Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Desafios de leitura na alfabetização

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilizar estratégias de antecipação e verificação na leitura.
Ajustar o escrito ao falado, buscando a correspondência gráfica e sonora.
Interpretar o que lê, atribuindo sentido ao texto.

Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

No processo de alfabetização é importante organizar desafios específicos de leitura para os alunos. Uma estratégia para essa finalidade é trabalhar com textos faltando palavras para que os alunos as completem.

O Portal do Professor conta com recursos que facilitarão a organização da proposta, tais como 

Completar textos: a formiga e a neve

Completar textos: a casa da joaninha

Os textos são apresentados com lacunas e um banco de palavras para serem usadas para completá-las. É possível clicar no botão “pistas” para que apareça uma das letras da palavra correta na lacuna. Há um contador do tempo para a realização do desafio. Ao terminar, o botão “verificar” permite que se avalie a porcentagem de acertos.


Para organizar uma seqüência didática com desafios de leitura como esses, é necessário observar quais estratégias de leitura são utilizadas pelos alunos, a fim propor agrupamentos produtivos: selecionam,antecipam, inferem, checam?...

Observe se estratégias de leitura e hipóteses de escrita de um dos componentes da dupla está próxima o suficiente da hipótese de seu de tal modo que não seja por ele ignorada e, ao mesmo tempo, dela se diferencie a fim de desestabilizá-la, para reconstruí-la ou reafirmá-la, se esse for o caso. Por exemplo, um aluno que use tenta o ajuste do falado e o escrito em termos quantitativos pode ser a dupla de um aluno que tem uma preocupação qualitativa, buscando o ajuste pela correspondência sonora das letras.Assim, a primeira tarefa do professor é pensar em quais duplas ou trios os alunos deverão trabalhar.


Em seguida, leia a seus alunos os dois textos:  A Formiga e a Neve  e A Casa Nova da Joaninha para que conheçam as histórias antecipadamente. Discuta as características do texto que nos indicam que foi produzido em português falado em Portugal.


Na sala de informática da escola, organize os alunos em duplas ou trios e peça que cada grupo complete as histórias, utilizando as palavras do banco.


Peça que os alunos tentem antecipar quais são as palavras do banco . Circule entre os agrupamentos, observando as hipóteses e as desestabilize, em casos em que for necessário. Estimule a argumentação até o grupo chegar a um consenso.

Proponha que o grupo faça, então, a leitura do texto, dando pistas para a descoberta de palavras, se necessário. Ao escolher uma palavra para completar a lacuna, um participante do grupo deve digitá-la. Em seguida, devem retomar a leitura do texto incluindo a palavra para atribuição de sentido. A intervenção do professor é importante, pois não se trata de um jogo de adivinhação, mas sim, de se colocar em jogo tudo o que se sabe sobre o código de escrita para a escolha da palavra e a leitura do texto.

Faça intervenções do tipo “leia para mim”, “encontre onde está escrito...”, fazendo-os ajustar o falado ao escrito.

Cabe ressaltar que as estratégias de le itura daqueles que ainda não sabem ler convencionalmente são as mesmas dos leitores: eles também tentam antecipar, inferir, verificar... Por isso, perguntas como as intervenções sugeridas acima exigem que os alunos selecionem e verifiquem para encontrar o que foi solicitado e usem as estratégias intencionalmente.

Após estas etapas, o professor pode sugerir que os alunos criem uma produção coletiva utilizando um editor de apresentações da seguinte forma:

- O professor organiza um slide para cada aluno com um trecho do texto

- os alunos ilustram o texto com desenhos ou montagens de massinha ou outros recursos fotografados

- cada aluno ou equipe narra a parte correspondente ao seu slide

- o professor reune todos os slides em uma única apresentação e socializa com a turma e até mesmo com outras turmas da escola

Esta vivência trará grande satisfação aos alunos, além de sistematizar o conteúdo aprendido e contribuir para melhoria das habilidades de leitura.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Completar textos: a formiga e a neve Animação/simulação
Completar textos: a casa da joaninha Animação/simulação
Avaliação

Observe durante a atividade se há mudança nas hipóteses e estratégias usadas pelos alunos: buscam correspondência sonora, o ajuste do falado com o escrito? Faça um quadro de acompanhamento dos alunos para facilitar suas observações e registros:

  • Dupla:
  •  Hipótese e estratégia predominante:
  •  Outras observações:

As observações sobre o que os alunos já sabem alimentarão as próximas propostas e intervenções junto aos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.