Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


VALORES HUMANOS MUDAM CONFORME O LUGAR?

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Reconhecer a importância dos valores humanos para o desenvolvimento pessoal e social.
2. Identificar e refletir de maneira crítica sobre os valores praticados ou não em diferentes situações sociais.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para o desenvolvimento desta aula, será necessário que os alunos saibam como produzir histórias em quadrinhos ou tirinhas. Para isto, você poderá obter informações e exemplos, acessando os sítios abaixo indicados:

http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html “Como fazer uma história em quadrinho”; 

e http://www.monica.com.br/comics/nwelcome.htm “Quadrinhos - Turma da Mônica”.

Estratégias e recursos da aula
                   

Comentários para o professor: Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, honestidade, paz, verdade, justiça, ética, generosidade, disciplina, amizade, responsabilidade, tolerância, integridade, amor, liberdade, não violência, igualdade, não discriminação, perseverança, simplicidade, paciência, compaixão, prudência, retidão, humildade, coragem, delicadeza, determinação, discrição, obediência, compromisso e outros. Estes valores são essenciais para o desenvolvimento integral do indivíduo e, consequentemente, para uma sociedade mais equilibrada, saudável, justa e feliz. Desse modo, é importante e necessária a vivência cotidiana destes valores, pois não se ensina cooperação como um valor sem a prática da cooperação; não se ensina justiça, sem a reflexão sobre modos equilibrados de se resolverem conflitos; não se ensina tolerância sem a prática do diálogo. Assim, quanto mais se exercitar os valores e possibilitar trocas diversas entre as pessoas, mais amplo poderá ser o exercício da reciprocidade - pensar e considerar o que pode ter valor para si e para o outro.

Professor, para maiores informações acerca do tema “Valores humanos”, você poderá acessar os seguintes sítios:
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/axiologia-os-valores-361953.html    "Axiologia: os valores”.http://eduquenet.net/etica01.htmEducação em valores humanos: o resgate da construção do indivíduo ético”.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022002000100006 “Valores na escola”.

Momentos da aula:
1º Momento:
O professor deverá, inicialmente, apresentar o vídeo “Valores Humanos”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=yY-2HAyOH2w.

Valores humanos

Em seguida, instigar os alunos a identificar e comentar sobre os valores humanos abordados no vídeo. Complementar a discussão com as seguintes questões: Vocês conhecem outros valores que não foram citados no vídeo? Quais são eles? No dia a dia, as pessoas têm ou não exercitado estes valores? Quais valores vocês têm praticado em casa, na escola e em outros espaços sociais? E quais vocês têm deixado de praticar? Por quê?
(Professor, registrar na lousa os valores relatados pelos alunos e, se necessário, acrescentar outros valores que não foram citados por eles ).

2º Momento: Para enriquecer a discussão, utilizar o vídeo “Chico Bento – Na Roça é Diferente”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0&feature=related .

Logo após assistir ao vídeo, o professor deverá propor aos alunos que iniciem a discussão pelo título: O que na roça é diferente? Comentar, também, sobre os valores praticados por Chico Bento (respeito, amor /carinho/delicadeza, paciência, tolerância, simplicidade, humildade, cooperação, solidariedade, v erdade, não-violência...) e o que o primo do Chico Bento aprendeu nos dias em que passou no sítio. Na sequência, perguntar: Vocês concordam ou não que os valores mudam conforme o lugar (por exemplo: da “roça” para a cidade; de casa para a escola...)?

Chico Bento valores

3º Momento: Alunos divididos em pequenos grupos. O professor apresentará a seguinte proposta: Cada grupo deverá pensar em uma situação relacionada aos valores humanos, que será contada por meio de história em quadrinhos ou tirinhas criadas pelos alunos de cada grupo, podendo utilizar o próprio Chico Bento e também outros personagens da Turma da Mônica.


4º Momento: Cada grupo deverá apresentar a sua história ou tirinha, para que toda a turma possa fazer comentários, trocar idéias relativas às situações criadas.
Posteriormente, professor e alunos poderão socializar para outras turmas e educadores da escola interessados pelo tema, a reflexão feita pelo grupo quanto aos valores humanos e as histórias produzidas pelos alunos. Na sequência, possibilitar que essa reflexão se amplie no sentido de abrir espaço para que os participantes possam também emitir opiniões, trocar informações e experiências acerca do tema.

Recursos Complementares

Professor, você poderá assistir ao vídeo “Mudança de valores” (dublado e legendado), como forma de enriquecer as discussões com os alunos, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=0b14yT-FWvU&feature=related

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.


Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.


Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e na produção grupal. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Verificar em relação aos alunos a capacidade de: reconhecer a importância dos valores humanos para o crescimento pessoal e social; identificar valores que são praticados ou não em diferentes situações sociais; trabalhar de forma cooperativa e respeitosa com os colegas; produzir histórias em quadrinhos ou tirinhas de maneira criativa e adequada ao tema.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Luciana Martins Ferreira, Colégio Fonseca Rodrigues , Minas Gerais - dijo:
    luciana_mafe@hotmail.com

    01/06/2012

    Quatro estrelas

    Em busca de um material para a minha aula de Ética e Moral sobre o tema respeito, abri este link e pude perceber a criatividade e o lúdico envolvidos nas atividades, o que torna prazeroso o momento da aula para os alunos. Parabéns!


  • Magda lexandre, E. E. Marcolino de Barros , Minas Gerais - dijo:
    malexandreneiva@hotmail.com

    18/11/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, é uma aula extemamente fantástica, que pode ser ministrada de primeira ao nono ano. Forma inovada, que é necessária e própria para a apreensão dos alunos... Amei, Amei


  • Elineide Carmem, Colegio Municipal Rosalvo Luis Celestino , Bahia - dijo:
    edienilememrac@bol.com.br

    04/06/2010

    Três estrelas

    São atividades interessantes e que surtem um bom resultado...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.