Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincando de Amarelinha

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Estimular coordenação motora e lateralidade;
*Trabalhar números em ordem crescente e decrescentes;
*Desenvolver a concentração e percepção;
*Identificar e nomear cores e formas geométricas;
*Reconhecer números de 0 a 10.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Explorando várias áreas do conhecimento podemos oferecer às nossas crianças a tradicional brincadeira da “AMARELINHA”. Primeiramente ir até a quadra para que elas possam livremente desenhar no chão e explorar o espaço com segurança, para depois comparar tamanhos, espaços, semelhanças e diferenças. Em seguida, a professora deverá fazer uma amarelinha bem grande para que possam iniciar a brincadeira. Ao jogar propor algumas questões como: Qual é o maior número? E o menor? Quantos números têm a amarelinha? Quem sabe onde está o número cinco? Entre outras situações que poderão surgir. Desta forma, a brincadeira se torna um recurso importante no nosso dia a dia para levarmos as crianças a estabelecerem relações, construírem novos conhecimentos e se desenvolverem de forma harmônica.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula: Conversando sobre a brincadeira:Faça uma roda com os alunos e pergunte a eles:
- Quem conhece a amarelinha?
- Quais os tipos de amarelinha que conhecem?
- Deixe que desenhem como elas são.
- Como se joga a amarelinha?
- Como podemos organizar essa brincadeira?
- Como se decide quem joga primeiro?
Após levantar o que os alunos sabem sobre essa brincadeira, a professora pode propor que todos vão conhecer uma amarelinha.

2ª aula: Regrinhas da brincadeira.Desenhe na lousa o percurso da amarelinha tradicional, com casas simples e duplas, numeradas de 1 a 10, separando as casas Inferno (início) e Céu (final).
Explique as regras da brincadeira e o procedimento de alternância de jogadores que, em síntese, são os seguintes:

*O jogador posicionado na casa inferno joga uma pedrinha na casa de número 1 e inicia uma seqüência de saltos alternados com um pé nas casas simples e dois pés nas casas duplas até a casa céu.
*Em seguida, retorna percorrendo a sequência de trás para frente, e ao chegar na casa dupla 2 e 3, deve recolher a pedrinha que está na casa 1 e saltar sobre ela para a casa inferno.
*Se completar essa sequência de saltos com êxito, joga a pedrinha novamente, agora na casa 2, e realiza a sequência de saltos da mesma forma da rodada anterior.
*No trajeto de ida e de volta, o jogador deve pisar dentro das casas sem tocar em nenhuma linha.
*Caso isso aconteça, passa a vez para o jogador seguinte e, quando chegar novamente a sua vez, retoma a sequência da casa em que acertou pela última vez.
Existem alguns desdobramentos e nuances de regras que variam de lugar para lugar e que provavelmente as crianças já conheçam. Nesse caso, esses aspectos podem ser levantados com os alunos e adotados.


3ª aula: Brincando.Pode-se iniciar explorando com as crianças somente a maneira de pular, uma vez que não é simples esse pular, elas precisam coordenar muitas ações ao mesmo tempo. Em seguida, pode-se ensiná-las como é a brincadeira. Enquanto algumas crianças são convidadas a iniciar, as demais observam sentadas em círculo ao redor do diagrama. Uma criança também pode auxiliar a outra.
Quando os alunos já estiverem familiarizados com a brincadeira, o professor pode desenhar de dois a quatro esquemas da amarelinha para que possam brincar, sendo que em cada grupo, deve ser colocado duas crianças que já tenham maior conhecimento para auxiliar as demais.
Enquanto isso o professor orienta individualmente os alunos, especialmente em relação aos gestos básicos de saltar e equilibrar-se.
Repita a brincadeira, pelo menos umas quatro vezes, para que todas as crianças tenham oportunidade de aprender a brincadeira e superar suas dificuldades, vencendo os desafios propostos, bem como, apreender todas as regras.

4ª aula: A professora deverá fazer uma amarelinha bem grande para que possam jogar e propor algumas questões como: *Qual é o maior número?

*E o menor?

*Quantos números têm a amarelinha?

* Quem sabe onde está o número cinco?

 *Entre outras situações que poderão surgir. Desta forma, a brincadeira se torna um recurso importante no nosso dia a dia para levarmos as crianças a estabelecerem relações, construírem novos conhecimentos e se desenvolverem de forma harmônica.

5ª aula: Realizar um desenho da brincadeira, ou ainda produzir um texto coletivo sobre as regras aprendidas.

Recursos Complementares

*Espaço físico plano e desimpedido, possível de ser “desenhado” com giz (sala de aula, quadra, pátio, rua ou similar);
*Lousa e giz.

Avaliação

Ao final, reúna a turma para fazer um fechamento das atividades: pode ser uma roda onde os alunos falem sobre como foi jogar, o que foi fácil e o que foi difícil, tomem decisões sobre como realizar a brincadeira numa próxima vez.
Como essa brincadeira é uma atividade de performance, individual dentro de uma dinâmica coletiva, faça suas observações quanto ao desempenho e o entendimento de regras dos jogadores individualmente, não sendo necessário que a dinâmica do grupo todo seja interrompida para que alguma orientação individual seja feita.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33,33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ana Paula Fialho, ESTUDANTE , Pernambuco - dijo:
    ana.coutinho.fialho@gmail.com

    13/11/2014

    Cinco estrelas

    Gostei bastante, me ajudou nas intervenções em sala de aula. Obrigada.


  • Ana Lucia Godoy Bonafini, CMEI MILENA BONFIM , Paraná - dijo:
    ana.bonafini@hotmail.com

    28/09/2014

    Quatro estrelas

    Adorei esse plano de aula. São atividades lúdicas que tornam o ambiente escolar mais agradável e que resulta no desenvolvimento do aluno. Ótimo!!


  • mário sousa nascimento, univerrsidade estadual do sudoeste da Bahia , Bahia - dijo:
    mario_enfermagem@hotmail.com

    11/06/2012

    Quatro estrelas

    muito bom o plano de aula,estava preocurando justamente algo assim para me auxiliar na prepapação do plano de aula que irei apresentar na faculdade.


  • Shana Carminati Bronzoni, Ecorm Japira , Espírito Santo - dijo:
    shanabronzoni@hotmail.com

    06/01/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula parabéns. Seria muito bom que todos tivesse esta capacidade de compreender as crianças, acima de tudo fazer com amor, fundamental.


  • silvana, escola , Santa Catarina - dijo:
    silnazario@yahoo.com.br

    13/06/2011

    Cinco estrelas

    está lindo o teu trabalho!! parabéns!!


  • juliana, colegio estadual rodrigues alves , Paraná - dijo:
    jullyanna_lind@hotmai.com

    30/03/2011

    Cinco estrelas

    essa brincadeira era justo oq eu tava precisando para montar meu plano de aula para meu estagio,e vc me ajudou bastante dando informações de como ensinar os numerais para as crianças. enfim eu adorei td o q vc escreveu sobre a amareinha!!!! obrigada!!!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.