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IMIGRANTES ALEMÃES

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

.Conhecer traços culturais dos imigrantes alemães presentes no Brasil, valorizando-os enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira.
.Identificar traços culturais da sociedade brasileira advindos da interação com imigrantes estrangeiros.
.Reconhecer o caráter e a diversidade cultural da sociedade brasileira.

Duração das atividades
Aproximadamente três aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico da História do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

Discussão sobre tema
Leitura de texto
Interpretação de texto
Interpretação de imagem
Trabalho com mapa
Trabalho de equipe
Debate .

Desenvolvimento

1º passo

a) Com o objetivo de familiarizar os alunos com o assunto da aula, o professor distribui o texto faz a leitura e solicita que alguns alunos o leiam oralmente.

                                                Colonização Alemã

Pintura retratando a chegada dos primeiros imigrantes
alemães ao Brasil, Rio Grande do Sul, 1824.


O Imperador do Brasil passou a se dedicar a ocupação das terras vazias do Sul do Brasil. Para cumprir essa tarefa, o governo brasileiro optou pela vinda de imigrantes. O Brasil acabara de se tornar independente de Portugal, portanto, os portugueses não podiam ser. A imperatriz do Brasil, Dona Leopoldina, era austríaca e, por essa razão, o Brasil optou por trazer imigrantes germânicos para o país. Os alemães tornaram-se os primeiros imigrantes a se estabelecer no Brasil, após os portugueses.
O primeiro grupo de colonos alemães aportou no Brasil em 1824. Foram recrutados pelo major Jorge Antonio Schaffer e encaminhados para o atual município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Os colonos tiveram que construir suas própias casas, receberam sementes para a plantação e gado para o sustento. De início, São Leopoldo não se desenvolveu. Porém, com a chegada de novos imigrantes, a colônia cresceu. A partir de São Leopoldo, os alemães desbravaram a região, seguindo o caminho dos rios. Em alguns anos, toda a região do Vale do Rio dos Sinos estava sendo ocupada pelos colonos germânicos. A colonização continuou a medida que os alemães, em sua maioria partindo de São Leopoldo, buscavam nova terras em lugares mais distantes.
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/imigracao-no-brasil/imagens/imigracao-no-brasil-11.jpg&imgrefurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/imigracao-no-brasil/imigracao-no-brasil.php&usg=__5oJe4ogyctOQZ8GfTRwBd4RynLk=&h=300&w=434&sz=17&hl=pt-BR&start=1&tbnid=yObeXk7le04iEM:&tbnh=87&tbnw=126&prev=/images%3Fq%3Dprimeiros%2Bimigrantes%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

2º passo

Após a leitura, o professor propõe o trabalho com texto:

a) Solicita que os alunos observem a gravura que ilustra o texto e discute:

-Qual o meio de transporte utilizado pelos imigrantes?
-Qual a idéia que vocês têm dos meios de transportes usados nesta época?
-Depois de observar as pessoas que estão em terra firme você pode sugerir quem são elas?
-Qual a época retratada na pintura?
-Observando esta gravura você pode identificar a que classe social elas pertencem?

b) Com o objetivo de auxiliar os alunos a compreensão do texto o professor propõe a seguinte estratégia:

• Destacar este trecho do texto e pedir que um aluno faça a leitura e coletivamente discuta as qustões a seguir:
O Imperador do B rasil passou a se dedicar a ocupação das terras vazias do Sul do Brasil. Para cumprir essa tarefa, o governo brasileiro optou pela vinda de imigrantes. O Brasil acabara de se tornar independente de Portugal, portanto, os portugueses não podiam ser. A imperatriz do Brasil, Dona Leopoldina, era austríaca e, por essa razão, o Brasil optou por trazer imigrantes germânicos para o país. Os alemães tornaram-se os primeiros imigrantes a se estabelecer no Brasil, após os portugueses.
-Qual era a forma de governo do Brasil neste momento descrito pelo texto?
-Qual a justificativa apresentada no texto pela não opção do português como imigrante no Brasil?
-Formule uma hipótese que justifique esta posição.
-O Brasil acabara de se tornar independente de Portugal, quem era o Imperador citado no texto?
-Qual foi a justificativa apresentada no texto para a escolha dos alemães como imigrantes favoritos?


