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IMIGRANTES ITALIANOS

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• . Localizar, no mapa-múndi político, o país de origem dos imigrantes que vieram para o Brasil.
• .Conhecer traços culturais de povos que imigraram para o Brasil, valorizando-os enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira.
• Formular hipóteses sobre assuntos em discussão
• Identificar idéia principal de um texto.

Duração das atividades
Dois encontros. Aproximadamente 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Gênero textual: resumo – forma composicional, linguagem, função.
-Gênero textual: panfleto – forma composicional, linguagem, função.
-Gênero textual: mapa – forma composicional, linguagem, função.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:-aula interativa;
- texto informativo;
- Sala de vídeo e/ou laboratório de informática (conforme cada realidade)
- leitura e interpretação mapas.

Desenvolvimento

1º passo

a) O professor distribui o texto para os alunos, faz uma leitura e solicita que alguns alunos também o leiam.
b) Com o objetivo de tornar o assunto mais familiar para os alunos, o professor propõe o seguinte trabalho:

• Destaque este trecho do texto e peça um aluno fazer a leitura.

Na primeira metade deste século, a Grã-Bretanha, superpotência da época, pressionou fortemente o Brasil para acabar com o tráfico negreiro que supria as necessidades de mão-de-obra com a importação de escravos da África. A Lei Eusébio de Queirós proibiu o tráfico negreiro em 1850 e, a partir deste momento, começou a falta de mão-de-obra nas zonas em que se expandia a cultura cafeeira

-Qual o nome da Lei que proibia o tráfico negreiro?

-Formule uma hipótese que justifique a pressão da Grã-Bretanha para o Brasil acabar com o tráfico negreiro ( o professor deverá anotar no quadro as hipóteses formuladas e caso os alunos não concluam o interesse econômico da Grã-Bretanha, o professor levanta esta questão.)

- Qual é a relação da proibição do tráfico de escravos e a falta de mão-de-obra nas zonas cafeeiras?
( é muito importante neste momento o professor esclarecer para seus alunos que muitas vezes eles encontram a informação que a proibição do tráfico de escravos foi responsável pelos movimentos migratórios para o Brasil, mas, na verdae, foram vários acontecimentos que contribuíram para que isto ocorresse).

• Destaque o trecho:

Nesta época, surgiu no Oeste Paulista um grupo de fazendeiros que, premido pela falta de mão-de-obra escrava, defendeu o uso da mão-de-obra livre nas plantações de café, opondo-se politicamente aos fazendeiros do Vale do Paraíba, donos de grandes plantéis de escravos.

Formule uma hipótese que justifique o desentendimento entre os fazendeiros do Oeste paulista e os fazendeiros do Vale do Paraíba.

• Destaque o trecho:
Enquanto isso, a Itália passava pelas guerras pela Unificação Italiana. Após o fim destas, a economia italiana se encontrava debilitada associada a problemas de alta taxa demográfica e desempregos.

-O que acontecia na Itália neste período? (o professor encontra nos recursos educacionais informações sobre a Guerra da Unificação)

-Quais foram, de acordo com o texto, os fatores que interferiram na imigração do povo italiano?

EMIGRANTES ITALIANOS

Para compreender a imigração italiana no Brasil, é necessário analisar os aspectos do país durante o século XIX. Na primeira metade deste século, a Grã-Bretanha, superpotência da época, pressionou fortemente o Brasil para acabar com o tráfico negreiro que supria as necessidades de mão-de-obra com a importação de escravos da África. A Lei Eusébio de Queirós proibiu o tráfico negreiro em 1850 e, a partir deste momento, começou a falta de mão-de-obra nas zonas em que se expandia a cultura cafeeira. Isto foi limitadamente resolvido com a importação de escravos da Região Nordeste.
Nesta época, surgiu no Oeste Paulista um grupo de fazendeiros que, premido pela falta de mão-de-obra escrava, defendeu o uso da mão-de-obra livre nas plantações de café, opondo-se politicamente aos fazendeiros do Vale do Paraíba, donos de grandes plantéis de escravos. A nação brasileira passou então por um período de fermentação das idéias abolicionistas. Novas leis, como a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885) anunciavam o fim próximo da escravidão. Ao mesmo tempo, a população escrava envelhecia durante a segunda metade do século XIX sem que a reprodução natural da população fosse suficiente para suprir a necessidade de mão-de-obra nas lavouras que se expandiam ou para colonizar a s terras ainda inexploradas no sul do Brasil. É comum afirmar-se erroneamente que a libertação dos escravos em 1888 desencadeou a falta de mão-de-obra nas lavouras quando os escravos libertos saíram das fazendas para as grandes cidades. Isto aconteceu em pequena escala, e somente no Vale do Paraíba onde a lavoura cafeeira estava em franca decadência de produção. Enquanto isto, na então província de São Paulo, as plantações de café prosperava e necessitavam cada vez mais de mão-de-obra em quantidade muito superior à existente.
Enquanto isso, a Itália passava pelas guerras pela Unificação Italiana. Após o fim destas, a economia italiana se encontrava debilitada associada a problemas de alta taxa demográfica e desempregos. Os Estados Unidos (maior receptor de imigrantes) passaram a criar barreiras para a entrada de estrangeiros. Tais fatores levaram, a partir da década de 1870, ao início da maciça imigração de italianos para o Brasil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil

2º passo

a) O professor leva para a sala de aula um mapa-múndi que ficará exposto à frente e entrega o mapa abaixo, propondo a seguinte discussão e atividades:

-Qual o nome do país retratado no mapa?

