Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Teia da vida

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

. Compreender que o ambiente é constituído de elementos naturais, e elementos construídos pelo ser humano.
. Compreender que a inter-relação entre os elementos naturais que compõem o ambiente é importância para o equilíbrio necessário à vida;
. Valorizar a diversidade natural existente no Planeta Terra e agir de forma a preservá-la.
.Realizar as atividades propostas com empenho, respeito aos outros e ao ambiente.
.Valorizar a vida em todas as suas formas de manifestação.

Duração das atividades
2h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noção de ambiente.
Diferenciar elementos de um ambiente que fazem parte da natureza daqueles que são construídos pelo ser humano.
Nomear entre os seres que fazem parte da natureza aqueles que são vivos e os não vivos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Muitas vezes, quando pensamos no termo “ambiente” lembramo-nos de natureza, ou seja, de um lugar onde existem, por exemplo, animais, plantas, água, sol.
Outras vezes, quando pensamos no termo “ambiente” lembramos do ambiente da sala de aula, de uma casa, do bairro ou da cidade. Nesses ambientes, além de plantas, animais, água e Sol encontram-se muitos objetos feitos pelo ser humano, como casas, pontes, carteiras escolares. Esses elementos do ambiente não fazem parte da natureza, ou seja, foram feitos pelo ser humano.
A idéia de ambiente, embora muitas pessoas a relacione diretamente a natureza, vai mais além. Ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Entre os fatores que compõem um ambiente temos a luz, o ar, a água, o solo e os seres vivos. Os ambientes podem ser naturais, modificados e ou construídos pelo ser humano.
Ambientes naturais são aqueles que se formaram sem a intervenção humana, como os lagos naturais, os rios, as florestas naturais, os pântanos, os oceanos. Entretanto, esses ambientes não são estáticos, têm sua dinâmica e, em muitos casos, são influenciados pela ação humana.
Ambientes construídos ou modificados são aqueles que se formaram com a intervenção do ser humano, como jardins, hortas, campos cultivados e o próprio ambiente de uma cidade. Ao modificar o ambiente natural para que dele possa fazer uso, o ser humano não retira todos os elementos naturais, até porque ele depende desses elementos para a sua sobrevivência.

Estratégia

Para que os alunos percebam a diferença que existe entre os elementos naturais e os elementos modificados/construídos de um ambiente, e como os elementos da natureza encontram-se interligados, vamos desenvolver uma dinâmica intitulada Teia da vida.

Leia o trecho a seguir para a turma:

Em um jardim podemos observar plantas como beijinhos, roseiras, diversas folhagens, pequenos animais como minhocas, tatuzinhos, borboletas, pássaros, lagartos e orquídeas. As orquídeas podem crescer sobre arbustos, buscando a luz do Sol. As roseiras e outras flores atraem borboletas, formigas e outros insetos.
Esses animais encontram no jardim o alimento de que precisam e podem servir de alimento para outros animais e micoorganismos. Um pássaro que ali vive pode se alimentar do inseto que acabou de comer uma folha.
No jardim há luz, solo fértil, seres decompositores, umidade e nutrientes para a vida vegetal e animal. O jardim é um exemplo de um ambiente construído pelo ser humano, mas que os elementos da natureza estão em constante interação.
A ligação dos seres vivos com o ambiente é como uma grande teia de fios invisíveis que se inter-relacionam e, se for rompida, causa grandes danos à natureza.

Pergunte aos alunos:

1. Que elementos fazem parte do ambiente de jardim?
2. Quais são seres vivos? Quais são seres não-vivos?
3. Como os seres vivos e não-vivos se relacionam entre si?

Após ouvir as crianças proponha a realização da atividade.

1. Como realizar a atividade

Escolha um lugar qualquer: um ambiente de sítio, o próprio ambiente de jardim, uma área verde próxima à escola. Faça um levantamento com a turma dos seres vivos e não vivos que podem ser encontrados nesses lugares.(Se possível proponha um trabalho de campo ao local escolhido antes de realizar a atividade).
Organize os alunos no pátio da escola ou outro lugar onde elas possam ficar sentadas em roda.
Para realizar a atividade será necessário um rolo de barbante.

Foto: Juliana Porto


2. Desenvolvimento

Uma criança inicia a di nâmica dizendo o nome de um dos componentes naturais do ambiente: Sol, por exemplo. Ao falar o nome do componente, segura a ponta do barbante e lança o rolo para outra criança da roda. A criança recebe o rolo, segura a extremidade do barbante, diz o nome de outro componente do ambiente e lança o rolo para outra criança.

A atividade termina quando todos da roda tiverem participado. O barbante vai sendo trançado, formando uma grande teia. Todos os componentes do ambiente ficam entrelaçados, interagindo entre si. Quando isso acontecer converse com os alunos sobre a relação que pode ser estabelecida entre a teia formada com barbante e o que acontece entre os seres vivos e não vivos em um ambiente.

3. Discussão

a. Como os componentes citados pelos alunos se relacionam entre si?
b. O que aconteceria à grande teia se um aluno (dizer o nome de um aluno e recordar que elemento do ambiente ele representava) soltasse o barbante?
c. Como isso iria interferir no ambiente?
d. Como cada participante contribuiu para que a teia fosse formada?
e. Como cada pessoa pode contribuir para a preservação do ambiente?

ilustrar

Variação da dinâmica: peça aos alunos que digam o nome de componentes específicos de um ecossistema escolhido previamente.

Avaliação

Avalie as crianças durante todo o desenvolvimento da aula. Escute suas idéias e observe como elas participam da dinâmica.
Proponha uma atividade individual de avaliação pedindo-lhes para representar e colorir, numa folha de papel ofício, a teia construída com barbante e escrever um pequeno texto com as conclusões sobre a interdependência que existe entre os componentes do ambiente.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Amanda, UFRJ , Rio de Janeiro - dijo:
    narukinha@hotmail.com

    07/04/2015

    Cinco estrelas

    Que aula fascinante! Parabéns! Aplicar esta dinâmica com as crianças será maravilhoso. Não sou professora, mas vou reunir minhas sobrinhas pequenas e outros familiares para fazermos isto juntos! Estou encantada!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.