21/01/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Aula 1
Atividade 1
A proposta para esta aula enfatiza o discurso argumentativo, principalmente, a partir do gênero discursivo artigo de opinião. Profissionais da área jornalística, especialistas de diversas áreas do conhecimento têm no artigo de opinião um meio para expressar suas idéias ou comentar, de um ponto de vista particular, os acontecimentos do mundo. Assim como outros textos argumentativos, o artigo de opinião é um importante instrumento democrático, posto que favorece o debate aberto de idéias, fundamental para a construção da cidadania.
Para motivar os alunos, bem como ativar o conhecimento prévio que eles têm a respeito do tema a ser trabalhado – o fato de a globalização da informação impedir que as pessoas reflitam ativamente sobre as informações recebidas -, o professor deverá reproduzir entregar a charge, denominada 4, a seguir aos alunos para iniciar uma discussão sobre o assunto.
Disponível em:
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/4portugues/5charge4.jpg
Sobre a charge:
1. A resposta da mãe à criança, pressupõe a pergunta que foi feita.
a. Qual seria essa pergunta?
b. Esse tipo de pergunta é próprio de crianças de sete ou oito anos? Justifique sua resposta.
c. O que teria motivado a criança a fazer essa pergunta?
2. Uma charge critica problemas sociais por meio humor.
a. O que está sendo criticado?
b. O que provoca o humor nesta charge? Destaque elementos lingüísticos e visuais responsáveis pelo efeito humorístico do texto.
3. Você acha que o chargista conseguiu defender a sua idéia sobre efeitos da tecnologia moderna na atualidade? Explique.
Atividade 2
Em um discurso argumentativo, o locutor procura convencer seus interlocutores pela razão, isto é, por meio de afirmações com justificativas que as provem. Pode-se se dizer que toda argumentação baseia-se em um raciocínio lógico de três passos chamado silogismo.
Para conhecer sobre o assunto, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para pesquisarem sobre o silogismo aristotélico.
Disponível no site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Silogismo
Aula 2
Atividade
Em sala de aula, o professor deverá reproduzir e entregar aos alunos para que leiam o artigo de opinião “Velocidade da informação desafia educação moderna” de Marcelo Gleiser, publicada em um jornal. Nesse texto, o autor argumenta a favor de uma idéia, defende um ponto de vista pessoal, no intuito de convencer seus leitores.
Imagem disponível em:
http://3.bp.blogspot.com/_EOSF667teqg/SuAb-alrtFI/AAAAAAAASWM/PVFMxoMLBxM/s400/tecnologia1.jpg
Texto:
Velocidade da informação desafia educação moderna
MARCELO GLEISER
especial para a Folha
Nós vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, numa era onde as pessoas são atacadas por todos os lados com uma quant idade enorme de informação. As ba rreiras entre os povos e as culturas são constantemente perfuradas (mas quase nunca vencidas) pela força da mídia e do consumismo desenfreado. Hoje em dia, nada mais comum do que vermos um beduíno em seu camelo, com sua calça Levis e óculos Giorgio Armani, entoando uma canção de Elton John. Na testa do camelo, em árabe, vemos a escrita "Lady Di, nós te amamos".
OK, talvez eu esteja exagerando um pouco. Mas, sem dúvida, é indiscutível a importância que o controle dos meios de informação têm na sociedade moderna. E o mais impressionante é a velocidade com que essa informação é disseminada. Bilhões de pessoas em todo o mundo assistiram à final da Copa (infelizmente), e várias centenas de milhões participam rotineiramente de guerras ou da humilhação de presidentes, sentados confortavelmente em suas salas de estar.
Parece mentira que foi apenas em 1886 que as primeiras ondas de rádio foram geradas no laboratório pelo grande físico alemão Heinrich Hertz, ou que a primeira transmissão telegráfica através do oceano Atlântico foi enviada em 1901 pelo italiano Guglielmo Marconi. Atualmente, a disseminação de informação conta com toda uma rede de satélites, que, juntamente com incontáveis antenas de transmissão, cobrem praticamente toda a superfície do planeta.
Essa globalização da informação implica necessariamente a detenção do poder pelas pessoas com acesso, ou, mais ainda, pelas pessoas que criam e disseminam essa informação. Lembro-me do recente filme americano "Mera Coincidência" ("Wag the Dog"), em que um "tycoon" de Hollywood é chamado para desviar a atenção do público americano dos escândalos sexuais do presidente durante a campanha eleitoral (bastante profético, aliás, esse filme...). A solução dos produtores foi simples: inventar uma guerra em um país remoto para sensibilizar a opinião pública.
Informação é poder. E, sem educação, não é possível ter acesso à informação. Mas, simples acesso à informação não é tudo. É necessário que saibamos refletir ativamente sobre a informação recebida, e não só recebê-la passivamente. Caso contrário, podemos nos tornar alvo de uma "realidade fabricada", como aquela apresentada comicamente no filme.
Daí o papel do educador, não só de transmitir informação, mas também de convidar sua audiência à reflexão, ensinando tanto os métodos necessários para tal como também a arte de duvidar. Educação é um processo de colaboração ativa entre o educador e sua audiência. Na minha opinião, o educador mais bem-sucedido é aquele que desperta em sua audiência o desejo de querer sempre aprender mais e a capacidade de criticar racionalmente aquilo que se está aprendendo. Sob esse prisma, a educação moderna pode não só se beneficiar do fácil acesso à informação, como também "filtrar" a desinformação.