-Solicita que alguém localize no mapa mundi, a Itália.

- Quem tem parentesco com emigrante de origem italiana? Qual é o grau de parentesco?

-O que esse mapa nos mostra?

-A que período ele se refere?

-Observem a legenda: (o professor explora a legenda com os alunos identificando as regiões do mapa correspondentes aos grupo de emigrantes).


.Qual o número de emigrantes para o Brasil?

.De onde vieram o maior número de imigrantes para o Brasil?
. Onde eram os pontos de embarque dos imigrantes?

Fonte do mapa:
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_ZaKHK6TCFs4/ScTuV7oDXCI/AAAAAAAAB48/E7bll1knUsM/s400/mapaitalia.jpg&imgrefurl=http://genealogiavalentini.blogspot.com/2009/01/regies-de-origem-da-imigrao-para-o.html&usg=__g2xFhDqVj2THnta-T-hXXMMHoc4=&h=350&w=276&sz=22&hl=pt-BR&start=29&tbnid=g3KsMNkJJ_DQuM:&tbnh=120&tbnw=95&prev=/images%3Fq%3Dregioes%2Bda%2Bemigra%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bitalina%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D20


3º passo:

- O professor, através de uma exposição, retoma reforçando as informações sobre a crise na Itália e solicita a leitura do texto abaixo:

Que entendeis por uma Nação, Senhor Ministro? É a massa dos infelizes? Plantamos e ceifamos o trigo, mas nunca provamos pão branco. Cultivamos a videira, mas não bebemos o vinho. Criamos animais, mas não comemos a carne. Apesar disso, vós nos aconselhais a não abandonarmos a nossa Pátria? Mas é uma Pátria a terra onde não se consegue viver do próprio trabalho?
— Fala anônima de um italiano para o Ministro de Estado da Itália.[5] Séc. XIX
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil


- Após a leitura, o professor propõe a discussão:

-De quem é a fal a do texto?
-A quem ele se dirige?
-Do que ele reclama? Por que
-Como era a vida do agricultor naquele momento?
- Por que o agricultor estava tão indignado?
-Na sua opinião quem está com a razão?

4º passo
a) O professor apresenta para os alunos a canção dos moradores da região de Toscana e solicita a leitura do texto.
Canção dos imigrantes toscanos
"Itália bela, mostra-te gentil
e os filhos teus não a abandonarão
senão eles vão todos para o Brasil
e não se lembram mais de voltar
ainda aqui haveria trabalho
sem ter que emigrar para a América
o século presente está nos deixando
e o novecentos se aproxima
eles têm a fome pintada na cara
e para saciá-los não existe a medicina
a cada momento escutamos dizer:
e vou para lá onde tem a colheita do café".

Canção dos imigrantes
(Final do século XIX)[12][13]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil


b) Após a leitura do texto, propõe:
- A localização no mapa, da região retratada no texto.
-Qual o apelo o imigrante faz a sua terra natal?
-Qual a expectativa do imigrante para o século que se aproxima?
c) O professor retoma a fala anônima do imigrante e a canção dos imigrantes toscanos propondo que os alunos opinem sobre a situação na Itália no século XIX.
d) A partir das discussões anteriores, os alunos deverão, em grupos, elaborar um pequeno texto sobre a vida do povo italiano no século XIX e o que desencadeou a emigração para o Brasil ( os textos produzidos deverão ser socializados e comentados pelo professor).

5º passo
a) O professor mostra para os alunos o panfleto usado para chamar a atenção dos italianos ( poderá ser xerocado ou mesmo uma lâmina no retro-projetor) e solicita a leitura do mesmo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Panfleto_imigrante.jpg


