ESEBA-UFU/2009
Acervo e autoria Soraia Lelis

Recursos Complementares

 CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996, p. 178)
 NANQUIM – tinta para desenhistas. Líquido colorido empregado na escrita e no desenho. Tais tintas têm em geral boa potência cromática sem serem opacas. O uso da tinta para desenhistas remonta, na China e no Egito, a pelo menos 2500 a. C. Era geralmente, feita de negro de fumo ou de uma base avermelhada dissolvida em cola ou goma. O material era moldado em forma de pequenos blocos ou bastões, que eram misturados com água para uso. A tinta para desenhistas era trazida da China e do Japão nessa forma seca passou a ser conhecida no Ocidente como nanquim-chinês ou nanquim-indiano. Os mesmos nomes são dados a um preparo semelhante, feito na Europa, que consiste na diluição do negro e do carvão em água, geralmente estabelecida por alguma solução alcalina. No desenho, essas tintas podem ser aplicadas em fina linhas, com uma pena, ou em largas aguadas, com o pincel. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 527)
 ANILINA – corante/pigmento artificial em pó, de várias cores, encontrado em papelarias. Para ser usado, precisa ser dissolvido em álcool e água. (Soraia Lelis)

Avaliação

Avaliação
• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.


Recursos educacionais
Nome                                    Tipo
Aula expositiva                     Teórica
Apreciação de imagem          Teórica
Desenho de Observação        Prática
Pintura                                 Prática

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