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EDUCANDO SENTIMENTOS NA ESCOLA

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Expressar situações em que experimentam diferentes sentimentos, a saber: irritação, solidão, saudade, angústia, preocupação, vergonha, raiva, alegria, decepção, culpa, perdão, amor.
b) Valorizar os relacionamentos de amizade e de cuidado com o outro.
c) Nomear os próprios sentimentos.
e) Perceber sentimentos envolvidos na relação entre colegas e professores.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIO AO/A PROFESSOR/A:

Professor/a, acreditamos que para que a escola consiga efetivamente trabalhar virtudes, faz-se necessário que se trabalhe os sentimentos dos/as alunos/as, pois quando se abre espaço para que os mesmos/as manifestem o que sentem e, consequentemente, se conheçam melhor, podemos encontrar mais rapidamente as soluções para os conflitos que se dão nesse ambiente. Nesse sentido, concordamos com Tognetta (2003, p.119) quando diz “Quem reconhece os próprios sentimentos, o que lhe causa tristezas, o que lhe causa alegrias, têm condições de construir a idéia do que as outras pessoas possam sentir. Acostuma-se à idéia de que os sentimentos são importantes”. Dessa forma, essa aula tem o propósito de dar oportunidade aos/as alunos/as para que expressem seus sentimentos em relação a diferentes situações vividas no ambiente escolar. Professor/a, você poderá utilizar a aula intitulada “TESOURO DE SENTIMENTOS” para iniciar ou continuar essa aula.


Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)
1º Momento: Utilizar o livro: Mania de Explicação de autoria de Adriana Falcão.

Mania de explicação

Professor/a sugere-se que você digite o texto e o disponibilize aos/as alunos/as para que leiam em voz baixa.
 

MANIA DE EXPLICAÇÃO (Autora: Adriana Falcão)