• Destacar este trecho do texto e pedir que um aluno faça a leitura e coletivamente discuta as qustões a seguir:

O primeiro grupo de colonos alemães aportou no Brasil em 1824. Foram recrutados pelo major Jorge Antonio Schaffer e encaminhados para o atual município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Os colonos tiveram que construir suas próprias casas, receberam sementes para a plantação e gado para o sustento. De início, São Leopoldo não se desenvolveu. Porém, com a chegada de novos imigrantes, a colônia cresceu. A partir de São Leopoldo, os alemães desbravaram a região, seguindo o caminho dos rios. Em alguns anos, toda a região do Vale do Rio dos Sinos estava sendo ocupada pelos colonos germânicos. A colonização continuou a medida que os alemães, em sua maioria partindo de São Leopoldo, buscavam nova terras em lugares mais distantes.

-Qual o destino do primeiro grupo de imigrantes alemães que chegou ao Brasil?
- Qual a ajuda os imigrantes receberam para iniciar a nova vida no Brasil?
- Qual a conseqüência da imigração alemã para o município de São Leopoldo?
- Qual o destino dos imigrantes a partir de São Leopoldo?

3º passo

a) O professor apresenta o texto, faz a leitura e solicita que alguns alunos o leiam oralmente, fazendo os comentários que forem necessários.

Os alemães e seus descendentes ajudaram a ocupar as terras públicas dos três estados do Sul através da fundação de inúmeras colônias, concentradas na região Noroeste de Santa Catarina, no planalto setentrional do Rio Grande do Sul até o rio Uruguai, no planalto paranaense e em alguns vales de rios, como o Sinos, Jacuí, Taquari e Caí, no Rio Grande do Sul, e Itajaí, em Santa Catarina.

Entre as colônias mais conhecidas estão aquelas que passaram por um processo de desenvolvimento econômico com a industrialização - caso de Blumenau, Joinville e Brusque, em Santa Catarina, e São Leopoldo, Novo Hamburgo e Ijuí, no Rio Grande do Sul - para citar alguns exemplos. Houve ainda estabelecimento de alemães em algumas colônias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo - todas pouco expressivas.

http://www.projetoimigrantes.com.br/popup/hist_alemanha.php

b) Após a leitura e comentários do texto, o professor apresenta o mapa abaixo e solicita que os alunos respondam:

-Com base nas informações do texto, localize os Estados do Brasil que receberam imigrantes alemães.
-Marque um X nos Estados identificados.
-Observando a legenda do mapa, identifique as regiões do Brasil que receberam os alemães.


MAPA POLÍTICO DO BRASIL

http://www.portalbrasil.net/brasil.htm

4º passo:

a) Para enriquecer os conhecimentos dos alunos, o professor explica que este processo de imigração deixou fortes marcas na formação do povo, da cultura, da economia e também em outros setores.

b) Solicita uma discussão sobre:

-Alguém tem conhecimento de alguma manifestação cultural de origem alemã?
- Já participou de alguma ou mesmo assistiu pela televisão?
-Quem sabe ou assistiu a Oktoberfest?

c) O professor apresenta a gravura e discute o que estão vendo nela ( é importante sinalizar qe essa gravura mostra o traje típico alemão e ros recursos educacionais o professor encontra algumas informações sobre esta festa e suas variações e sendo do interesse dos alunos ele pode repassar as informações)

Comemoração da oktoberfest na cidade gaúcha de Igrejinha.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Desfile_Oktoberfest.jpg


5º passo:
a) O professor apresenta um a um dos textos abaixo, fazendo a leitura e solicitando que alguns alunos também façam a leitura dos mesmos.
Campanha de nacionalização
Foi o conjunto de medidas tomadas durante o Estado Novo de Getúlio Vargas para diminuir a influência das comunidades de imigrantes estrangeiros no Brasil e forçar sua integração junto à população brasileira.Numa primeira fase, em 1938, abordou a nacionalização do ensino com: obrigação do ensino do português, obrigatoriedade das escolas terem nomes brasileiros, só brasileiros natos podiam ocupar cargos de direção, os professores deviam ser brasileiros natos ou naturalizados graduados em escolas brasileiras, as aulas deviam ser ministradas em português, proibido o ensino de línguas estrangeiras para menores de 14 anos, subvenções provenientes de governos e instituições estrangeiras foram proibidas, institução das matérias obrigatórias de educação moral e cívica, e educação física (que devia ser ministrada por instrutores militares).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campanha_de_nacionaliza%C3%A7%C3%A3o