b) Após a leitura, o professor discute com a turma o gênero panfleto, destacando a forma composicional, a linguagem utilizada, a sua função...
c) Para trabalhar a compreensão do texto, o professor propõe a discussão das questões:
-O que você vê neste panfleto?
-Que informações você pode tirar deste texto?
-Qual o idioma usado no panfleto?
- Agora leia a tradução da mensagem do panfleto que os Agentes de Propaganda utilizavam para promover a emigração.
"Na América - Terras no Brasil para os italianos. Navios em partida todas as semanas do Porto de Gênova.Venham construir os seus sonhos com a família. Um país de oportunidade. Clima tropical e abundância. Riquezas minerais. No Brasil vocês podem ter o seu castelo. O governo dá terra e utensílios a todos”.
Fonte: Arquivo Histórico Municipal.
-Na sua opinião, este é uma propaganda confiável ou enganosa? Por quê?
-Formule uma hipótese que justifique tanto interesse em trazer os italianos para o Brasil?
6º passo
a) A partir de tudo o que foi trabalhado anteriormente, o professor pede aos alunos que levantem hipóteses sobre as conseqüências de tanta pressão e incentivo à imigração ( à medida que os alunos vão falando, suas hipóteses, o professor faz o registro no quadro).
b) Em seguida o professor lê para seus alunos o trecho abaixo:
A imigração italiana para o Brasil atingiu seu ápice no final do século XIX. Porém, por volta de 1900, aparecem na imprensa italiana notícias de péssimas condições de vida de emigrantes italianos que não podiam abandonar as fazendas de café onde trabalhavam, pois tinham dívidas principalmente relativas ao pagamento dos custos de suas viagens. Isto faz com que, em 1902, o governo da It ália emita o decreto Prinetti proibindo a imigração subsidiada de cidadãos italianos para o Brasil. O fluxo de imigrantes diminui bruscamente já que, a partir de então, cada cidadão italiano que quisesse emigrar para o Brasil deveria ter dinheiro para pagar a própria passagem.
http://wapedia.mobi/pt/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil#2.


c) A partir da leitura, o professor propõe:
-O texto confirma as hipóteses levantadas por vocês ? Quais?
- O professor relê as hipóteses dosa alunos identificando as mais próximas da realidade.
-O texto confirma que os emigrantes tiveram as oportunidades que esperavam no Brasil?
-O que é imigração subsidiada?
-O que determinava o Decreto Prinetti?

7º passo:
a) O professor distribui para os alunos o texto, fazendo uma leitura do mesmo e propondo que alguns alunos também o leiam oralmente.
b) Em seguida, solicita que o aluno identifique a idéia principal do texto ( o professor pode ir fazendo intervenções que auxiliem a turma a percebê-la).

c) Coletivamente o professor retoma as contribuições dos povos italianos no Brasil.

d) Para finalizar o trabalho e com o objetivo de perceber o que os alunos aprenderam, o professor solicita que seja feito um resumo do assunto que acabaram de estudar ( esses deverão ser socializados e comentados pelo professor).

A influência italiana no Brasil

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha.
A imigração italiana para o Brasil foi um dos maiores fenômenos imigratórios já ocorridos. A medida que o número de imigrantes e seus descendentes ia crescendo, o Brasil modificava os seus costumes, assim como os imigrantes modificam os seus. É de notar que a influência italiana no Brasil não ocorreu de forma uniforme: enquanto no Sul/Sudeste do País a comunidade italiana era forte e, em certas localidades, chegou a representar a maioria da população, noutras regiões do País a presença italiana foi quase nula.
Das inúmeras contribuições dos italianos para o Brasil e à sua cultura, destacam-se:
• Introdução de elementos tipicamente italianos no catolicismo de algumas regiões do Brasil (festas, santos de devoção, práticas religiosas).
• Diversos pratos que foram incorporados à alimentação brasileira, como o hábito de comer panetone no Natal e comer pizza e espaguete freqüentemente (principalmente no Sudeste), além da popular polenta frita.
• O sotaque dos brasileiros (principalmente na cidade de São Paulo, o sotaque paulistano), na Serra gaúcha, no sul catarinense e no interior do Espírito Santo.
• A introdução de novas técnicas agrícolas (Minas Gerais, São Paulo e no Sul).
A imigração italiana no Brasil também serviu de inspiração para várias obras artísticas, televisivas e cinematográficas, como as telenovelas Terra Nostra e Esperança, e o filme O Quatrilho, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2d/Passaporto1.jpg&imgrefurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%25C3%25A7%25C3%25A3o_italiana_no_Brasil&usg=__Da0HX5L0Hwdt3cUb2Nw3ldbV9DM=&h=600&w=458&sz=72&hl=pt-BR&start=7&tbnid=G6NsfoC9gVh3OM:&tbnh=13 5&tbnw=103&prev=/images%3Fq%3Dregioes%2Bda%2Bemigra%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bitalina%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

Recursos Educacionais


Vídeo sobre a Guerra de Unificação da Itália e Alemanha
http://www.youtube.com/watch?v=Pm6PSh0mwl0

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O resumo proposto no final dessa aula será mais um instrumento com o qual a aprendizagem dos alunos será avaliada.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • silvania meneses de sousa, Escola Municipal Marcia Silva Resende Serpa , Minas Gerais - dijo:
    meneses.silvania@yahoo.com

    04/04/2011

    Quatro estrelas

    gostei de ver como a aula foi criativa por ter usado varios generos textuais para que houvesse uma melhor compreensão dos alunos. aceito mais sugestões sempre que tiver sobre qualquer aula.


Sem classificação.
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