Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogos de luta e violência.

 

14/12/2009

Autor y Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o conceito de violência e sua relação com as práticas corporais, em particular as lutas;

Entender a diferença entre luta, um fenômeno cultural, e a briga, uma expressão de violência;

Experimentar os movimentos (empurrar, puxar, prender e etc) bem como as situações comuns às lutas.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

Bolas de soprar, coletes e giz.


Atividade 1: "Refletindo sobre a violência”


Iniciar a aula discutindo com a turma sobre o que constitui um ato violento e quais as experiências que eles já viveram. Indagá-los ainda, acerca da violência enquanto um problema social. Em seguida questionar como eles identificam a violência no campo das práticas corporais a partir da seguinte pergunta: Existem esportes violentos?

Partindo agora das respostas dadas pela turma encaminhar as seguintes questões problema:
1)    As lutas são violentas?
2)    A violência faz parte das lutas?


Atividade 2: “Brincando de lutas”


Após o momento de discussão explicar que realizaremos na aula de hoje alguns “jogos de luta”, que não são as lutas em si, mas experiências corporais que se aproximam de situações peculiares às lutas.


Briga de galo 1: organizados em duplas, os alunos dispostos frente a frente sob o apoio de um dos joelhos tentarão desequilibrar o colega, com movimentos de puxar e empurrar. Antes de iniciar, cada dupla deverá combinar entre si as ações permitidas.


Briga de galo 2: Dispostos agora ombro a ombro, e dentro de um círculo delimitado no chão, os alunos tentarão empurrar o colega para fora da área demarcada, porém, sem utilizarem os braços e as mãos.


Soco na bola: Voltando a posição frente a frente, cada aluno terá presa embaixo de um dos braços uma bola de soprar cheia. A tentativa agora será a de acertar com um soco a bola do colega, que valerá um ponto.
O professor deverá destacar que, caso haja algum contato com o corpo do colega, o outro será penalizado com a atribuição de mais um ponto para aquele que foi acertado. O objetivo poderá ser o de atingir sete pontos por exemplo.


OBS: Neste momento serão distribuídos coletes para a metade da turma com o objetivo de separá-la em dois grupos.


“Jogo do empurra 1”: Dispostos de costas um para o outro (encostados, um de cada grupo), estando todos os alunos lado a lado e sob a linha central de uma quadra (ou semelhante), a um sinal do professor, cada grupo, tentará empurrar seu colega – apenas andando de costas – até uma outra linha marcada no chão  a aproximadamente 3 metros da linha central. Para tal, será dado um prazo de 20 ou 30 segundos. Ao final será contado o número de participantes de cada grupo que conseguiram conduzir o colega do outro grupo até a linha limite.


“Jogo do empurra 2”: Obedecendo a mesma lógica do jogo anterior, porém agora a área será um grande quadrado desenhado no chão onde todas as duplas estarão dentro, ao sinal do professor irão empurrar o colega em qualquer direção na tentativa de conduzi-lo para fora num prazo máximo de 30 segundos.


Atividade 3: “Retomando as questões problema”


Após as vivências corporais, reunir a turma para a retomada das questões problema sobre a relação lutas e violência, quais sejam: as lutas são violentas? A violência faz parte das lutas?
Neste momento o professor destacará a questão dos parâmetros e das regras que sustentam as lutas e impõem assim um limite claro para aqueles “gestos” – que fora do contexto das lutas – podem ser considerados como violentos.

Recursos Complementares

Avaliação

Faça uma produção de texto sobre o seguinte tema: “A violência nos esportes: O que fazer?”

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.