Identidade teuto-brasileira.
Os descendentes de imigrantes alemães que se fixaram nas colônias rurais do Brasil durante o século XIX acabaram por criar uma identidade teuto-brasileira. Embora nascidos no Brasil, esses colonos mantinham laços culturais estreiros com a Alemanha natal: a língua alemã era falada pela maioria e os hábitos continuavam os mesmos, inclusive houve vários jornais de língua alemã nas colôniasOs descendentes de imigrantes alemães que se fixaram nas colônias rurais do Brasil durante o século XIX acabaram por criar uma identidade teuto-brasileira. Embora nascidos no Brasil, esses colonos mantinham laços culturais estreiros com a Alemanha natal: a língua alemã era falada pela maioria e os hábitos continuavam os mesmos, inclusive houve vários jornais de língua alemã nas colônias
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_alem%C3%A3_no_Brasil#A_influ.C3.AAncia_alem.C3.A3_no_Brasil

Depoimento de uma brasileira descendente de Imigrantes Alemães
Depoimento importante é da escritora gaúcha Lya Luft, nascida na colônia de Santa Cruz do Sul:

«"Na minha família se falava "nós, os alemães, e eles, os brasileiros". Isso era uma loucura, porque nós estávamos há gerações no Brasil. E como eu era uma menininha muito contestadora, um dia, com 7 ou 8 anos, numa Semana da Pátria, me dei conta: "Por que falam 'die Brasilianer und wir'?". Eu quero ser brasileira (…) Eu nasci em 1938 e logo em seguida começou a guerra. Em casa falávamos alemão, mas em seguida tive que falar português porque o alemão foi proibido. Minhas avós falavam alemão. Nenhuma conheceu a Alemanha. Eu me lembro delas sempre lend o. Isso é uma coisa legal que eu tenho delas – todo um imaginário dos contos de fadas"[18]»
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_alem%C3%A3_no_Brasil#O_abrasileiramento_dos_imigrantes_.28n


b) Com o objetivo de auxiliar os alunos, o professor sintetiza as idéias abaixo:
• O 1º mostra um projeto de governo para forçar uma interação entre imigrantes estrangeiros junto à população brasileira.
• O 2º mostra que os alemães no Brasil,de fato viviam em um mundo à parte darealidade brasileira.
• O 3º mostra que os descendentes de alemães perdem praticamente sua identidade e se tornam essencialmente brasileiros.
c) Com a turma dividida em grupos, o professor distribui as tarefas:
- Discutir as idéias de cada texto e levantando opinando sobre cada uma das realidades mostradas neles.
d) Discutir e responder as questões a partir da visão dos componentes do grupo em relação à :
- postura do governo de intervir na individualidade dos imigrantes estrangeiros?
- preocupação dos imigrantes estrangeiros em manter sua identidade?
- reação dos descendentes de imigrantes estrangeiros relatada no texto de Lya Luft?
e) Socialização das questões discutidas e comentários por parte do professor.

Recursos Educacionais.

Informações sobre festa folclóricas.
Das festas folclóricas, as mais importantes são realizadas no mês de outubro em várias cidades: em Florianópolis, a Fenaostra; em Blumenau, a Oktoberfest, festa tradicional alemã, com distribuição de chope, músicas típicas e grupos folclóricos; em Joinville, a Fenachopp; em Rio do Sul, a Kegelfest, onde a atração, além da cerveja, é o bolão, jogo semelhante ao boliche e à bocha; em Treze Tílias, a Tirolerfest, que comemora o aniversário da imigração austríaca; em Jaraguá do Sul, a Schützenfest, mistura de competição de tiro com festival de comida e cerveja; em Brusque, a Fenarreco, a Festa Nacional do Marreco; em Pomerode, a Festa Pomerana; em Itapema, o Festival do Camarão; e, em Itajaí, a Marejada, festa com comida típica portuguesa.
Outras festas folclóricas importantes no estado são o terno de reis, em janeiro; o boi-de-mamão, em janeiro e fevereiro, uma espécie de pantomima em que predomina a figura de um boi de papelão ou madeira, seguida de pessoas fantasiadas, dançarinos e cantores; e a farra do boi, na semana santa. Dos pratos típicos catarinenses, os mais conhecidos são a bijajica (bolinho feito de polvilho, ovos e açúcar, frito em banha) e o Ente mit Rotkohl (marreco com repolho roxo), especialidade da região de Brusque. Entre maio e julho acontece em Lages a Festa Nacional do Pinhão, com pratos típicos à base de pinhão, sendo considerada a maior festa tradicionalista do Brasil.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O trabalho em grupo proposto no final dessa aula será mais um instrumento com o qual a aprendizagem dos alunos será avaliada e além disso, o professor pode avaliar o que o aluno já cresceu em termos de colaboração, ética e responsabilidade para não comprometer o trabalho do grupo. É uma boa oportunidade para avaliar o aluno como cidadão.

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