Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER SOBRE HIGIENE

 

14/12/2009

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a:

  • Reconhecer a importância dos hábitos de higiene corporal.
  • Identificar a música enquanto um portador de texto.
  • Interpretar imagens.
  • Representar uma idéia por meio de ilustração.
  • Enriquecer o vocabulário por meio do uso da linguagem oral e escrita.
  • Elaborar cartazes a partir de um tema proposto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - Quatro (4) aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é importante resgatar o que seus/suas alunos/as compreendem sobre hábitos de higiene, por isso é fundamental que você conheça algumas informações sobre os/as mesmos/as: origem sócio-econômica, onde moram, se onde moram tem infra-estrutura básica: rede de água e rede de esgoto. Estes conhecimentos possibilitarão a você direcionar o seu trabalho para determinado enfoque, ou seja, se estiver trabalhando com crianças que moram em favelas, ou lugares sem rede de esgoto, sua ênfase deverá ser nos cuidados que devem ter com a água empoçada, com a purificação da água, com a utilização de calçados e com a limpeza das mãos.

Estratégias e recursos da aula

Aula interativa.
Professor/a você vai precisar:
- Revistas, livros e jornais velhos para recortes.
-Cd com música suave, se possível com sons de água (opcional).
- Sala de multimídia.
- Livro: “Por que devo me lavar?”
Autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon
Editora Scipione

Fonte: http://www.scipione.com.br/mostra_livro_paradidatico.asp?id_livro=645&bt=2

1ª aula – Aproximadamente, uma ( 1 ) aula de 60 minutos1º momento:

Professor/a motive seus/suas alunos/as questionando-os/as sobre os hábitos de higiene. O que eles/as fazem para manter o corpo limpo.
  • Utilize o livro “Por que devo me lavar?” da autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon. A história é um excelente recurso para desencadear um debate sobre temas importantes.
  • Para isso, faça uma roda e sente-se no chão com eles/as, pois a roda permite maior proximidade e interação com o grupo.
  • Verifique se na biblioteca de sua escola tem o livro, caso você não consiga utilize a história sugerida no sítio:  ela também oferece subsídios para uma boa discussão.
  • http://aprenderecia.blogspot.com/2008/05/hbitos-de-higiene-motivao-histria.html

  • Leia o livro antes de utilizá-lo na aula. Veja se tem alguma palavra ou questão colocada no texto que é importante adaptar para a linguagem das crianças, ou mesmo adequar à realidade de seus/suas alunos/as.
  • Mostre as gravuras para as crianças, elas gostam muito e também é uma forma de trabalhar a interpretação das imagens.
  • Vá parando a leitura à medida que os enfoques forem mudando. Explore, mostre as gravuras e exemplifique para que entendam bem.
  • Depois de ler e discutir sobre o livro proponha um registro no caderno.
  • Destaque os problemas de saúde causados pela falta de higiene (doenças; verminoses, etc).
  • Registrando no caderno

    Professor/a depois de ouvir a leitura do livro: Por que devo me lavar? Proponha aos/às alunos/as: Vamos registrar o que aprendemos? Façam uma ilustração ao lado do texto, de acordo com o que entenderam. 
    Veja o registro que a professora do 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos da Escola de Educação Básica da UFU fez com seus/suas alunos/as. Como o objetivo da professora não era trabalhar a ortografia, as correções não foram feitas no caderno da aluna:

    DenizeHigiene2

    Fonte: Caderno da aluna: Gabriela Borges dos Santos - Professora: Pérola Pereira – ESEBA_ Escola de Educação Básica da UFU- 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos/2009.

    2ª aula – Aproximadamente, duas ( 2) aulas de 60 minutos cada umaProfessor/a retome a discussão da última aula e proponha a seguinte atividade:
    a) Reproduza um quadro como o apresentado a seguir sem colocar o que está escrito, mas lembre-se de colocar a fonte de onde você retirou a imagem. Solicite que os/as alunos/as identifiquem as figuras escrevendo o que cada criança está fazendo para manter a saúde.

    DenizeImagem

    Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/08/habitos-de-higiene.html

    Com esta ativid ade você estar á trabalhando a interpretação das imagens e o conhecimento que eles/as adquiriram na aula anterior, além da escrita das palavras/frases.


    TRABALHANDO COM UM TEXTO LÚDICO


    Professor/a leve seus/suas alunos/as para a sala de multimídia e acesse o sítio
    http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE&feature=related  . Assista com eles/as ao vídeo “O sapo não lava o pé”. Esta é uma música que faz parte da cultura popular, ela é pequena e de fácil memorização. As crianças apreciam muito, pois ela é divertida e alegre.
    Veja a letra:

    O sapo não lava o pé
    Conhecimento popular

    O sapo não lava o pé.
    Não lava porque não quer.
    Ele mora lá na lagoa.
    não lava o pé porque não quer.