A globalização da informação provoca uma fragilidade em sua própria audiência. Nós nos tornamos alvo em uma galeria de tiro e só podemos nos safar se soubermos pensar por nós mesmos. Uma sociedade educada é a que poderá tomar decisões que afetam seu futuro de modo coerente. Eis aqui alguns exemplos, ligados à educação científica. Devemos ou não interceder nas pesquisas da engenharia genética, que, com o desenvolvimento de processos de clonagem ou de cirurgia genética em fetos, levanta sérias questões éticas para a sociedade? Devemos ou não apoiar o desenvolvimento de tecnologias nucleares no espaço? Devemos ou não interceder junto ao governo para um maior controle da emissão de gases industriais, de modo a evitar graves mudanças climáticas no futuro? E os asteróides? Vão cair ou não em nossas cabeças.
Fonte: GLEISER, Marcelo. In Folha de São Paulo, 4/10/98.
Disponível em:
http://marcelogleiser.blogspot.com/1998/10/velocidade-da-inf ormao-desafia-educao.html
Sobre o texto:
A estrutura do texto argumentativo
1. O texto de Marcelo Gleiser é um texto argumentativo que se constrói como toda argumentação por meio de um raciocínio lógico – silogismo.
a. Pode-se dizer que a premissa maior diz respeito ao fato de que se as pessoas não refletirem sobre a avalanche de informações a que tem acesso podem se tornar alvos de uma “realidade fabricada”? Justifique.
b. O que significa “realidade fabricada” para o articulista? Justifique sua opinião, apresentando argumentos que a sustente.
c. Se a premissa menor está relacionada ao fato de a globalização da informação impedir as pessoas de refletir ativamente sobre a informação recebida, qual seria a conclusão para fechar o raciocínio silogístico na construção do texto? Explique.
2. Identifique no segundo parágrafo do texto o termo lingüístico que revela que o articulista negocia com o leitor.
3. Identifique, no texto, argumentos usados pelo articulista que são baseados em exemplos.
4. A contra argumentação pode ser feita por meio de verbos e expressões que atenua uma informação excessivamente forte, usando verbos e expressões que modalizam o discurso. Essa é uma forma de se proteger dos possíveis contra-argumentos.
Identifique no quinto parágrafo um exemplo para a afirmação acima.
Aula 3
Atividade
Produção de texto
O professor deverá reproduzir e entregar aos alunos a charge abaixo seguida da proposta de produção de texto.
Disponível no site:
http://diadematematica.com/docentes/wp-content/uploads/2009/08/charge.jpg
Proposta de produção de texto:
Considere o silogismo, construído a partir da charge:
Premissa maior: A tecnologia é importante para a educação.
Premissa menor: O computador é uma tecnologia.
Conclusão: Logo, o computador é importante para a educação.
Produza um texto argumentativo, a partir do silogismo acima.
Estabeleça como interlocutores, leitores de uma revista direcionada a educadores.
O seu texto poderá ser composto por três parágrafos: um para cada uma das frases que compõem o silogismo. A premissa maior pode funcionar como introdução do texto (1º. Parágrafo), a premissa menor, como desenvolvimento (2º. Parágrafo) e conclusão como conclusão de seu texto (3º. Parágrafo). Cada parte deve ser expandida com exemplos, fatos, comentários e conclusões parciais.
Escolha um título para seu texto. Depois de pronto, releia-o, faça as correções necessárias e o entregue ao professor para ser apreciado.
Dominar o mecanismo de construção de silogismos é uma habilidade fundamental para a produção de textos argumentativos em geral. Talvez a maior vantagem que esse tipo de exercício proporciona seja a de tornar evidente para o aluno o que pode o que não pode funcionar como justificativa para suas afirmações e de como articulá-las de forma coerente. Portanto, a partir de várias atividades que possibilitem o exercício dessa habilidade, esse mecanismo pode se tornar claro para o aluno. Só então, ele estará pronto para se avaliado no domínio desta competência.
Quatro estrelas 11 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/03/2015
Cinco estrelasEssa aula é excelente, a partir dessas ideias pude planejar mais algumas aulas sobre o tema e quem agradece sou eu e meus alunos que estão ganhando muito com essas atividades super legais.
21/04/2014
Cinco estrelasAs atividades são ótimas. Gostaria das respostas. Grata!
14/10/2013
Cinco estrelasAmei!! Está bem estruturado e com tipos de atividades diversificadas. Desta forma conseguimos chamar a atenção do aluno facilitando o envolvimento do mesmo.
26/07/2013
Quatro estrelasMuito boa a aula, professora! vou levá-la para os eu alunos, com algumas adaptações para o Ensino Fundamental II.
02/03/2013
Cinco estrelasAchei excelente!!! Gostaria das respostas das atividades.
21/02/2012
Cinco estrelasShow de bola. Criativa e envolvente.
25/01/2012
Cinco estrelasLazuíta, sua aula motiva e direciona os alunos para uma boa produção Parabéns! Vou aproveitá-la.
23/05/2011
Três estrelasGostaria q tivesse as respostas tambem para avaliarmos melhor.
27/03/2011
Cinco estrelasAdorei as propostas. Com certeza as utilizarei em minhas aulas. Obrigada!
25/03/2011
Cinco estrelasParabéns
17/05/2010
Cinco estrelasEXCELENTE O TRABALHO DA EQUIPE! PARABÉNS PELO SUCESSO!