ERA UMA MENINA QUE GOSTAVA DE INVENTAR UMA EXPLICAÇÃO PARA CADA COISA.
EXPLICAÇÃO É UMA FRASE QUE SE ACHA MAIS IMPORTANTE DO QUE A PALAVRA.
AS PESSOAS ATÉ SE IRRITAVAM, IRRITAÇÃO É UM ALARME DE CARRO QUE DISPARA BEM NO MEIO DE SEU PEITO, COM AQUELA MENINA EXPLICANDO O TEMPO TODO O QUE A POPULAÇÃO INTEIRA JÁ SABIA. QUANDO ELA SE DAVA CONTA, TODO MUNDO TINHA IDO EMBORA. ENTÃO ELA FICAVA LÁ, EXPLICANDO, SOZINHA.
SOLIDÃO É UMA ILHA COM SAUDADE DE BARCO.
SAUDADE É QUANDO O MOMENTO TENTA FUGIR DA LEMBRANÇA PRA ACONTECER DE NOVO E NÃO CONSEGUE.
LEMBRANÇA É QUANDO, MESMO SEM AUTORIZAÇÃO, SEU PENSAMENTO REAPRESENTA UM CAPÍTULO.
AUTORIZAÇÃO É QUANDO A COISA É TÃO IMPORTANTE QUE SÓ DIZER "EU DEIXO" É POUCO.
POUCO É MENOS DA METADE. MUITO É QUANDO OS DEDOS DA MÃO NÃO SÃO SUFICIENTES.
DESESPERO SÃO DEZ MILHÕES DE FOGAREIROS ACESOS DENTRO DE SUA CABEÇA.
ANGÚSTIA É UM NÓ MUITO APERTADO BEM NO MEIO DO SOSSEGO.
AGONIA É QUANDO O MAESTRO DE VOCÊ SE PERDE COMPLETAMENTE.
PREOCUPAÇÃO É UMA COLA QUE NÃO DEIXA O QUE NÃO ACONTECEU AINDA SAIR DE SEU PENSAMENTO.
INDECISÃO É QUANDO VOCÊ SABE MUITO BEM O QUE QUER, MAS ACHA QUE DEVIA QUERER OUTRA COISA.
CERTEZA É QUANDO A IDÉIA CANSA DE PROCURAR E PÁRA.
INTUIÇÃO É QUANDO SEU CORAÇÃO DÁ UM PULINHO NO FUTURO E VOLTA RÁPIDO.
PRESSENTIMENTO É QUANDO PASSA EM VOCÊ O TRAILER DE UM FILME QUE PODE SER QUE NEM EXISTA.
RENÚNCIA É UM NÃO QUE NÃO QUERIA SER ELE.
SUCESSO É QUANDO VOCÊ FAZ O QUE SEMPRE FEZ SÓ QUE TODO MUNDO PERCEBE.
VAIDADE É UM ESPELHO ONISCIENTE, ONIPOTENTE E ONIPRESENTE. VERGONHA É UM PANO PRETO QUE VOCÊ QUER PRA SE COBRIR NAQUELA HORA.
ORGULHO É UMA GUARITA ENTRE VOCÊ E O DA FRENTE.
ANSIEDADE É QUANDO FALTAM CINCO MINUTOS SEMPRE PARA O QUE QUER QUE SEJA.
INDIFERENÇA É QUANDO OS MINUTOS NÃO SE INTERESSAM POR NADA ESPECIALMENTE.
INTERESSE É UM PONTO DE EXCLAMAÇÃO OU DE INTERROGAÇÃO NO FINAL DO SENTIMENTO.
SENTIMENTO É A LÍNGUA QUE O CORAÇÃO USA QUANDO PRECISA MANDAR ALGUM RECADO.
RAIVA É QUANDO O CACHORRO QUE MORA EM VOCÊ MOSTRA OS DENTES.
TRISTEZA É UMA MÃO GIGANTE QUE APERTA SEU CORAÇÃO.
ALEGRIA É UM BLOCO DE CARN AVAL QUE NÃO LIGA SE NÃO É FEVEREIRO. FELICIDADE É UM AG ORA QUE NÃO TEM PRESSA NENHUMA.
AMIZADE É QUANDO VOCÊ NÃO FAZ QUESTÃO DE VOCÊ E SE EMPRESTA PROS OUTROS.
DECEPÇÃO É QUANDO VOCÊ RISCA EM ALGO OU EM ALGUÉM UM XIS PRETO O U VERMELHO.
DE SILUSÃO É QUANDO ANOIT ECE EM VOCÊ CONTRA A VONTADE DO DIA.
CULPA É QUANDO VOCÊ CISMA QUE PODIA TER FEITO DIFERENTE, MAS, GERALMENTE, NÃO PODIA.
PERDÃO É QUANDO O NATAL ACONTECE EM MAIO, POR EXEMPLO.
DESCULPA É UMA FRASE QUE PRETENDE SER UM BEIJO.
EXCITAÇÃO É QUANDO OS BEIJOS ESTÃO DESATINADOS PRA SAIR DE SUA BOCA DEPRESSA.
DESATINO É UM DESATAQUE DE PRUDÊNCIA.
PRUDÊNCIA É UM BURACO DE FECHADURA NA PORTA DO TEMPO.
LUCIDEZ É UM ACESSO DE LOUCURA AO CONTRÁRIO.
RAZÃO É QUANDO O CUIDADO APROVEITA QUE A EMOÇÃO ESTÁ DORMINDO E ASSUME O MANDATO.
EMOÇÃO É UM TANGO QUE AINDA NÃO FOI FEITO.
AINDA É QUANDO A VONTADE ESTÁ NO MEIO DO CAMINHO.
VONTADE É UM DESEJO QUE CISMA QUE VOCÊ É A CASA DELE.
DESEJO É UMA BOCA COM SEDE.
PAIXÃO É QUANDO APESAR DA PLACA "PERIGO" O DESEJO VAI E ENTRA.
AMOR É QUANDO A PAIXÃO NÃO TEM OUTRO COMPROMISSO MARCADO. NÃO. AMOR É UM EXAGERO... TAMBÉM NÃO. É UM DESADORO... UMA BATELADA? UM ENXAME, UM DILÚVIO, UM MUNDARÉU, UMA INSANIDADE, UM DESTEMPERO, UM DESPROPÓSITO, UM DESCONTROLE, UMA NECESSIDADE, UM DESAPEGO? TALVEZ PORQUE NÃO TIVESSE SENTIDO, TALVEZ PORQUE NÃO HOUVESSE EXPLICAÇÃO, ESSE NEGÓCIO DE AMOR ELA NÃO SABIA EXPLICAR, A MENINA.

2º Momento: Professor/a, após a leitura da história sugere-se que você explore o conteúdo da mesma, perguntando aos/as alunos/as:

1) O que a menina da história tinha mania de fazer?
2) Por que será que a menina fazia isso?
3) Você tem alguma mania?
4) Como você age quando não sabe o significado das coisas?
5) Você concorda com todas as explicações que a menina criou?