    Mas que chulé!!!

    Professor/a assista ao vídeo e cante com as crianças. Depois aproveite a sugestão do vídeo e troque as vogais finais das palavras pela mesma vogal, ou seja, se utilizar a vogal “A”, você deverá cantar trocando os finais de todas as palavras por esta mesma vogal e assim fazer com todas as outras vogais (e, i, o, u). Faça esta brincadeira apenas na oralidade, ou seja, cantando, para não confundir as crianças quanto à escrita, pois elas estão na fase de alfabetização e ainda não estão ortográficas, portanto uma escrita assim poderá confundi-las.
    Veja um exemplo utilizando a vogal A:

    A sapA na lavA o pA
    NA lavA porCA nA CA
    ElA morA La nA lagoA
    NA lavA A pA porCA nA CA
    Ma CA chulA!!!

    Professor/a aproveite a brincadeira para trabalhar com seus/suas alunos/as sobre os motivos do Chulé. Questione-os/as sobre quem lava seu calçado: tênis, sapato ou sandália. Lembre-os/as que o Chulé é a sujeira formada pelo suor dos pés, tem um cheiro fétido, por isso é importante manter os pés limpos e não calçar os sapatos ou tênis com os pés sujos.

    3ª aula – Aproximadamente, uma (1) aula de 60 minutos

    Fonte: abcdocoracao.blogspot.com   

     QUE BANHO GOSTOSO!

    • Professor/a inicie sua aula com uma dinâmica. Solicite que os/as alunos/as façam uma rodinha e explique que o nosso corpo é muito importante e que por isso devemos cuidar dele com muito carinho.
    •  Agora todos/as deverão imitar o/a professor/a. Vamos tomar um banho imaginário. Vamos abrir o chuveiro? (faça o gesto de quem está abrindo o registro da água). Imaginem a água caindo sobre o nosso corpo... Hummm...que água morna... gostosa.... Agora vamos pegar o sabonete e passar na esponja. Em seguida vamos lavar os braços, limpando bem.... (vá guiando todo o processo do banho, ressaltando a limpeza dos pés, das mãos, dos órgãos genitais, fale com naturalidade utilizando os termos adequados).

    PRODUZINDO TEXTO
    -Professor/a aproveite os conhecimentos gerados por este trabalho, organize-os em grupos e proponha que elaborem cartazes para colocar nos banheiros, com o objetivo de conscientizarem a todos/as da importância de lavarem as mãos após utilizarem o banheiro.
    -Leve para a sala: revistas, livros e jornais velhos para recortes, a fim de que utilizem em seus cartazes, ou permita que façam ilustrações, pois os cartazes devem ficar interessantes para chamar atenção.
    - Oriente-os para que coloquem o nome de quem elaborou o cartaz, a turma e professora orientadora.

    Recursos Complementares

    Professor/a no sítio você vai encontrar uma historinha que aborda os hábitos de higiene com uma bela ilustração.

    http://aprenderecia.blogspot.com/2008/05/hbitos-de-higiene-motivao-histria.html

    Consulte também a aula Higiene e Saúde elaborada pela professora Luciana Soares Muniz, da Equipe AlfabetizAÇÃO, disponibilizada no Portal do Professor. Nela você encontrará outras sugestões.

    Avaliação

    Professor/a ao acompanhar a realização das atividades você vai perceber se os/as alunos/as estão compreendendo ou não, para isso, fique atento/a as respostas e observe o registro no caderno. Registre em seu plano de aulas ou relatório o que percebeu no decorrer das observações. Todos/as participaram? A metodologia utilizada foi adequada? Eles/as apresentaram dificuldades em compreender algum conceito trabalhado? Se necessário retome o que considerar que não ficou claro. Caso tenha algum/a aluno/a de inclusão lembre-se de adequar os seus recursos às necessidades deste/a aluno/a.

    Opinión de quien visitó

    Quatro estrelas 15 calificaciones

    • Cinco estrelas 11/15 - 73,33%
    • Quatro estrelas 4/15 - 26,67%
    • Três estrelas 0/15 - 0%
    • Duas estrelas 0/15 - 0%
    • Uma estrela 0/15 - 0%

    Denuncia opiniones o materiales indebidos!

    Opiniones

    Sem classificação.
    INFORMAR ERRORES
    ¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
    CONTACTO
    Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.