3º Momento: Propor aos/as alunos/as um jogo semelhante ao da “Batata-quente” em que os/as alunos/as deverão passar uma caixinha (com algumas palavras dentro) à medida que cantam uma música. Quando a música é interrompida, a criança que está com a caixinha deverá abri-la e retirar de dentro uma das palavras. As palavras deverão ser aquelas retiradas do texto, a saber: Irritação, Solidão, Saudade, Angústia, Preocupação, Sucesso, Vergonha, Raiva, Alegria, Decepção, Culpa, Perdão, Amor. Ao ler a palavra, o/a aluno/a deverá dizer: “Sinto irritação quando....” ou “Sinto solidão quando.....”, de acordo com a palavra que retirar.

Professor/a, você poderá escolher a música que desejar nessa atividade, desde que seja conhecida pelas crianças para que todos participem cantando com você. Se quiser poderá utilizar a seguinte letra com a melodia da música “Pirulito que bate-bate”:


Batata que passa passa,
Batata que já passou,
Quem fica com a batata,
Coitadinho já queimou!


4º Momento: Após o jogo, pedir aos alunos que respondam em folha separada o significado de algumas palavras explicadas pela menina da história. Caberá ao aluno inventar a sua explicação para cada palavra, a saber: Irritação, Solidão, Saudade, Angústia, Preocupação, Sucesso, Vergonha, Raiva, Alegria, Decepção, Culpa, Perdão, Amor.

5º Momento: Registrar na lousa com a participação dos/as alunos/as as explicações dadas a cada palavra pelos alunos, categorizando-as e quantificando-as, por meio de uma tabela como no modelo a seguir:

tabela explicações

Atividade 2: (2ª Aula de 50 minutos)

1º Momento: Retomar o que foi trabalhado na aula anterior e propor aos /as alunos/as que ouçam a história: "Eu tenho um pequeno problema, disse o Urso”

Eu tenho problema

Sinopse do livro: O autor aborda uma realidade muito presente nas relações humanas atuais: ninguém tem tempo para ouvir os problemas dos outros. Na história, todos tentam adivinhar de que o urso precisa, mas sempre lhe dão coisas inúteis. Até que surge uma pequena mosca... Um livro sobre amizade e a importância de ouvir.

2º Momento: Explorar o conteúdo do livro: Qual era a queixa do personagem principal da história? O que acontecia todas as vezes em que o urso tentava contar o seu problema? Por que será que todos propunham soluções para seus problemas sem nem sequer ouvir qual de fato era o mesmo? O que a mosca conseguiu fazer pelo urso?

3º Momento: Dividir o grupo em duplas e propor aos/as alunos/as que relatem seus sentimentos sobre problemas que tenham vivido na relação com colegas em sala ou outra situação referente à escola. Após cada um ser ouvido individualmente, ambos deverão pensar em atitudes ou encaminhamentos necessários para a resolução de tais problemas. Professor/a, é importante valorizar o quanto o simples fato de ter alguém para nos ouvir, quando estamos com algum problema, já é um primeiro passo para a resolução do mesmo.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras complementares aos professores/as:

TOGNETTA, L.R. P. A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola. Campinas: Mercado de letras, 2003.

Avaliação

Professor/a, procure observar se os/as alunos/as conseguiram expressar situações em que experimentam diferentes sentimentos. Identifique se as aulas ajudaram os/as alunos/as na valorização das amizades presentes no grupo de sala. Pergunte a eles se perceberam quais os sentimentos podem estar envolvidos nas relações com colegas e professora e como é importante que sejam conhecidos para serem cuidados. Solicite aos/as alunos/as que escolham três palavras que sintetizem os três principais sentimentos despertados durante as reflexões em tais aulas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

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Opiniones

  • Iára Regina B. Comasseto, E.M.E.F. Anita Garibaldi , Rio Grande do Sul - dijo:
    irbsseto@gmail.com

    04/11/2012

    Cinco estrelas

    Parabenizo a professora Liliane por propor um tema tão debatido pela mídia, mas que poucos professores têm a coragem de trabalhá-lo em sala de aula, por envolver sentimentos, conflitos, insegurança por parte de alunos e professores... Acredito que a proposta da professora possa ser adaptada a qualquer faixa etária, visto que a história é ilustrada e a linguagem é de fácil entendimento. Parabéns, gostei muito do que aprendi com você, profª Liliane!


  • Francisca Lúcia, Escola Municipalizada São Benedito , Goiás - dijo:
    fr.luciacruz@ig.com.br

    24/01/2011

    Cinco estrelas

    Muito Bom!


  • celia maria siquara de carvalho, ESCOLA MUNICIPAL CLAUDIONORA NOBRE DE MELO , Bahia - dijo:
    celiaandrade@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    .As atividades poderão ser utilizadas em qualquer nível de ensino, dependendo do objetivo que se quer alcançar.


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